CHRYSTIANY PLÁCIDO DE BRITO VIEIRA

DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM/CCS

Ir ao Menu Principal

chrystiany plácido de brito vieira

ENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM/CCS

DAA0322 - SOCIOLOGIA DA EDUCACAO II - Turma: 02 (2022.1)

Tópicos Aulas
1. EDUCAÇÃO E GLOBALIZAÇÃO (22/06/2022 - 06/07/2022)
1.1. Alguns traços históricos 1.2. O desafio de uma educação para todos 1.3. Perspectivas sociológicas do liberalismo do bem-estar
   Educação e globalização: uma tentativa de colocar ordem no debate 
Texto para nossa próxima aula.
  Cronograma dos seminários atualizado 
Prez. Segue o cronograma dos seminários atualizado. Atenciosamente
2. SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO: perspectivas e teorias (08/07/2022 - 23/09/2022)
2.1. Foucault e a educação 2.2. Códigos, pedagogia e conhecimento: avanços na sociologia da educação Bernsteiniana 2.3. A emergência da sociologia ?crítica? da educação: onde pensar com Bourdieu 2.4. Lahire e os processos de socializações 2.5. Buther e a educação dos sujeitos 2.6. Bauman e a Educação liquida 2.7. Norbert Elias e a Educação 2.8. Freire e a educação
  Códigos, pedagogia e conhecimento: avanços na sociologia da educação Bernsteiniana 
Texto referente ao seminário I Integrantes: Tema: Benstein Ellen Layla Natércia Giovanna
  A emergência da sociologia “crítica” da educação: onde pensar com Bourdieu 
Texto referente ao seminário II Integrantes: Tema: Bourdieu Estefane Ana Gabriela
  Lahire e os processos de socializações 
Texto referente ao seminário III Integrantes: Tema: Lahire Samira Lizandra Mariana Dania
  Buther e a educação dos sujeitos 
Texto referente ao seminário IV Integrantes: Tema: Buther Renata Gracilene Lays Kelma
  Bauman e a Educação liquida 
Texto referente ao seminário V Integrantes: Tema: Bauman Érica Paula Lorena Wilker
  Norbert Elias e a Educação 
Texto referente ao seminário VI Integrantes: Tema: Norbert Elias Rodrigo Igor
  Freire e a educação 
Texto referente ao seminário I Integrantes: Tema: Freire Andressa Andresa Dallyla Bruna
3. EDUCAÇÃO E PRÁTICAS DE PESQUISAS (28/09/2022 - 14/10/2022)
3.1. Projetos em elaboração 3.2. Projetos executados 3.3. Relatórios
  Modelo de projeto de documentário 
Olá gente, Tudo bem? Achei esse modelo bem interessante, podem segui-lo. Abraços,
Frequências da Turma
# Matrícula JUN JUL AGO SET OUT Total
22 24 29 06 08 13 15 20 22 27 29 03 05 10 12 17 19 24 26 31 02 09 14 16 21 23 28 30 05 07
1 2021900**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
2 2021901**** 2 2 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
3 2021903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2021900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2021900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2021901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2021901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
8 2018903**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 12
9 2021900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2021902**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
11 2021900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
12 2021902**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 60
13 2021900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2021902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2021900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2020901**** 2 2 0 2 2 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 14
17 2021901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2021901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2020901**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
20 2021902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2021901**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 8
22 2021901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 2021902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
24 2021901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
25 2021901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2
26 2021901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 2021901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
28 2021902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2021902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2021901**** 9,0 9,5 10,0 9.5 2 AM
3 2021901**** 9,0 9,5 10,0 9.5 0 AM
4 2021901**** 9,0 10,0 10,0 9.7 2 AM
5 2021901**** 10,0 9,5 10,0 9.8 2 AM
6 2021902**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM
7 2021901**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM
8 2021901**** 10,0 9,5 10,0 9.8 8 AM
