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CMR0343 - PSICOLOGIA AMBIENTAL - Turma: 02 (2013.1)

Tópicos Aulas
Apresentação da Disciplina Contrato Pedagógica FILME O HOMEM QUE PLANTAVA ÁRVORES OBSOLESCENCIA PLANEJADA (27/05/2013 - 27/05/2013)
   A etnoecologia.pdf 
NUNES.J.A. O resgate da epistemologia. In SANTOS,B.S (orgs) Epistemologia do sul. São Paulo,Cortez, 2010. (29/05/2013 - 29/05/2013)
FREITAS, Jairo Dias de and PORTO, Marcelo Firpo. Por uma epistemologia emancipatória da promoção da saúde. Trab. educ. saúde (Online) [online]. 2011, vol.9, n.2, pp. 179-200. ISSN 1981-7746 (03/06/2013 - 03/06/2013)
MASOLO,D.A. Filosofia e conhecimento indígena: uma perpectiva africana. In SANTOS,B.S (orgs) Epistemologia do sul. São Paulo,Cortez, 2010. (05/06/2013 - 05/06/2013)
Avaliação escrita (10/06/2013 - 10/06/2013)
SEMINÁRIO I MOSER,G. Psicologia Ambiental: competências e contorno de uma disciplina. Psicologia USP, 2005, 16(1/2), 279-294 (12/06/2013 - 12/06/2013)
SEMINÁRIO II BOMFIM,Z.A.C. Cidade e afetividade como ética. In BOMFIM,Z.A.C Cidade e afetividade:estigma e construção dos mapas afetivos de Barcelona e de São Paulo. Fortaleza, Edições UFC, 2010. Literatura Complementar MOSER, G. Psicologia Ambiental. Estudos de Psicologia 1998, 3E(1v)e,n t1o21-11231. (17/06/2013 - 17/06/2013)
SEMINÁRIO III BOMFIM,Z.A.C. Cidade e simbolismo do espaço. In BOMFIM,Z.A.C Cidade e afetividade:estigma e construção dos mapas afetivos de Barcelona e de São Paulo. Fortaleza, Edições UFC, 2010 (19/06/2013 - 19/06/2013)
Visita técnica e Aula Ester Melo BOMFIM,Z.A.C. Caminhos de construção da metodologia de apreensão dos afetos In BOMFIM,Z.A.C Cidade e afetividade:estigma e construção dos mapas afetivos de Barcelona e de São Paulo. Fortaleza, Edições UFC, 2010. (24/06/2013 - 24/06/2013)
SEMINÁRIO IV SOCZKA,L. As raízes da Psicologia Ambiental. In SOCZKA,L. Contextos humanos e psicologia ambiental, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 2005 (26/06/2013 - 26/06/2013)
SEMINÁRIO V Freire, J.C.; Vieira, E.M. Uma escuta ética de psicologia ambiental. Psicologia & Sociedade; 18 (2): 32-37; mai./ago. 2006. (01/07/2013 - 01/07/2013)
SEMINÁRIO VI ELALI, G. A. Apego ao lugar In CAVALCANTE, S. (orgs). Temas básicos em Psicologia Ambiental. Petropolis, RJ, Vozes, 2011 (03/07/2013 - 03/07/2013)
SEMINÁRIO VII Lima, D, M. A. & Bomfim, Z. A. C.Vinculação afetiva pessoa-ambiente: dialogos na psicoloia comunitária e na psicologia ambiental. v. 40, n. 4, pp. 491-497, out./dez. 2009. (08/07/2013 - 08/07/2013)
SEMINÁRIO VIII PATTO,CM.L. Comportamento pró-ambiental In CAVALCANTE, S. (orgs). Temas básicos em Psicologia Ambiental. Petropolis, RJ, Vozes, 2011. (10/07/2013 - 10/07/2013)
SEMINÁRIO IX FURLANI, Daniela Dias and BOMFIM, Zulmira Áurea Cruz. Juventude e afetividade: tecendo projetos de vida pela construção dos mapas afetivos. Psicol. Soc. [online]. 2010, vol.22, n.1, pp. 50-59. ISSN 0102-7182 (15/07/2013 - 15/07/2013)
FILME (17/07/2013 - 17/07/2013)
RIGOTTO,M,R. A ideologia do desenvolvimento: ascenção, crises e horizontes. In RIGOTTO,M,R Desenvolvimento, ambiente e saúde. Rio de Janeiro, Editora FIOCRUZ, 2008. (22/07/2013 - 22/07/2013)
RIGOTTO,M,R. Tendência(s) da deslocalização do capitalismo avançado. In RIGOTTO,M,R Desenvolvimento, ambiente e saúde. Rio de Janeiro, Editora FIOCRUZ, 2008. (24/07/2013 - 24/07/2013)
RIGOTTO,M,R. Cultura, ideologia e os problemas ambientais In RIGOTTO,M,R Desenvolvimento, ambiente e saúde. Rio de Janeiro, Editora FIOCRUZ, 2008. (29/07/2013 - 29/07/2013)
ACSELRAD, H. Sustentabilidade, território e justiça ambiental no Brasil In BARCELLOS, S. Território, ambiente e saúde. Rio de Janeiro, Editora FIOCRUZ, 2008 (31/07/2013 - 31/07/2013)
