ANA BEATRIZ MARTINS DOS SANTOS SERAINE

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS/CCHL

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ana beatriz martins dos santos seraine

SOC - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS/CCHL

PPGCOM019 - ECONOMIA POLITICA DO JORNALISMO - Turma: 01 (2024.2)

Tópicos Aulas
SEMANA CALOURO (14/09/2024 - 14/09/2024)

SEMANA CALOURO

Frequências da Turma

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Notas da Turma

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Relações entre Jornalismo, Economia e Sociedade. Economia política do jornalismo e estruturas sócio-econômicas - desenvolvimento, perspectivas e desafios. Possibilidades e tendências na produção, distribuição e consumo de jornalismo e da informação. As indústrias culturais e os conteúdos jornalísticos. O mercado jornalístico e os padrões tecno-estéticos. As Políticas de Comunicação e a economia política do Jornalismo e da Cultura; inovação tecnológica, as estratégias de mercado e os movimentos contra-hegemônicos, nos marcos do capitalismo reconfigurado. Hegemonia, poder e jornalismo alternativo. O novo espaço público e as mídias digitais.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: LEITURA PREPARATÓRIA DE AULAS
VIDEO
AULA DIALOGADA
AULA EXPOSITIVA
LEITURA MEDIADA

SEMINÁRIOS

OBJETIVOS:
Objetivo Geral

- Permitir que os alunos desenvolvam habilidades e conhecimentos em Economia Política do Jornalismo, sendo capazes de compreender, por meio do estudo das práticas do jornalismo, e da interlocução com as práticas comunicacionais, a relação contemporânea entre a acumulação capitalista e o jornalismo, bem como a identificação dos processos de produção, distribuição e consumo da informação.

Objetivos Específicos:
- Compreender o que é a Economia Política e dentro do campo da Economia conhecer e identificar a Economia Política do Jornalismo, bem como, entender sua importância para o desempenho profissional do jornalista;
- Interpretar os temas gerais e introdutórios da Economia Política da Comunicação;
- Identificar as questões fundamentais da disciplina, com o desenvolvimento da capacidade de aplicação dos assuntos na atuação prática do jornalismo;
- Analisar e compreender criticamente as forças que regem o mercado e suas influências em diversas situações do cotidiano;
- Interpretar e realizar modos de integração entre teoria e prática;
- Capacitar criticamente o aluno a ter uma compreensão, interpretação e interação da Economia Política do Jornalismo dentro do contexto histórico, social, geográfico e econômico.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Numa perspectiva sistêmica, as atividades propostas serão desenvolvidas junto com os alunos de modo que eles se sintam estimulados a participar e discutir sobre os temas propostos, por meio de recursos didáticos (aulas expositivas, vídeos, slides) que favoreçam o aprendizado sobre o tema geral da disciplina, assim como sejam capazes de relacionar com a realidade da profissão e do cotidiano.

PRODUCÃO DE ARTIGO
Horário de atendimento: HORÁRIO DE ATENDIMENTO A SER AGENDADO COM A PROFESSORA
Bibliografia: BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

BRITTOS, Valério C. (Org.). Comunicação na fase da multiplicidade da oferta. Porto Alegre: Nova Prova, 2006.
JAMBEIRO, Othon; BOLAÑO, César; BRITTOS, Valério (Orgs.). Comunicação, informação e cultura: dinâmicas globais e estruturas de poder. Salvador: Edufba, 2004.
RAMOS, Murilo C.; SANTOS, Suzy dos (Orgs.). Políticas de comunicação: buscas teóricas e práticas. São Paulo: Paulus, 2007.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

BOLAÑO, César R S. Indústria cultural, informação e capitalismo. São Paulo: Hucitec, 2000.

BOLAÑO, César R. S.; BRITTOS, Valério Cruz. A televisão brasileira na era digital: exclusão, esfera pública e movimentos estruturantes. São Paulo: Paulus, 2007.

BRITTOS, Valério C. (Org.). Comunicação na fase da multiplicidade da oferta. Porto Alegre: Nova Prova, 2006.

BRITTOS, Valério Cruz. A Economia Política da Comunicação no Brasil em perspectiva histórica. In: BOLAÑO, César (org.). Comunicação e a crítica da economia política: perspectivas teóricas e epistemológicas. São Cristóvão: UFS, 2008. p. 193-208.

BRITTOS, Valério Cruz; CABRAL, Adilson. Economia política da comunicação: interfaces brasileiras. Editora E-papers, 2008.

CARVALHO, José Murilo. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.

DOURADO, Jacqueline Lima (Ed.). Economia política do jornalismo: campo, objeto, convergências e regionalismo. EDUFPI, 2013.

JAMBEIRO, Othon; BOLAÑO, César; BRITTOS, Valério (Orgs.). Comunicação, informação e cultura: dinâmicas globais e estruturas de poder. Salvador: Edufba, 2004.

JAMESON, Fredric. A cultura do dinheiro: ensaios sobre a globalização. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

MOSCO, Vincent. Economia política da comunicação: uma perspectiva laboral. Comunicação e Sociedade 1, Cadernos do Noroeste, Braga, v. 12, n. 1-2, p. 97-120, 1999. p. 105-106.
SOUSA, Helena (Org.). Comunicação, economia e poder. Porto: Porto, 2006.

RAMOS, Murilo C.; SANTOS, Suzy dos (Orgs.). Políticas de comunicação: buscas teóricas e práticas. São Paulo: Paulus, 2007.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
14/09/2024
14/09/2024
SEMANA CALOURO
Avaliações
Data Descrição
26/09/2024 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
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Título

Data
BEM-VINDES 17/09/2024

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb15.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1134 05/10/2024 19:49