SEMINÁRIO:
Condutividade Hall de Elétrons de Bloch em um Campo Magnético
MINISTRANTE: Rafael Leal da Silva
DATA: 22/05/2013 LOCAL: Auditório da Física / CCN HORÁRIO: 10:00 hs
Nas últimas décadas o problema do elétron sobre a influência de um potencial periódico bidimensional (elétrons de Bloch) submetido a um campo magnético perpendicular tem tido grande interesse físico por sua aplicação em dispositivos eletrônicos. Neste seminário mostraremos o espectro de energia e a quantização da condutividade Hall sem negligenciar o acoplamento das bandas de Landau. Notavelmente, mesmo para um acoplamento fraco na banda de Landau significativas mudanças na condutividade Hall, comparada com a aproximação da primeira banda da borboleta de Hofstader, são encontradas. Os principais desvios são os rearranjos das sub-bandas e inesperadas contribuições nas sub-bandas da condutividade Hall.
SEMINÁRIO:
Caracterização Micro-Raman de plasma nitretação Ti6Al4V-ELI
MINISTRANTE: Leonardo Ferreira Soares
DATA: 22/05/2013 LOCAL: Auditório da Física / CCN HORÁRIO: 11:00 hs
Revestimentos superficiais de nitreto de titânio têm sido amplamente utilizados como camadas resistentes e biocompatível em ligas de titânio. Nitretação a plasma é um método adequado para se obter estes revestimentos que têm de ser caracterizados com técnicas sensíveis de fase, por causa da dureza e resistência ao desgaste depende criticamente de cristalografia e estequiometria. Muitas dessas técnicas analíticas muito rigorosa na questão do vácuo e geometria da amostra, requisitos que muitas vezes não permitem a caracterização de filmes de superfície e componentes biomédicos (osso ou implantes dentários).
Espectroscopia Raman microssonda pode ser aplicado sem requisitos de vácuo, em amostras de tamanho e forma variáveis. Neste trabalho, esta técnica é usada para investigar a camada de estanho na liga de Ti6Al4V-ELI, plasma nitretação em diferentes temperaturas de substrato, a fim de observar as mudanças na estequiometria. Variações das intensidades relativas dos modos acústicos e visuais foram relacionados com a composição de TiN, comparando com os resultados de análise da reacção nuclear, utilizando a reação 15N (p, αγ)12C induzida com 429 keV. Uma relação linear entre a área do pico Raman e conteúdo de nitrogênio observou-se, que pode ser usado como a curva de calibração para as outras medições de Raman de amostras desconhecidas.