-

PPGGEO018 - METODOLOGIA DO ENSINO EM GEOGRAFIA - Turma: 01 (2013.2)

Tópicos Aulas
Não Haverá Aula (01/11/2013)

ministrando outra disciplina optativa no período

Não Haverá Aula (08/11/2013)

Ministrando outra disciplina optativa nesse período

Não Haverá Aula (22/11/2013)

Ministrando outra disciplina optativa no período

Não Haverá Aula (29/11/2013)

Ministrando outra disciplina optativa

Não Haverá Aula (06/12/2013)

Ministrando outra optativa no período

Não Haverá Aula (13/12/2013)

Ministrando outra disciplina optativa no mesmo período para os mesmos alunos

Aula introdutória (20/12/2013 - 20/12/2013)

Apresentação da Disciplina - plano de curso

Aula expositiva dialogada (09/01/2014 - 09/01/2014)
Enfoques teórico-metodológicos nos diferentes níveis do ensino de Geografia
Aula expositiva-dialogada (14/01/2014 - 14/01/2014)
Enfoques teórico-metodológicos nos diferentes níveis do ensino de Geografia
Relatos de experiências sobre o ensino de Geografia. (17/01/2014 - 17/01/2014)
Aula Extra.
Relatos de experiências sobre o ensino de Geografia. (21/01/2014 - 21/01/2014)
Aula Extra.
Processo ensino-aprendizagem em Geografia (24/01/2014 - 24/01/2014)
Aula Extra.
Processo ensino-aprendizagem em Geografia (28/01/2014 - 28/01/2014)
Aula Extra.
Frequências da Turma
# Matrícula DEZ JAN Total
20 09 14 17 21 24 28
1 201310**** 4 0 0 0 0 0 0 4
2 201310**** 0 0 0 0 0 0 0 0
3 201310**** 0 2 2 0 0 0 0 4
4 201310**** 4 0 0 0 0 0 0 4
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201310**** 9,0 9.0 0 AM
2 201310**** 9,0 9.0 4 AM
3 201310**** 9,0 9.0 4 AM
4 201310**** 8,5 8.5 4 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Enfoques teórico-metodológicos nos diferentes níveis do ensino de Geografia. Processo ensino-aprendizagem em Geografia. Relatos de experiências sobre o ensino de Geografia
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: As aulas serão ministradas de forma expositiva-dialogada e através da sistemática de simpósios. As discussões deverão servir de base para a elaboração de um ensaio científico.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Elaboração de ensaio científico.
Horário de atendimento: 8 as 12 horas
Bibliografia: ANDRADE, M. C. de. Caminhos e Descaminhos da Geografia. Campinas, SP, Papirus, 1989.

_____. Uma Geografia para o século XXI. Campinas; SP. Papirus, 1994.

ASSOCIAÇÃO DOS GEÓGRAFOS BRASILEIROS. Prática de Ensino de Geografia. Terra Livre 8. São Paulo: Editora Marco Zero/AGB, 1991

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997. v.1.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: História e Geografia. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria da Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil: conhecimento de mundo. Brasília: MEC/SEF, 1998. v.3.

CARLOS, Ana Fani A. (org.). A geografia na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1999.

CARLOS, Ana Fani A.; OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. (org.). Reformas no mundo da Educação: parâmetros curriculares e geografia. São Paulo: Contexto, 1999.

CASTELLAR, Sonia. Educação geográfica: teorias e práticas docentes. São Paulo: Contexto, 2006

CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos (org.) et. al. Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. Porto Alegre: AGB, 1998.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografias e práticas de ensino. Goiânia: Editora Alternativa, 2002.

COOL, César S. Aprendizagem escolar e construção do conhecimento. Trad. Emília de Oliveira Dihel. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 2ª. Edição. Campinas: Editora Associados, 1997.

DIAS, G. F. Educação Ambiental: Princípios e Práticas. 4. edição. São Paulo: GAIA, 1994.

FARIA, Wilson de. Aprendizagem e planejamento de ensino. São Paulo: Ática, 1989. (Série Fundamentos, 35).

GIL, Antonio Carlos. Didática do Ensino Superior. São Paulo: Atlas, 2009.

GUIMARÃES, M. A Dimensão Ambiental na Educação. Campinas: Papirus, 1995.

KAERCHER, Nestor. Desafios e utopias no ensino de Geografia. Santa Cruz do Sul (RS): EDUNISC, 2001.

