Metodologia: |
A metodologia fixará a sua base pedagógica nos princípios da educação democrática, crítico-reflexiva, em que a participação ativa do aluno deve ser privilegiada, por meio de discussões, aulas dialogadas, trabalhos em grupos, seminários e visitas a Instituições. O instrutor tem o papel de problematizar e dinamizar o diálogo com os alunos, promovendo a sistematização do conhecimento.
Para registro das atividades remotas desenvolvidas no respectivo período letivo 2022.1, utilizar-se-á a Turma Virtual do Sistema Integrado de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da UFPI, conforme Resoluções Nº 013/2021 e 014/2021 CEPEX/UFPI, de 16/02/21. Será utilizada a plataforma virtual RNP para mediação das atividades previstas no plano de curso da disciplina e/ou Google meet, a critério das docentes. A disciplina será desenvolvida da seguinte forma: As aulas serão ao vivo por meio das plataformas digitais RNP e/ou meet com exposição oral e uso de recursos digitais; Endereço: Realização de trabalhos em momento síncronos (seminários, discussões em grupo e estudos de caso); Realização de atividades assíncronas sob orientação das docentes, com base em livro/textos, textos diversos, manuais/diretrizes do Ministério da Saúde, filmes, entre outros. Será utilizado o ambiente virtual de aprendizagem como mídia principal, complementado com materiais disponíveis online, audiovisuais, web conferências, videoaulas, conteúdos organizados em plataformas virtuais de ensino e aprendizagem, redes sociais, correio eletrônico, blogs, dentre outros). Além de artigos, portarias/decretos do Ministério da Saúde, livros, manuais do Ministério da Saúde, minitextos com situações problema, filmes.
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Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Com base na Resolução Nº 177/12 do CEPEX da UFPI, que determina: frequência igual ou superior a 75% das aulas e aproveitamento obtido através de avaliações parciais, que serão expressos por nota, obedecendo a uma escala de 0 a 10. As atividades avaliativas valerão 10 (dez) pontos e serão realizadas em momentos síncronos (nas aulas ao vivo) e assíncronos, conforme cronograma da disciplina. Os trabalhos serão resolução de exercício. No primeiro dia de aula serão sorteados os grupos e temas dos seminários. Na véspera da apresentação, o líder do grupo deverá encaminhar para os e-mails: telmaevangelista@gmail.com e m.astres@ufpi.edu.br o plano de aula, com tema, objetivos, conteúdo, metodologia e referências e ainda a apresentação em Power pointer. Critérios avaliados: conteúdo, segurança no assunto e resposta aos questionamentos, organização e integração do grupo, qualidade do material apresentado, uso dos recursos, criatividade/capacidade de motivar os colegas, tempo de apresentação e entrega do plano de aula e a apresentação. Ao final do seminário o professor que avaliou a apresentação irá fazer perguntas aos demais componentes do grupo. O aluno do grupo que faltar à apresentação terá nota zero, caso não apresente justificativa de acordo com a Resolução Nº 177/12 do CEPEX da UFPI, para realizar uma avaliação de segunda chamada, a qual será oral.
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Bibliografia:
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