Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A avaliação formativa e continuada consiste em uma prática educativa contextualizada, flexível, interativa, presente ao longo do curso, de maneira contínua e dialógica (Freire,1975). Avalia-se interna e/ou externamente o conteúdo, seu tratamento, a dinâmica da tarefa, o empenho da própria experiência na ação colaborativa, a relação da temática com a própria prática, a aprendizagem antecipada por simulações, a pertinência epistemológica dos tópicos abordados, o nível de interatividade, as ferramentas e materiais de maneira integral e não separadamente. A avaliação educativa, entendida como inserida em um projeto político pedagógico, postula a autonomia e a cooperação como princípios básicos da educação. Partindo-se dos princípios, acima assinalados, serão utilizados como instrumentos de avaliação: a produção das oficinas, a apresentação do projeto elaborado e o seminário de pesquisa.
|
Bibliografia:
| BIBLIOGRAFIA BÁSICA: DEMO, P. Pesquisa: princípio científico e educativo. 6. ed. São Paulo: Cortez, 1999. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1991. MARCONI, Marina de A.; LAKATOS, Eva M. Metodologia científica. 5. ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 2009. __________. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 6ed. São Paulo: Atlas, 2006. MARTINS JUNIOR, Joaquim. Como escrever Trabalhos de Conclusão de Curso: instruções para planejar e montar, desenvolver, concluir, redigir e apresentar trabalhos monográficos eartigos. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: CHIZZOTI, A. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais.2ª.ed.Petrópolis:Vozes, 2008. MINAYO, M.C.S. O Desafio do conhecimento. 12.ed.São Paulo: HUCITEC, 2010. ________(org). Pesquisa Social.Teoria, método e criatividade.28.ed .São Paulo: HUCITEC, 2008. ISKANDAR, Jamil I. Normas da ABNT: comentadas para trabalhos científicos. 2. ed. rev. e ampl. Curituba: Juruá, 2005. SANTOS, B.S. Um discurso sobre as ciências.5ª.ed.São Paulo: Cortez, 2008.
|