Questionário: Três Ensaios
1) Defina a relação de apóio entre as pulsões sexuais e as funções vitais.
2) Comente a expressão: a criança é um pequeno perverso polimorfo e responda: Quais as principais características da sexualidade infantil?
3) Apresente o modelo de desenvolvimento psicosexual proposto por Freud e responda: o que significa a afirmação de que a escolha de objeto sexual se desdobra em dois momentos? Articule esse modelo com o que no futuro será denominado complexo de édipo.
4) Explique os destinos das pulsões sexuais infantis: a satisfação perversa, o recalque, a sublimação, as formações reativas.
5) Explique e comente a frase: “A neurose é o negativo da perversão”. Depois explique, o que é a perversão para Freud no contexto dos três ensaios.
6) Apresente e comente a equação etiológica que Freud formula na conferência 23, das conferências introdutórias de 1916-17.
Questionário – Segunda Tópica
1)1) Apresente o modelo de aparelho psíquico presente na segunda tópica tópica freudiana.
- Explique como funciona cada uma das instâncias psíquicas e aponte suas principais características.
- Qual a transformação que a segunda tópica traz a respeito do conceito de inconsciente? Explique.
- Situe cada uma das instâncias em termos de sua localização no Inconsciente – Consciente.
2) Explique e discuta como se dá o conflito entre as instâncias psíquicas da segunda tópica.
- Dê exemplos desses conflitos a partir da clínica.
- Comente e explique a frase: quanto mais recalque (repressão), maior será a voracidade das exigências do supereu sobre o eu.
- O que Freud quer dizer quando defende que o Eu (ego) não é o senhor em sua própria casa?
3) Explique a frase encontrada no final da conferência 31, “Onde o isso esteve, o eu deve advir”. Em seguida explique o que significa um Eu forte para Freud.