CMP002 - ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAUDE I - Turma: 01 (2018.1)

• ATIVIDADE DE DSS - DIA 28/03/2018
  • 27/03/2018 22:44

ATENÇÃO ALUNOS/AS!!!!

ORIENTAÇÕES PARA AULA DO DIA 28/03/2018 – APS I

TEMA: DETERMINANTES SOCIAIS DA SAÚDE

Caros/as alunos/as: por motivo de força maior, nossa aula do dia 28/03/2018 (quarta-feira), não acontecerá presencialmente, e sim através da plataforma SIGAA/EAD.

ORIENTAÇÕES PARA ATIVIDADE:

1° PASSO: Façam a leitura e as observações dos textos disponíveis no SIGAA.

Texto 1 – A saúde e seus determinantes sociais, de Paulo Buss e Alberto Pellegrine Filho.

Texto 2 - Iniquidade e saúde: a determinação social do processo saúde-doença, de Rita Barata.

2° PASSO: Assistam o vídeo “RETRATOS DA POBREZA NO BRASIL”, e façam anotações para um debate futuro:

3° PASSO: Respondam as seguintes questões norteadoras:

- O que são os determinantes sociais da saúde?

- O que são as desigualdades sociais em saúde?

- Quais os determinantes sociais que mais se destacaram na visita realizada por vocês aos territórios onde irão desenvolver suas práticas de APS?

- Quais grupos populacionais estão na linha final da pobreza no Brasil, de acordo com a reportagem e textos?

- O que são iniquidades em saúde?

- Quais as definições de pobreza e ser pobre que aparecem na reportagem?

- Por que na população pobre os óbitos são mais constantes?

- Por que desempregados têm mais depressão?

- Por que a população negra no Brasil está mais vulnerável à violência e à morte?

- Por que na região Nordeste a mortalidade infantil sempre foi maior quando comparada com outras regiões do país?

- Por que alguns grupos populacionais são menos saudáveis que outros?

- Onde operam/atuam os DSS?

- Que tipo de sentimentos a reportagem e a 1° primeira visita ao território despertaram em vocês?

4° PASSO: Postem suas respostas no SIGAA até dia 01/04/2018 às 23:59min. Não deixem para última hora. rs. Após este horário não é possível enviar mais via SIGAA.

Boa produção e uma excelente Páscoa a todos/as!!!!!

JN

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb15.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1134 05/10/2024 20:15