Visita Técnica Assentamento do MST (05/08/2013 - 05/08/2013)
ACSELRAD, Henri. Ambientalização das lutas sociais - o caso do movimento por justiça ambiental. Estud. av. [online]. 2010, vol.24, n.68, pp. 103-119. ISSN 0103-4014. (07/08/2013 - 07/08/2013)
PORTO, Marcelo Firpo and MARTINEZ-ALIER, Joan. Ecologia política, economia ecológica e saúde coletiva: interfaces para a sustentabilidade do desenvolvimento e para a promoção da saúde. Cad. Saúde Pública [online]. 2007, vol.23, suppl.4, pp. S503-S512. ISSN 0102-311X. (12/08/2013 - 12/08/2013)
DIAS, Elizabeth Costa et al. Saúde ambiental e saúde do trabalhador na atenção primária à saúde, no SUS: oportunidades e desafios. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2009, vol.14, n.6, pp. 2061-2070. ISSN 1413-8123 (14/08/2013 - 14/08/2013)
TOLEDO,V. M. A etnoecologia: uma ciência tradicional que estuda as sabedorias tradicionais. Desenvolvimento e Meio Ambiente, n. 20, p. 31-45, jul./dez. 2009. Editora UFPR. (19/08/2013 - 19/08/2013)
FUNTOWICZ, Silvio e RAVETZ, Jerry. Ciência pós-normal e comunidades ampliadas de pares face aos desafios ambientais. Hist. cienc. saude-Manguinhos [online]. 1997, vol.4, n.2, pp. 219-230. ISSN 0104-5970. (21/08/2013 - 21/08/2013)
Trilha Urbana (26/08/2013 - 26/08/2013)
Avaliação da Disciplina (28/08/2013 - 28/08/2013)
Avaliação da disciplina (02/09/2013 - 02/09/2013)
Frequências da Turma
# Matrícula MAI JUN JUL AGO SET Total
20 22 27 29 03 05 10 12 17 19 24 26 01 03 08 10 15 17 05 07 12 14 19 21 26 28 02 04 09 11 16 18 23
1 20115**** 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 9
2 20083**** 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 8
3 20083**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 6
4 20083**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 8
5 20083**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
6 20083**** 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
7 20083**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 4
8 20083**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 20083**** 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
10 20083**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 20083**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
12 20083**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2
13 20083**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 20083**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 4
15 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
16 20083**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
17 20083**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
18 20083**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
19 20083**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
20 20083**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 20083**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
22 20083**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
23 20083**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 6
24 20083**** 0 0 0 0 1 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 5
25 20083**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
26 20083**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
27 20083**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 8
28 20083**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 20083**** 7,0 7,0 10,0 8.0 0 AM
2 20083**** 7,2 9,0 10,0 8.7 0 AM
3 20083**** 7,0 9,0 8,0 8.0 0 AM
4 20083**** 5,5 7,0 10,0 7.5 0 AM
5 20083**** 5,5 9,5 10,0 8.3 0 AM
6 20083**** 6,0 7,0 10,0 7.7 0 AM
7 20083**** 5,0 9,0 10,0 8.0 0 AM
8 20083**** 7,0 10,0 10,0 9.0 0 AM
9 20083**** 7,0 9,0 10,0 8.7 0 AM
10 20083**** 6,0 9,0 10,0 8.3 0 AM
11 20083**** 5,0 7,5 10,0 7.5 0 AM
12 20083**** 9,5 10,0 10,0 9.8 0 AM
