Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
Ambiente virtual de aprendizagem (turma virtual do SIGAA): apresentação do conteúdo da disciplina, contendo texto explicativo e atividades a serem desenvolvidas individualmente ou em grupo; Aulas interativas (chats e vídeo-aulas): apresentação e/ou discussão síncrona, através da turma virtual do SIGAA, abordando temas específicos trabalhados na disciplina; Textos eletrônicos: disponibilização para acesso, através do SIGAA, no recurso textos complementares, de conteúdos específicos para estudos, análises e reflexões; Fóruns: discussões assíncronas de temas propostos para aprofundamento e questionamentos surgidos no transcorrer da disciplina. Na turma virtual do SIGAA, o acesso aos fóruns é permanente, podendo ser realizado em qualquer horário e em qualquer dia da semana, entretanto a participação dos alunos deverá ser realizada no período de vigência do fórum; Apresentação de trabalhos escritos: envio de trabalhos escritos individuais e/ou em grupo (Tarefas) através de ferramenta própria da turma virtual do SIGAA.
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Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
O aluno com mais de 25% de faltas está automaticamente reprovado, independente da nota. Condições de aprovação, referente à nota final (NF) das avaliações: NF ≥7,0
.... Aprovado 4,0 ≤ NF ≤6,9
....Exame Final NF ≤3,9
..Reprovado
Avaliações: Serão adotados os instrumentos avaliativos abaixo: P1 Avaliação escrita individual - (10,0 pts); P2 Estudo dirigido 1 (2,5 pts) + Estudo dirigido 2 (2,5 pts) + Estudo dirigido 3 (2,5 pts) + Estudo dirigido 4 (2,5 pts). P3 Produto final / Apresentação Oral (8,0 pts) + Fórum relato de experiência (2,0 pts)
A nota final (NF) será obtida através da seguinte equação matemática: NF = (P1+ P2 + P3)/3
Enquanto documento, as avaliações serão entregues aos alunos, somente, para que estes venham a efetuar revisões e retirar dúvidas.
O aluno que necessite faltar a uma ou mais aula(s) devido à participação em congressos, seminários e semanas de ciências, deverá procurar o professor para verificar possível abono da falta, com base nas resoluções da UFPI (Resoluções 177/2012, 13/2021 e 14/2021 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPI). Lembrando sempre que o conteúdo dado em videoconferência, durante a sua ausência, será cobrado integralmente na prova.
OBSERVAÇÃO: 1. Os casos de faltas, e segunda chamada serão avaliados com base na Resoluções 177/2012, 13/2021 e 14/2021 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPI e no calendário acadêmico; 2. Para as atividades no campo de prática os discentes deverão trajar jaleco com identificação (nome, IES e curso de graduação), crachá com carteira estudantil fornecido pelo DCE/UFPI, calças ou saias adequadas e sapato ou tênis fechados. Não cumprindo tais exigências o discente será proibido de participar das atividades.
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Horário de atendimento:
| 8-12h; 14-18h |
Bibliografia:
| BIBLIOGRÁFIA BÁSICA
CAMPOS, G.W.S. Tratado de Saúde Coletiva. São Paulo: Hucitec, 2006.
PELICIONI, M.C.F.; MIALHE,F.L. (org). Educação e Promoção da Saúde: teoria e prática. São Paulo: Santos, 2012.
ROUQUAYROL, M.Z. Epidemiologia e Saúde. 6.ed. Rio de Janeiro: MEDSI, 2003.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
AYRES, José Ricardo de C.M. Sobre o risco para compreender a epidemiologia. 3 ed. São Paulo SP: HUCITEC, 2008, 328p.
BONITA, R.; BEAGLEHOLE, R.; KJELLSTRÖM, T. Epidemiologia básica. São Paulo: Santos, 2007. Disponível em: <http://whqlibdoc.who.int/publications/2010/9788572888394_por.pdf.>.
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Vigilância em Saúde. Disponível em: <http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/index.cfm?portal=pagina.visualizarArea&codArea=376>.
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Cadernos de Atenção Básica: Vigilância em Saúde. Disponível em: <http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/abcad21.pdf>.
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Manual de Gestão da Vigilância em Saúde. Disponível em: <http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/cartilha_de_gestao_web.pdf>.
LIMA, E. P. Epidemiologia e Estatística: Integrando Ensino, Pesquisa, Serviço e Comunidade. Revista Brasileira de Educação Médica. 324 34 (2) : 324328; 2010.
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