Prezados alunos,
Nossa próxima aula usaremos uma metodologia ativa de aprendizagem chamada PBL (sigla em inglês para "aprendizagem baseada em problemas"). É muito importante que vocês estudem um pouquinho sobre os passos pois nós usaremos o PBL em dois temas esse semestre. (assistam o vídeo desse link que postei no tópico de aula sobre ética em pesquisa no sigaa)
No PBL dividimos a sala em grupos menores (no nosso caso 3 grupos de 13 pessoas, pela ordem da chamada). Cada grupo terá um tutor (eu e os monitores) e escolherão entre os componentes um coordenador (mediará as falas) e um relator (registrará as opiniões).
Um problema será entregue ao grupo que trabalhará seguindo os seguintes passos: (do passo 1 ao 5 na sessão de abertura , dia 26/10, passo 6 em casa e passo 7 e 8 na sessão de fechamento)
Dinâmica do grupo tutorial em oito (08) passos
- Ler atentamente o problema e esclarecer os termos desconhecidos;
- Identificar as questões (problemas) propostas pelo enunciado;
- Oferecer explicações para estas questões com base no conhecimento prévio que o grupo tem sobre o assunto;
- Resumir estas explicações: visualmente e de forma coletiva;
- Estabelecer objetivos de aprendizagem (o que tem que ser estudado para resolver o problema)
- Estudo individual respeitando os objetivos levantados;
- Rediscussão no grupo tutorial dos avanços de conhecimento obtidos pelo grupo. A importância de todos os alunos apresentarem os conhecimentos obtidos, fontes bibliográficas e reflexões acerca do assunto central.
- Avaliação formativa
atenciosamente,
Professora Lana Veras