13 20083**** 7,0 9,5 10,0 8.8 0 AM
14 20083**** 6,0 9,0 10,0 8.3 0 AM
15 20083**** 6,0 10,0 10,0 8.7 0 AM
16 20083**** 5,5 8,0 10,0 7.8 0 AM
17 20083**** 5,3 8,0 10,0 7.8 0 AM
18 20083**** 5,0 7,0 10,0 7.3 0 AM
19 20083**** 7,7 10,0 10,0 9.2 0 AM
20 20083**** 5,5 10,0 10,0 8.5 0 AM
21 20083**** 5,0 9,0 10,0 8.0 0 AM
22 20083**** 7,0 8,0 10,0 8.3 0 AM
23 20083**** 5,4 8,0 10,0 7.8 0 AM
24 20083**** 6,5 10,0 10,0 8.8 0 AM
25 20083**** 5,0 8,0 10,0 7.7 0 AM
26 20083**** 5,8 9,5 10,0 8.4 0 AM
27 20115**** 5,0 7,5 10,0 7.5 0 AM
28 20116**** 5,0 8,0 10,0 7.7 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: EMENTA: Conceitos da psicologia ambiental e de ecologia. Metodologia de pesquisa e intervenção utilizada na psicologia ambiental. Relação entre o comportamento humano e o ambiente. A evolução humana e a adaptação da espécie humana às diferentes regiões da terra. As diferentes fases do desenvolvimento humano e sua interação com o ambiente.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A metodologia buscará a construção de um espaço de aprendizagem através de diálogos e espaços de troca de conhecimento entre professores e estudantes. As aulas envolveram atividades de campo, filmes, exposição dialogada, roda de conversas, discussões sobre textos, visita institucionais, diários de campo e relatório das atividades. A leitura prévia dos textos propostos consistirá um quesito obrigatório para o desenvolvimento satisfatório da disciplina, presença, envolvimento e participação. O estudante deverá participar de forma implicada das aulas teóricas e vivências de campo. O processo de avaliação do estudante ocorre através da avaliação formativa e certificativa. A avaliação formativa irá considerar participação em sala de aula e atividades de campo a partir dos seguintes dominios: pontualidade e assuidade, participação e implicação na sala de aula colocando discussões trazidas pelas referências bibliograficas, responsabilidade, capacidade de escuta, respeito a diferentes pontos de vista, evidências nas argumentações, integração com professores e demais estudantes. Dessa forma a avaliação visa contemplar as dimensões do processo ensino aprendizagem: avaliação coginitiva, comunicativa e atitudinal. O objetiva é permtir que a avaliação não normativa ou coercitiva mas que estimule o aluno no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem a partir das seguintes dimensões:aprender a ser, aprender a aprender, aprender a fazer e aprender a conviver. Como métodos de avaliação iremos utilizar: comunidade de aprendizagem I: avaliação escrita, comunidade de aprendizagem II: seminários e comunidade de aprendizagem III: relatório de visitas com articulação teórico prática
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O processo de avaliação do estudante ocorre através da avaliação formativa e certificativa. Considerando a avaliação formativa através do seguintes critérios e domínios: pontualidade e assuidade, participação e implicação na sala de aula, responsabilidade, capacidade de escuta, respeito a diferentes pontos de vista, evidências nas argumentações, integração com a professora e demais estudantes. Consitituem dimensões da avaliação do processo ensino aprendizagem: avaliação coginitiva, comunicativa e atitudinal. Dessa forma o objetiva é permtir que a avaliação não normativa ou coercitiva mas que estimule o aluno no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem a partir das seguintes dimensões:aprender a ser, aprender a aprender, aprender a fazer e aprender a conviver. Haverá três avaliações. comunidade de aprendizagem I: avaliação escrita, comunidade de aprendizagem II: seminários e comunidade de aprendizagem III: relatório de visitas.
