Questionário – Psicanálise e psicologia (PENNA)
1) Como situar a psicanálise em relação a ciência e a filosofia? A psicanálise usa o método experimental? E a Observação? A psicanálise pode ser considerada uma hermenêutica pura? Justifique sua resposta.
2) Explique como Freud apresenta a relação entre psicanálise e psicologia? Como os vários sistemas, teorias e métodos no campo da psicologia se posicionam sobre a operatividade da categoria do inconsciente?
3) Discuta a frase de Penna: há “a necessidade de que se repense a psicologia e se repense de modo que ela possa absorver ou assimilar a psicanálise” (p. 89)
4) Como a psicanálise se posiciona em relação à dicotomia entre os dois modos de fundamentação metodológicos / teóricos fundantes do campo da psicologia (biologia e sociologia)?
5) Como Penna aborda a questão da psicanálise aplicada? É legítimo aplicar a psicanálise fora do campo da clínica no contexto individual / particular?
Questionário – Pré-história da Psicanálise (tratamento psíquico ou anímico)
1) De acordo com o texto, Tratamento Psíquico (ou Anímico), explique em que consiste essa modalidade de tratamento. Desde quando existe? Dê exemplos.
2) Em que difere a proposta de tratamento anímico enunciada por Freud das que existiam antes dele? Qual problema da clínica médica ele visa responder? Qual a vantagem que o tratamento freudiano apresenta?
3) Qual o diferencial da proposta do tratamento freudiano em relação ao tratamento médico corrente de sua época? Como situar essas duas formas de tratamento a partir da explicação do processo de adoecimento e constituição do sintoma que lhes dão suporte (explicação psicogênica e fisicalista)?
4) Explique o que é hipnose e sugestão. Por que Freud se interessou por essas estratégias de intervenção?
5) O que é afeto? Como ele se manifesta? Como os estados afetivos interferem no tratamento?
6) Podemos qualificar Freud como um entusiasta da hipnose? Justifique sua resposta?