MNPEF-UFPI020 - PLANEJAMENTO DA PESQUISA E DO PRODUTO EDUCACIONAL I - Turma: 01 (2018.1)

• SEQUÊNCIA DIDÁTICA
  • 07/04/2018 16:07

Caros alunos, boa tarde!

Tendo em vista que a duração da nossa aula é de 2h apenas e por perceber a necessidade de aprofundarmos as nossas discussões, a exemplo dos questionamentos que emergiram na aula de ontem acerca da SEQUÊNCIA DIDÁTICA (SD), os quais achei muito pertinentes, posto que vocês estão ainda no início da trilha da produção da pesquisa e do produto educacional (PE), vejo a necessidade de criarmos um FÓRUM aqui no SIGAA/Portal discente para fortalecermos nossas discussões e, consequente, a apropriação de todos acerca dos conteúdos propostos no Plano de Disciplina. Infelizmente não consegui criar esse Fórum por aqui. Me parece que é uma ferramenta/opção que ainda não está habilitada. Mas, por enquanto usemos esse espaço das NOTÍCIAS. Tentem criar o FÓRUM (GERAL).

Bom, vejam um exemplo de uma Sequência Didática (SD) nos anexos dos materiais neste portal/SIGAA. Observem  como o autor, egresso do MNPEF, elaborou e desenvolveu a SD. Está claro que se trata do próprio PE. Porém, esclareço a vocês que uma SD, também, poderá se apresentar apenas como ferramenta auxiliar do PE ou ainda como um instrumento de produção de dados para sua pesquisa, o que precisa está muito bem claro no Projeto e na Dissertação (na METODOLOGIA, obrigatoriamente). Mas, logo na Introdução cabe também comentar sobre isso.

Para mais um momento de introspecção (de fazer pergunta para se mesmo/a), como você está pensando sobre isso? O que será o seu PE? Será uma SD? Se não for, mas se você pretende fazer uso da SD, como ela será caracterizada? Apenas como uma ferramenta mediadora/auxiliar do PE? Ou  como um instrumento de produção/coleta de dados a serem analisados?

A SD apresenta a estrutura: Apresentação ao professor e/ou aluno e as atividades/experimentos a serem desenvolvidos com seus respectivos objetivos, duração e conceitos que serão trabalhados, além de outras variáveis que você julgar necessárias.

Enfim, o segredo de uma boa escrita, de uma boa apropriação do objeto a ser investigado se resume em uma frase: muitas leituras! Porém, precisam ser direcionadas. Assim, quem ainda não leu os textos 1 e 2, trate de fazer isso. Aproveitem e leiam também a SD (anexada).

Sucesso a todos/as!

Prof. Neuton Araújo

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb17.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1085 04/07/2024 21:28