Horário de atendimento:
Bibliografia:
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
27/05/2013
27/05/2013
Apresentação da Disciplina Contrato Pedagógica FILME O HOMEM QUE PLANTAVA ÁRVORES OBSOLESCENCIA PLANEJADA
29/05/2013
29/05/2013
NUNES.J.A. O resgate da epistemologia. In SANTOS,B.S (orgs) Epistemologia do sul. São Paulo,Cortez, 2010.
03/06/2013
03/06/2013
FREITAS, Jairo Dias de and PORTO, Marcelo Firpo. Por uma epistemologia emancipatória da promoção da saúde. Trab. educ. saúde (Online) [online]. 2011, vol.9, n.2, pp. 179-200. ISSN 1981-7746
05/06/2013
05/06/2013
MASOLO,D.A. Filosofia e conhecimento indígena: uma perpectiva africana. In SANTOS,B.S (orgs) Epistemologia do sul. São Paulo,Cortez, 2010.
10/06/2013
10/06/2013
Avaliação escrita
12/06/2013
12/06/2013
SEMINÁRIO I MOSER,G. Psicologia Ambiental: competências e contorno de uma disciplina. Psicologia USP, 2005, 16(1/2), 279-294
17/06/2013
17/06/2013
SEMINÁRIO II BOMFIM,Z.A.C. Cidade e afetividade como ética. In BOMFIM,Z.A.C Cidade e afetividade:estigma e construção dos mapas afetivos de Barcelona e de São Paulo. Fortaleza, Edições UFC, 2010. Literatura Complementar MOSER, G. Psicologia Ambiental. Estudos de Psicologia 1998, 3E(1v)e,n t1o21-11231.
19/06/2013
19/06/2013
SEMINÁRIO III BOMFIM,Z.A.C. Cidade e simbolismo do espaço. In BOMFIM,Z.A.C Cidade e afetividade:estigma e construção dos mapas afetivos de Barcelona e de São Paulo. Fortaleza, Edições UFC, 2010
24/06/2013
24/06/2013
Visita técnica e Aula Ester Melo BOMFIM,Z.A.C. Caminhos de construção da metodologia de apreensão dos afetos In BOMFIM,Z.A.C Cidade e afetividade:estigma e construção dos mapas afetivos de Barcelona e de São Paulo. Fortaleza, Edições UFC, 2010.
26/06/2013
26/06/2013
SEMINÁRIO IV SOCZKA,L. As raízes da Psicologia Ambiental. In SOCZKA,L. Contextos humanos e psicologia ambiental, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 2005
01/07/2013
01/07/2013
SEMINÁRIO V Freire, J.C.; Vieira, E.M. Uma escuta ética de psicologia ambiental. Psicologia & Sociedade; 18 (2): 32-37; mai./ago. 2006.
03/07/2013
03/07/2013
SEMINÁRIO VI ELALI, G. A. Apego ao lugar In CAVALCANTE, S. (orgs). Temas básicos em Psicologia Ambiental. Petropolis, RJ, Vozes, 2011
08/07/2013
08/07/2013
SEMINÁRIO VII Lima, D, M. A. & Bomfim, Z. A. C.Vinculação afetiva pessoa-ambiente: dialogos na psicoloia comunitária e na psicologia ambiental. v. 40, n. 4, pp. 491-497, out./dez. 2009.
10/07/2013
10/07/2013
SEMINÁRIO VIII PATTO,CM.L. Comportamento pró-ambiental In CAVALCANTE, S. (orgs). Temas básicos em Psicologia Ambiental. Petropolis, RJ, Vozes, 2011.
