Metodologia: |
Os assuntos serão abordados por aulas teóricas expositivas ou seminários sob supervisão, seguidos de aulas práticas em laboratório, onde os alunos deverão utilizar o conhecimento fornecido nas aulas teóricas e leituras suplementares. A disciplina será desenvolvida através de aulas teóricas, com a utilização de recursos audiovisuais como quadro de acrílico e pincel, projetor multimídia, retroprojetores na universidade.
|
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A avaliação do rendimento acadêmico será feita através da apuração da freqüência às atividades didáticas e da avaliação do aproveitamento escolar. APURAÇÃO DA FREQUÊNCIA: será considerado REPROVADO o aluno que obtiver freqüência inferior a 75% da carga horária da disciplina. AVALIAÇÃO DO APROVEITAMENTO ESCOLAR: a avaliação será formativa e somativa, mediante o acompanhamento do desempenho do aluno nos estudos em grupo ou individual, interesse e desempenho nas aulas práticas e teóricas, assiduidade, pontualidade, comportamento tanto em sala de aula como nos consultórios de aulas práticas e através dos testes escritos, e da apresentação do caso clínico no final do curso. As avaliações serão em número de duas. Os períodos de realização dos mesmos serão indicados no programa de atividades da disciplina. Os valores do rendimento escolar serão expressos por nota, obedecendo a uma escala de zero a dez. Será considerado APROVADO o aluno que obtiver freqüência igual ou superior a 75% da carga horária da disciplina e média aritmética igual ou superior a 7,0 (sete) nas avaliações, estando, neste caso, dispensado do EXAME FINAL. O aluno que não atingir a média aritmética igual ou superior a 7,0 nas avaliações será submetido ao EXAME FINAL, que abrangerá, preferencialmente, todo o conteúdo programático da disciplina, e neste caso, o aluno somente será aprovado se obtiver média igual ou superior a 6,0 (seis), resultante da média aritmética das avaliações de cada unidade e da nota do exame final. O aluno que não obtiver, no mínimo, média aritmética 4,0 (quatro), não poderá se submeter ao exame final, estando já REPROVADO por nota. Vide resolução UFPI. |
Bibliografia:
| POTTER, A. P.; PERY, A. G. Grande tratado de enfermagem prática: clínica e prática hospitalar. São Paulo: Atlas, 1996; SCHULL, Patricia Dwer. Enfermagem básica Teoria e prática. São Paulo: Rideel, 1996. CIANCIARULLO. T. L Instrumentos básicos para o cuidar. São Paulo: Atheneu: 1996; MUSSI, Nair Myiamoto. Técnicas fundamentais de enfermagem. São Paulo: Atheneu, 1999.
|