Local: Auditório da Química
Horário: 09h
SEMINÁRIO 01: Caracterização de Efeitos Plasmônicos em Filmes Finos e Metamateriais Utilizando Elipsometria Espectroscópica.
MINISTRANTE: Joaquim Brasil de Lima Filho
DATA: 07/08/2013 LOCAL: Auditório da Química / CCN HORÁRIO: 09:00 h
Neste artigo, os estudos de resonâncias plasmônicas por meio de Elipsometria Espectroscópica em interfaces metal-dielétrico de filmes finos são revisados. Mostramos como elipsometria fornece informações de valores de fase e amplitude, de forma não invasiva, a partir dos quais pode-se determinar a função dielétrica efetiva e como esta se relaciona com a nanoestrutura do material e define exatamente as características dos plasmons do sistema. Há três plasmons relacionados que são observáveis utilizando elipsometria espectroscópica: ressonância de plasmons de volume, poláritons de plasmon de superfície e ressonância de partículas de plasmon. Demonstramos que os métodos estabelecidos de aplicação de polaritons de plasmon de superfície para sensoriamento químico e biológico pode ser melhorado utilizando a informação de fase elipsométrica e fornece uma base teórica compreensiva para a técnica. Mostramos como as ressonâncias de plasmons de volume e de partículas de plasmon no espectro elipsométrico das partículas dos nanofilmes estão diretamente relacionadas ao tamanho, à cobertura superficial e à função dielétrica das nanopartículas. A separação das ressonâncias das partículas de plasmon é teoricamente descrita utilizando-se teorias de meios efetivos modificados enquadrados na teoria da elipsometria. Demostramos a riqueza de informações disponíveis a partir de medidas por Elispometria Espectroscópica de deposição de filmes metálicos in situ em tempo real, incluindo a evolução das ressonâncias dos plasmons e dos eventos de percolação. Finalmente, discutimos como as Matrizes Generalizadas de Muller em elipsometria têm grande potencial para caracterizar metamateriais plasmônicos e arranjos de buracos
SEMINÁRIO 02: Simulação do modelo de Ising em grades e redes direcionadas.
MINISTRANTE: Pedro da Silva Santos
DATA: 07/08/2013 LOCAL: Auditório da Química / CCN HORÁRIO: 10:00 h
Resumo: Em grades direcionadas, com metade do número de vizinhos como no caso usual de grades não direcionadas, o modelo de Ising não parece mostrar magnetização espontânea, pelo menos para dimensões inferiores. Em vez disso o tempo de decaimento para virar a magnetização parece obedecer a uma lei de arrhenius nas grades cúbicas quadradas e simples. Nas redes direcionadas de Barabási-Albert com dois e sete vizinhos selecionados para cada sitio adicionado os algoritmos de Metropolis e Glauber parece dar resultados semelhantes, enquanto que para o grupo de Wolf a magnetização decai exponencialmente.
SEMINÁRIO 03: Sem titulo
MINISTRANTE: Stanley Frota Soares de Oliveira
DATA: 07/08/2013 LOCAL: Auditório da Química / CCN HORÁRIO: 11:00 h
Resumo: NÃO ENVIADO