15/07/2013
15/07/2013
SEMINÁRIO IX FURLANI, Daniela Dias and BOMFIM, Zulmira Áurea Cruz. Juventude e afetividade: tecendo projetos de vida pela construção dos mapas afetivos. Psicol. Soc. [online]. 2010, vol.22, n.1, pp. 50-59. ISSN 0102-7182
17/07/2013
17/07/2013
FILME
22/07/2013
22/07/2013
RIGOTTO,M,R. A ideologia do desenvolvimento: ascenção, crises e horizontes. In RIGOTTO,M,R Desenvolvimento, ambiente e saúde. Rio de Janeiro, Editora FIOCRUZ, 2008.
24/07/2013
24/07/2013
RIGOTTO,M,R. Tendência(s) da deslocalização do capitalismo avançado. In RIGOTTO,M,R Desenvolvimento, ambiente e saúde. Rio de Janeiro, Editora FIOCRUZ, 2008.
29/07/2013
29/07/2013
RIGOTTO,M,R. Cultura, ideologia e os problemas ambientais In RIGOTTO,M,R Desenvolvimento, ambiente e saúde. Rio de Janeiro, Editora FIOCRUZ, 2008.
31/07/2013
31/07/2013
ACSELRAD, H. Sustentabilidade, território e justiça ambiental no Brasil In BARCELLOS, S. Território, ambiente e saúde. Rio de Janeiro, Editora FIOCRUZ, 2008
05/08/2013
05/08/2013
Visita Técnica Assentamento do MST
07/08/2013
07/08/2013
ACSELRAD, Henri. Ambientalização das lutas sociais - o caso do movimento por justiça ambiental. Estud. av. [online]. 2010, vol.24, n.68, pp. 103-119. ISSN 0103-4014.
12/08/2013
12/08/2013
PORTO, Marcelo Firpo and MARTINEZ-ALIER, Joan. Ecologia política, economia ecológica e saúde coletiva: interfaces para a sustentabilidade do desenvolvimento e para a promoção da saúde. Cad. Saúde Pública [online]. 2007, vol.23, suppl.4, pp. S503-S512. ISSN 0102-311X.
14/08/2013
14/08/2013
DIAS, Elizabeth Costa et al. Saúde ambiental e saúde do trabalhador na atenção primária à saúde, no SUS: oportunidades e desafios. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2009, vol.14, n.6, pp. 2061-2070. ISSN 1413-8123
19/08/2013
19/08/2013
TOLEDO,V. M. A etnoecologia: uma ciência tradicional que estuda as sabedorias tradicionais. Desenvolvimento e Meio Ambiente, n. 20, p. 31-45, jul./dez. 2009. Editora UFPR.
21/08/2013
21/08/2013
FUNTOWICZ, Silvio e RAVETZ, Jerry. Ciência pós-normal e comunidades ampliadas de pares face aos desafios ambientais. Hist. cienc. saude-Manguinhos [online]. 1997, vol.4, n.2, pp. 219-230. ISSN 0104-5970.
26/08/2013
26/08/2013
Trilha Urbana
28/08/2013
28/08/2013
Avaliação da Disciplina
02/09/2013
02/09/2013
Avaliação da disciplina
Avaliações
Data Descrição
10/06/2013 1ª Avaliação
17/07/2013 2ª Avaliação
28/08/2013 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
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Título

Data
TRILHA DO CAVALO MARINHO 28/08/2013
AULA 05 DE AGOSTO DE 2013 03/08/2013
AULA 08/07 IMPORTANTE 08/07/2013
TEXTOS XEROX E SIGAA IMPORTANTE 31/05/2013
VISITA TÉCNICA I ONG TARTARUGAS DO DELTA 31/05/2013
MATRIZ HIPERCÓPIAS 28/05/2013
INÍCIO DA DISCIPLINA 26/05/2013
INÍCIO DAS AULAS IMPORTANTE 19/05/2013

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | jbdocker01.instancia1 vSIGAA_3.12.1163 07/11/2024 22:33