De Acordo com o MEMO Eletrônico 73/2012 - CP, da Direção do Campus. Todos os chefes de cursos deverão estar presentes, para reunião da comissão, as 14hr, que definirá a distribuição de 9 vagas para professor efetivo destinadas ao Campus como um todos. Portanto, nossa aula que aconteceria hoje no mesmo horário fica remarcada para data posterior a ser combinada com a turma.
Prof. Diógenes
PS:. Como não tenho a possibilidade de anexar o MEMO, segue o texto, na íntegra.
Senhores(as) Professores(as)
Em continuidade aos trabalhos da Comissão para a distribuição de vagas para concurso público de docentes, convoco-os para reunião que será realizada amanhã, 18dez2012, às 14:00hs, na Sala de Reuniões do Campus.
Em relação ao trabalho executado participo-lhes que ainda falta receber as planilhas dos cursos de Biomedicina e Turismo pois indiferentemente de quererem ou não estes cursos acréscimo de professores aos já existentes, a situação global do Campus precisa ser definida. Já contatei os Chefes de curso e aguardo as planilhas.
Ao final da reunião anterior ficaram estabelecidos critérios para a alocação de vagas, na ordem em que são apresentados, quais sejam:
- carga horária e carga horária não atendida;
- atendimento de problemas mais antigos;
- reduzir o número de substitutos não provenientes de afastamentos previstos em lei; e
- atendimento de mais de um curso.
Tendo sido a carga horária definida como o primeiro critério a ser empregado, para harmonizar e identificar distorções na distribuição da carga horária de todos os docentes do Campus, tentei visualizá-la e observei que apesar de as planilhas enviadas pelos representantes, depois de consolidadas demonstrarem docentes com carga horária reduzida, ela não possibilita o aclaramento de casos tais como a alocação de carga horária de duas turmas de uma mesma disciplina a um mesmo professor adicionado do fato de terem estas turmas, uma delas apenas um aluno e outra com apenas oito, nem tampouco esclarece a necessária justificativa. Em busca de equanimidade, casos como o deste exemplo merecem apreciação, sendo necessário requerer que todos os representantes antes de virem para a reunião acima convocada consultem o SIGAA e obtenham o “Relatório de Turmas por Departamento” enviando-o ainda hoje a mim para tratamento e apresentação ao pleno da Comissão. Participo que tentei obter tal informação para o Campus como um todo, porém nem a Secretária Acadêmica, nem o Diretor, possuem credencial de acesso no sistema para tanto. Observem que ao identificar casos como este e similares, professores com baixa carga horária poderão ser alocados a ministrarem disciplinas em outros departamentos, se não liberando um profissional com competência específica para assumir outra disciplina, poderão passar a contribuir com esforço similar ao de seus demais colegas no Campus. Por oportuno, para evitar desnecessárias discussões e afastamento de foco, esclareço que esta Comissão não tem competência para tal alocação, cabendo-lhe apenas enviar proposta às instâncias superiores competentes.
Com relação ao material recebido dos demais cursos, já foi possível determinar as disciplinas que se encontram sem professor e que formam a carga horária não atendida, a ser apresentada e submetida aos critérios já definidos.
Para apreciação da alocação das vagas sob a luz do segundo critério, solicito que seja trazido para a reunião, por cada representante que considerar necessário, o número de semestres que suas disciplinas já se encontram sem atendimento.
Para a apreciação da situação dos cursos em relação ao número de professores substitutos será necessário que os cursos tragam o nome e o quantitativo de professores substitutos que atuem em seus cursos e que não estejam enquadrados nos casos de substituição legalmente prevista e portanto precária.
Os demais critérios não dependem de material adicional para apreciação.
Atenciosamente,