KIMURA, Shoko. Geografia no ensino básico: questões e propostas. São Paulo: Contexto, 2008.

LACOSTE, Yves. A Geografia - isso serve, em primeiro lugar , para fazer a guerra. Trad. Maria Cecília França. Campinas, São Paulo: Papirus, 1988.

LAKATOS, E. M; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia Científica. 2 ed. São Paulo: Atlas, 1990.

MIZUKAMI, M. G. N. Ensino: as abordagens de um processo. São Paulo: EPU, 1986.

MORAES, A . C. R. Geografia: Pequena História Crítica. São Paulo: Hucitec, 1987.

MOREIRA, Marcos Antônio. Ensino e Aprendizagem: enfoques teóricos. São Paulo: Moraes, 1985.

_______________. Mapas conceituais como instrumento para promover a diferenciação progressiva e a reconciliação integrativa. Ciência e Cultura, São Paulo, v.32, n.4, p.473-9, abr. 1980.

MOREIRA, Ruy. Assim se passaram dez anos: a renovação da Geografia no Brasil ? 1978-1988. Caderno Prudentino de Geografia, Pres. Prudente,v.14, jun, 1992, p.5-39.

______. O pensamento geográfico brasileiro. As matrizes clássicas originárias. São Paulo: Contexto, 2008.

______. O pensamento geográfico. As matrizes da renovação. São Paulo:Contexto, 2009.
______. Para onde vai o pensamento geográfico? Por uma epistemologia crítica. São Paulo: Contexto, 2006.

______. Pensar e ser em Geografia. São Paulo: Contexto, 2008.

OLIVEIRA, A. U. de (org.). Para onde vai o ensino de Geografia? São Paulo: Contexto, 1989.

_____. Ensino de Geografia: horizontes no final do século. Boletim Paulista de Geografia. São Paulo: AGB, 1994, n. 72.

PEREIRA, Raquel Maria Fontes do Amaral. Da geografia que se ensina à gênese da geografia moderna. 3ª. Edição revisada. Florianópolis: Editora da UFSC, 1999.

PERRENOUD, Philippe. Novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artemed, 2000.

PONTUSCHKA, Nídia Naci et. alii (orgs.). Para ensinar e aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2007.

PONTUSCHKA, Nídia Nacib; OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. (orgs). Geografia em perspectiva. São Paulo: Contexto, 2002.
RUA, João et. alii. Para ensinar geografia: contribuição para o trabalho com 1 e 2 graus. Rio de Janeiro: ACESS, 1993.

SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado. São Paulo: Hucitec, 1996.

___________. Técnica, espaço, tempo: globalização e meio técnico científico informacional. São Paulo: Hucitec, 1994.

____________. Por uma Geografia Nova: da crítica da Geografia e uma Geografia Crítica. São Paulo: Hucitec/EDUSP, 1978.

VESENTINI, J. W. (org.). Geografia e Ensino: textos críticos. Campinas: Papirus, 1989.

_____ . O ensino de Geografia no final do século XX. São Paulo: Ática, 1996.

_____. Para uma Geografia Crítica na escola. São Paulo: Ática, 1992.

TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e formação profissional. 2ª. Edição. Petrópolis: Vozes, 2002.

ZABALA, Antoni (org.). Como trabalhar os conteúdos procedimentais em aula. E. ed. Trad. Emani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 1999.

__________. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
01/11/2013
01/11/2013
Não Haverá Aula
08/11/2013
08/11/2013
Não Haverá Aula
22/11/2013
22/11/2013
Não Haverá Aula
29/11/2013
29/11/2013
Não Haverá Aula
06/12/2013
06/12/2013
Não Haverá Aula
13/12/2013
13/12/2013
Não Haverá Aula
20/12/2013
20/12/2013
Aula introdutória
09/01/2014
09/01/2014
Aula expositiva dialogada
14/01/2014
14/01/2014
Aula expositiva-dialogada
17/01/2014
17/01/2014
Relatos de experiências sobre o ensino de Geografia.
21/01/2014
21/01/2014
Relatos de experiências sobre o ensino de Geografia.
24/01/2014
24/01/2014
Processo ensino-aprendizagem em Geografia
28/01/2014
28/01/2014
Processo ensino-aprendizagem em Geografia
Avaliações
Data Descrição
31/01/2014 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Início das aulas - terça-feira à tarde 14/01/2014
Início das disciplina 09/01/2014

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb15.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1163 07/11/2024 21:27