Metodologia: |
LEITURA PREPARATÓRIA DE AULAS VIDEO AULA DIALOGADA AULA EXPOSITIVA LEITURA MEDIADA
SEMINÁRIOS
OBJETIVOS: Objetivo Geral
- Permitir que os alunos desenvolvam habilidades e conhecimentos em Economia Política do Jornalismo, sendo capazes de compreender, por meio do estudo das práticas do jornalismo, e da interlocução com as práticas comunicacionais, a relação contemporânea entre a acumulação capitalista e o jornalismo, bem como a identificação dos processos de produção, distribuição e consumo da informação.
Objetivos Específicos: - Compreender o que é a Economia Política e dentro do campo da Economia conhecer e identificar a Economia Política do Jornalismo, bem como, entender sua importância para o desempenho profissional do jornalista; - Interpretar os temas gerais e introdutórios da Economia Política da Comunicação; - Identificar as questões fundamentais da disciplina, com o desenvolvimento da capacidade de aplicação dos assuntos na atuação prática do jornalismo; - Analisar e compreender criticamente as forças que regem o mercado e suas influências em diversas situações do cotidiano; - Interpretar e realizar modos de integração entre teoria e prática; - Capacitar criticamente o aluno a ter uma compreensão, interpretação e interação da Economia Política do Jornalismo dentro do contexto histórico, social, geográfico e econômico.
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Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Numa perspectiva sistêmica, as atividades propostas serão desenvolvidas junto com os alunos de modo que eles se sintam estimulados a participar e discutir sobre os temas propostos, por meio de recursos didáticos (aulas expositivas, vídeos, slides) que favoreçam o aprendizado sobre o tema geral da disciplina, assim como sejam capazes de relacionar com a realidade da profissão e do cotidiano.
PRODUCÃO DE ARTIGO |
Bibliografia:
| BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
BRITTOS, Valério C. (Org.). Comunicação na fase da multiplicidade da oferta. Porto Alegre: Nova Prova, 2006. JAMBEIRO, Othon; BOLAÑO, César; BRITTOS, Valério (Orgs.). Comunicação, informação e cultura: dinâmicas globais e estruturas de poder. Salvador: Edufba, 2004. RAMOS, Murilo C.; SANTOS, Suzy dos (Orgs.). Políticas de comunicação: buscas teóricas e práticas. São Paulo: Paulus, 2007.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
BOLAÑO, César R S. Indústria cultural, informação e capitalismo. São Paulo: Hucitec, 2000.
BOLAÑO, César R. S.; BRITTOS, Valério Cruz. A televisão brasileira na era digital: exclusão, esfera pública e movimentos estruturantes. São Paulo: Paulus, 2007.
BRITTOS, Valério C. (Org.). Comunicação na fase da multiplicidade da oferta. Porto Alegre: Nova Prova, 2006.
BRITTOS, Valério Cruz. A Economia Política da Comunicação no Brasil em perspectiva histórica. In: BOLAÑO, César (org.). Comunicação e a crítica da economia política: perspectivas teóricas e epistemológicas. São Cristóvão: UFS, 2008. p. 193-208.
BRITTOS, Valério Cruz; CABRAL, Adilson. Economia política da comunicação: interfaces brasileiras. Editora E-papers, 2008.
CARVALHO, José Murilo. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
DOURADO, Jacqueline Lima (Ed.). Economia política do jornalismo: campo, objeto, convergências e regionalismo. EDUFPI, 2013.
JAMBEIRO, Othon; BOLAÑO, César; BRITTOS, Valério (Orgs.). Comunicação, informação e cultura: dinâmicas globais e estruturas de poder. Salvador: Edufba, 2004.
JAMESON, Fredric. A cultura do dinheiro: ensaios sobre a globalização. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
MOSCO, Vincent. Economia política da comunicação: uma perspectiva laboral. Comunicação e Sociedade 1, Cadernos do Noroeste, Braga, v. 12, n. 1-2, p. 97-120, 1999. p. 105-106. SOUSA, Helena (Org.). Comunicação, economia e poder. Porto: Porto, 2006.
RAMOS, Murilo C.; SANTOS, Suzy dos (Orgs.). Políticas de comunicação: buscas teóricas e práticas. São Paulo: Paulus, 2007.
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