-

PPGZOO011 - FUNDAMENTOS DE BIOQUÍMICA E FISIOLOGIA APLICADOS À NUTRIÇÃO - Turma: 01 (2013.1)

Visualização de Notícia
  • atividade de bioquímica (pós Zootecnia)
  • 09/08/2013 07:55
  • Texto:

    QUESTÕES DE BIOQUÍMICA REFERENTES A POPULAÇÃO BACTERIANA RUMINAL, METABOLISMO DE LIPÍDEOS E METABOLISMO DE PROTEÍNAS E COMPOSTOS NITROGENADOS (responder até segunda-feira 12/08/2013 individualmente e posterior discussão 12/08/2013 às 08h30 para encerramento da disciplina)

     

    POPULAÇÃO BACTERIANA RUMINAL

    1)      Descreva resumidamente as espécies bacterianas ruminais de acordo com sua estratégia nutricional ou característica fermentativa.

    2)      Descreva resumidamente as rotas catabólicas (de degradação) e anabólicas (de síntese) que ocorrem no rumem e a participação dessas diferentes espécies bacterianas ruminais nessas respectivas rotas.

    METABOLISMO DE LIPÍDEOS (consultar o livro Bioquímica Ilustrada – autores: Pamela C. Campe; Richard A. Harvey; Denise C. Ferrier)

    3)      A digestão de lipídeos é catalisada por lipases: a) lipase lingual (secretada por glândulas na base da língua), b) lipase gástrica (secretada pela mucosa gástrica), c) lipase pancreática (encontrada nos sais biliares). Faça um resumo da digestão de lipídeos indicando o nome das enzimas que participam desse processo, e o controle enzimático e hormonal do mesmo. Compare com o metabolismo de lipídeos em ruminantes e não ruminantes (ver páginas 171 a 174).

    4)      A absorção de lipídeos ocorre nos enterócitos (células da mucosa intestinal) e ocorre então a biossíntese de lipídeos complexos. Que enzimas participam desse processo? A biossíntese de lipídeos complexos nos seres humanos é semelhante à biossíntese que ocorre nos ruminantes e não ruminantes? Justifique sua resposta (páginas 174 a 175).

    5)      Descreva a utilização dos lipídeos provenientes da dieta pelos seres humanos com a utilização dos mesmos pelos ruminantes e não ruminantes (página 176).

    6)      Faça um resumo sobre a síntese de novo dos ácidos graxos, citando as enzimas que atuam nesse processo. Compare a síntese de novo de lipídeos que ocorre em seres humanos com a que ocorre em ruminantes e não ruminantes (ver páginas 180 a 186).

    7)      Faça um resumo sobre a mobilização dos depósitos de gordura e a oxidação dos ácidos graxos, citando as enzimas que atuam nesse processo e a inter-relação com os intermediários da glicólise e do Ciclo de Krebs (pertencentes ao metabolismo de carboidratos). Compare esse processo que ocorre em seres humanos com o que ocorre em ruminantes e não ruminantes (ver páginas 187 a 192).

    8)      A mitocôndria do fígado de seres humanos tem a capacidade de converter acetil-CoA produzida na beta-oxidação de ácidos graxos em corpos cetônicos (acetoacetato, 3-hidroxibutirato ou beta- hidroxibutirato, e acetona) que são considerados combustíveis alternativos para as células. Faça um resumo do processo e compare-o com o que ocorre em ruminantes e não ruminantes (ver páginas 192 a 194).

    METABOLISMO DE PROTEÍNAS E DE COMPOSTOS NITROGENADOS (consultar o livro Bioquímica Ilustrada – autores: Pamela C. Campe; Richard A. Harvey; Denise C. Ferrier).

    9)      Faça um resumo do catabolismo (degradação) de proteínas descrevendo as etapas de: a) remoção do grupo amina, 2) destino dos esqueletos carbônicos, 3) transformação do grupo amina em amônia ou derivados, citando as enzimas que participam do processo e os pontos de controle enzimático e hormonal. Compare o catabolismo de proteínas e compostos nitrogenados que ocorrem em humanos com o que ocorre em ruminantes e não ruminantes (ver páginas 244 – degradação protéica até 254 – fontes de amônia).

    10)  Os aminoácidos podem ser classificados em glicogênicos ou cetogênicos. São considerados glicogênicos se durante o catabolismo produzem piruvato (intermediário da glicólise) ou intermediários do ciclo de Krebs (fumarato, succinil-CoA, alfa-cetoglutarato, oxaloacetato) que são substratos para a gliconeogênese (formação de glicose ou glicogênio no fígado ou no músculo). Ou podem ser considerados cetogênicos se durante o catabolismo produzem acetoacetato ou acetoacetil-CoA que darão origem aos corpos cetônicos. Descreva resumidamente quais aminoácidos são glicogênicos e quais são cetogênicos, indicando as enzimas participantes desse processo. Compare esse processo com o que ocorre em ruminantes e não ruminantes (ver páginas 259 a 264).

    11)  Descreva resumidamente a biossíntese de aminoácidos não essenciais indicando as enzimas que participam do processo. Compare esse processo com o que ocorre em ruminantes e não ruminantes (ver páginas 265 a 266).

     



Voltar

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb17.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1163 08/11/2024 00:27