Caros alunos,
Das 40h de sala de aula, usem 10h para a fase de observação. A seguir os itens que devem ser observados:
Observações efetuadas na escola com coleta de dados sobre os:
· Aspectos históricos e organizacionais – nome, o porquê do nome, localização, modalidade de ensino que oferece, ato de criação, turnos de funcionamento, como está organizada a escola em termos de equipe diretiva, equipe técnica, pessoal de apoio e quantitativo de alunos, professores e funcionários.
· Aspectos físicos – portão da escola (sempre aberto, fechado em alguns horários, sempre trancado, aberto apenas nos horários de entrada e saída das aulas, tem vigia na porta ou não?), vizinhança da escola (há comércio ou não, é isolado ou não, ficam muitas pessoas "rondando" a escola ou não...) número de salas de aulas, iluminação e limpeza das salas, descrição de outros ambientes da escola tais como biblioteca, sala de diretoria, sala de professor, refeitório, quadra de esportes, etc.
· Aspectos pedagógicos - informações sobre o Projeto Político Pedagógico e o Regimento Interno da escola. Converse com algum menbro da equipe pedagógica sobre o PPP e RI: são aplicados, eles conseguem aplicar em qual porcentagem efetivamente? É adequado ao corrente ano ou está defasado?
Observações efetuadas na sala de aula onde ocorreu o estágio com coleta de dados sobre:
· a quantidade de alunos da sala, a faixa etária desses alunos, informações sobre repetência e evasão;
· planejamento anual e bimestral do professor;
· recursos didáticos utilizados.
- algum incentivo à participação dos na OBMEP?
Na sexta-feira, dia 17, explicarei a vocês o trabalho a ser feito sobre essa fase da observação.
Att, Sissy Souza.