Os artigos devem ser escritos em letra Calibri, tamanho 10, espaçamento antes e depois dos parágrafos de 6 pt, com espaço entre linhas de 1,5 (um e meio); margem esquerda de 2,5cm, direita de 1,5cm, superior de 2cm e inferior de 2cm; contendo entre 16 e 20 páginas.
Títulos em Português e Inglês (centralizados)
O resumo/abstract não deve ultrapassar 12 linhas e as palavras-chave/keywords, devem ser no máximo 5.
- O texto deve seguir o seguinte padrão: Título, resumo, palavras-chave, abstract, key-words, introdução, referencial teórico, metodologia, análise e discussão dos resultados, conclusões e referências;
A identificação dos autores deve ser feita logo abaixo dos títulos em inglês, o nome do autor, sua formação acadêmica, sua qualificação profissional e seus dados pessoais (e-mail, endereço postal e telefone de contato).
Das citações
No corpo do texto, os autores são citados sempre em letras minúsculas, conforme exemplos abaixo:
..."tanto na produção do conhecimento quanto no ensino superior de turismólogo, a multidisciplinaridade é essencial" (Mota, 2004, p. 21).
Como afirma Mota (2004, p. 21), "tanto na produção do conhecimento quanto no ensino superior de turismólogo, a multidisciplinaridade é essencial".
Das referências bibliográficas
As referências bibliográficas correspondem unicamente às obras citadas no decorrer do texto. Devem constar no final do artigo, em ordem alfabética, conforme as normas da APA - American Psychological Association.
Quando se trata de livro, deve constar sobrenome/nome do autor, título da obra, cidade de publicação, editora, ano.
Exemplo:
Ruschmann, D. (1997) Turismo e planejamento sustentável: A proteção ao meio ambiente. Campinas:Papirus.
Quando se trata de capítulo de livro, deve constar sobrenome/nome do autor do capítulo, título do capítulo, a palavra In, sobrenome/nome do autor da obra, título da obra, cidade de publicação, editora, ano, páginas inicial e final do capítulo. Exemplo:
Beni, M. C. (2001) A Serra Gaúcha e seu potencial para conversão em cluster turístico. In: Barretto, M.; Rejowski, M. Turismo: interfaces, desafios e incertezas. Caxias do Sul, Educs, pp. 103-115.
Quando se trata de revista, deverá constar autor, nome do artigo, nome da revista, número, volume, mês(es), ano e página. Exemplo:
Mota, K. (2004) La educación multidisciplinar en la educación del turistólogo. Estudios y Perspectivas en Turismo, v. 12, n. 1-2, ene.-abr., pp. 5-23.
Das ilustrações
As figuras (fotos, esquemas, desenhos, gráficos etc.) e as tabelas (ou quadros) incluídas no artigo devem ser imprescindíveis ao entendimento do texto.
Devem estar nítidas e bem desenhadas, sendo numeradas e citadas no mesmo.
Podem ser em preto/branco ou coloridas.
Dos idiomas
Os artigos serão em português, inglês ou em espanhol, sem tradução, sendo de responsabilidade dos autores a qualidade da redação.
Das Palavras-Chave
Como a área anda não possiu um thesaurus consolidado, sugere-se que as palavras-chave partam da grande área (Turismo ou Hospitalidade) e incluam no fechamento, os locais geográficos do aporte empírico (caso se aplique). Os termos devem ser separados por ponto. Exemplo:
Turismo. Hotelaria. Gestão Ambiental. Norma ISO. Rio de Janeiro, RJ.
Os arquivos deverão estar em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
Reforçando...
- A apresentação de citações e referências deve estar adequada às normas da American Psychological Association (APA);
- Exemplos de citações no texto:
Barretto (1991) ou (Barretto, 1991, p. 45)
Bateson e Hoffman (2001) ou (Bateson & Hoffman, 2001, pp. 125-126)
Oliveira, Gomes, Racaneli, Velásquez e Lopes (2012) ou (Oliveira, Gomes, Racaneli, Velásquez, & Lopes, 2012)
- Exemplos de referências:
Barretto, M. (1991) Planejamento e organização em turismo. (9a ed.) Campinas: Papirus.
Bateson, J. E. G., & Hoffman, K. D. (2001). Marketing de serviços. Porto Alegre: Bookman.
Oliveira, C., Gomes, E. F., Racaneli, F. C., Velásquez, G. G., & Lopes, M. R. (2012). A hotelaria hospitalar como uma nova perspectiva de atuação em organizações de saúde. Turismo: Estudos e Práticas, 1(2), 191-209.