9 2021902**** 9,0 9,5 10,0 9.5 0 AM
10 2020901**** 9,0 9,5 10,0 9.5 2 AM
11 2021901**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM
12 2021901**** 9,0 9,5 10,0 9.5 0 AM
13 2020901**** 9,0 7,0 10,0 8.7 14 AM
14 2021900**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM
15 2021902**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM
16 2021900**** 9,0 9,5 10,0 9.5 0 AM
17 2021902**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
18 2021900**** 10,0 9,5 10,0 9.8 4 AM
19 2021902**** 10,0 9,5 10,0 9.8 2 AM
20 2021900**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM
21 2018903**** 9,0 7,0 10,0 8.7 12 AM
22 2021901**** 9,0 9,5 10,0 9.5 2 AM
23 2021901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
24 2021900**** 10,0 9,5 10,0 9.8 0 AM
25 2021900**** 10,0 9,5 10,0 9.8 0 AM
26 2021903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
27 2021901**** 10,0 9,0 10,0 9.7 10 AM
28 2021900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa:
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Utilizaremos diferentes estratégias para efetivação dos objetivos propostos:
• Aulas expositivas;
• Seminários;
• Trabalho em equipes de produção e execução de projetos de produção documentária ou de animação e debate em grande grupo;
• Participação crítica dos alunos.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Seminários (discussões dos textos sugeridos).
Trabalho Integrado – Projeto e execução - Apresentação em sala de aula, em atenção aos critérios estabelecidos.
Participação crítica dos alunos.
Horário de atendimento:
Bibliografia: CHARLOT, B. Educação e globalização: uma tentativa de colocar ordem no debate. In: ______. Da relação com o saber às práticas educativas. São Paulo: Cortez, 2013.
APPLE, M. W.; BALL, S. J.; GANDIN, L. A. (Orgs.). Sociologia da Educação: análise internacional. Porto Alegre: Penso, 2013.
SANTOS, Lucíola Licínio de C. P.. Bernstein e o campo educacional: relevância, influências e incompreensões. Cad. Pesqui., São Paulo , n. 120, p. 15-49, Nov. 2003 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742003000300003&lng=en&nrm=iso>. access on 01 Mar. 2020. https://doi.org/10.1590/S0100-15742003000300003.
VAN HAECHT, A. O esquema da reprodução: da escola ao sistema de classes sociais. In: ______. Sociologia da educação: a escola posta à prova. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.
LIMA JUNIOR, Paulo; MASSI, Luciana. Retratos sociológicos: uma metodologia de investigação para a pesquisa em educação. Ciênc. educ. (Bauru), Bauru , v. 21, n. 3, p. 559-574, Sept. 2015 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132015000300003&lng=en&nrm=iso>. access on 01 Mar. 2020. https://doi.org/10.1590/1516-731320150030003
MOREIRA, Jasmine; CESAR, Maria Rita de Assis. Ideologia de Gênero: uma metodologia de análise. Educ. Real., Porto Alegre , v. 44, n. 4, e86456, 2019 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362019000400610&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 01 mar. 2020. Epub 28-Nov-2019. https://doi.org/10.1590/2175-623686456.
MARTINS, Mariana Domitila Padovani; NOGUEIRA, Eliete Jussara. Relações Líquidas no Cotidiano do Ensino Superior: Uma análise das relações entre professores e alunos. Anais... IV COLBEDUCA e II CIEE, 24 e 25 de Janeiro de 2018, Braga e Paredes de Coura, Portugal.
HUNGER, Dagmar; ROSSI, Fernanda; SOUZA NETO, Samuel de. A teoria de Norbert Elias: uma análise do ser professor. Educ. Pesqui., São Paulo , v. 37, n. 4, p. 697-710, Dec. 2011 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022011000400002&lng=en&nrm=iso>. access on 01 Mar. 2020. https://doi.org/10.1590/S1517-97022011000400002.
SAUL, Alexandre; SAUL, Ana Maria. A metodologia da investigação temática: elementos político-epistemológicos de uma práxis de pesquisa crítico-emancipatória. Revista e-Curriculum, [S.l.], v. 15, n. 2, p. 429-454, jun. 2017. ISSN 1809-3876. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/33157/23137>. Acesso em: 01 mar. 2020. doi:https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i2p429-454.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
22/06/2022
06/07/2022
1. EDUCAÇÃO E GLOBALIZAÇÃO
08/07/2022
23/09/2022
2. SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO: perspectivas e teorias
28/09/2022
14/10/2022
3. EDUCAÇÃO E PRÁTICAS DE PESQUISAS
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Cancelamento da aula de quarta-feira (13/07) 12/07/2022
Atividade à distância "Escolarizando o mundo" 30/06/2022

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb15.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1163 08/11/2024 04:25