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Prezadas/os mestrandas/os, boa noite!
Segue o roteiro da nossa próxima aulas.
Abraços e proteção!
As formas elementares da vida religiosa
- Uma sociedade é o mais forte feixe de forças físicas e morais que a natureza nos põe diante dos olhos.
- Um é aquele no qual arrasta monotonamente a sua vida cotidiana; ao contrário, não pode penetrar no outro sem entrar imediatamente em contato com forças extraordinárias que o galvanizam até o frenesi. (Profano e sagrado)
- ... todos os partidos, políticos, econômicos, confessionais, cuidam de provocar reuniões periódicas onde os seus adeptos possam revivificar a sua fé comum, manifestando-a em comum.
- ...ver a religião apenas pelo seu lado idealista é simplificar arbitrariamente as coisas: ela é realista à sua maneira.
- Um deus não é unicamente uma autoridade de que dependemos; é também uma força sobre a qual se apoia a nossa força.
- A única maneira de escapar totalmente à vida profana é fugir totalmente da vida, de uma vez por todas (suicídio religioso)
- Templos e santuários: são parcelas de espaço reservadas às coisas e aos seres sagrados e que lhes servem de moradias;...
- O caráter sagrado de que se reveste uma coisa não está implicado nas suas propriedades intrínsecas: é-lhe acrescentado
- Toda religião, além de ser disciplina espiritual é também uma espécie de técnica que permite ao homem enfrentar o mundo com mais confiança.
- Retiremos do homem a linguagem, as artes, as crenças da moral e ele cai ao nível da animalidade.
- Contrariamente às aparências, verificamos que as realidades a que se aplica então a especulação religiosa são exatamente aquelas que mais tarde servirão como objetos para a reflexão dos pensadores: a natureza, o homem, a sociedade.
- ... se os próprios povos foram os artesãos desse sistema de ideias errôneas, ao mesmo tempo em que eram enganados por elas, como esse logro extraordinário pode perpetuar-se em todo o decurso da história?
- Desde o início da história, as crenças religiosas manifestam tendência a não se encerrar em sociedade política estreitamente delimitada; há nelas como que uma atitude natural de ultrapassar as fronteiras; a se difundir, a se internacionalizar.
- Igreja: comunidade moral
- O que constitui essencialmente o culto é o ciclo das festas que voltam regularmente em épocas determinadas.
- Como vã fantasmagoria teria podido modelar as consciências humanas tão fortemente e de maneira tão duradoura?
- A extrema facilidade com a qual as forças religiosas se irradiam e se difundem nada terá, pois, de surpreendente se forem concebidas como exteriores aos seres nos quais residem.
- A vida social, em todos os seus aspectos e em todos os momentos da sua historia, só é possível graças a vasto simbolismo.
- Os Bororo, do Brasil, representam a sua alma sob o aspecto de pássaro e, por essa razão, acreditam ser pássaro dessa mesma variedade.
- No decorrer da iniciação chega a acontecer de os adultos abrirem as veias e banharem o noviço com o seu sangue;...
- ... todos os elementos essenciais do pensamento e da vida religiosa devem se encontrar, pelo menos em germe, já nas religiões mais primitivas...
- As forças religiosas
- Mas sabemos que não existe religião que não tenha aspecto individual
- O homem é transportado fora de si mesmo, distraído de suas ocupações e de suas preocupações ordinárias.
- O que a ciência contesta na religião não é o direito de ser, mas o direito de dogmatizar sobre a natureza das coisas, é a espécie de competência especial que ela se atribui para conhecer o homem e o mundo.
- O trabalho é a forma eminente da atividade profana: não tem outro objetivo evidente senão prover às necessidades temporais da vida; coloca-nos em relação unicamente com coisas vulgares
- ... os ritos ascéticos implicam privações, abstinências, mutilações, mas que devem ser suportados com firmeza impassível e uma espécie de serenidade.
- Perceber a função religiosa que é atribuída à dor desde as sociedades inferiores.
- Não podemos nos desvencilhar dele (mundo profano) sem exercer violência à nossa natureza, sem ferir dolorosamente os nossos instintos.
- Mostrando na religião uma coisa essencialmente social, absolutamente não pretendemos dizer que ela se limita a traduzir, em outra linguagem, as formas materiais da sociedade e as suas necessidades vitais imediatas
- ... a religião tem fascínio que não é dos seus menores atrativos
- Sob o símbolo, é preciso saber atingir a realidade que representa e que lhe dá a sua representação verdadeira.
- Postulado essencial da sociologia é que uma instituição humana não poderia repousar sobre o erro e a mentira: sem isso ela não conseguiria durar
- Por toda parte ela responde à mesma necessidade e deriva do mesmo estado de espírito.
- Mitos se formaram para tornar mais facilmente compreensível aos espíritos essa estranha ambiguidade da natureza humana.
RELIGIÃO E O ESTADO DE DESREGRAMENTO OU ANOMIA
O FERVOR RELIGIOSO DO FANÁTICO
A RELIGIÃO É, DECIDIDAMENTE, O SISTEMA DE SÍMBOLOS PELOS QUAIS A SOCIEDADE TOMA CONSCIÊNCIA DE SI MESMA; É A MANEIRA DE PENSAR PRÓPRIA DO SER COLETIVO
SOCIEDADE RELIGIOSA E COESÃO
NÃO É COM DEMONSTRAÇÕES DIALÉTICAS QUE SE DESENRAÍZA A FÉ
RELIGIÃO: “ADMINISTRAÇÃO DO SAGRADO”
“IMENSA EMPRESA DE SIMBOLISMO”
“DINAMOGÊNICA” – RELIGIÃO = AÇÃO = VIDA
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