Bibliografia:
| ANDRADE, M. C. de. Caminhos e Descaminhos da Geografia. Campinas, SP, Papirus, 1989.
_____. Uma Geografia para o século XXI. Campinas; SP. Papirus, 1994.
ASSOCIAÇÃO DOS GEÓGRAFOS BRASILEIROS. Prática de Ensino de Geografia. Terra Livre 8. São Paulo: Editora Marco Zero/AGB, 1991
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997. v.1.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: História e Geografia. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria da Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil: conhecimento de mundo. Brasília: MEC/SEF, 1998. v.3.
CARLOS, Ana Fani A. (org.). A geografia na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1999.
CARLOS, Ana Fani A.; OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. (org.). Reformas no mundo da Educação: parâmetros curriculares e geografia. São Paulo: Contexto, 1999.
CASTELLAR, Sonia. Educação geográfica: teorias e práticas docentes. São Paulo: Contexto, 2006
CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos (org.) et. al. Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. Porto Alegre: AGB, 1998.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografias e práticas de ensino. Goiânia: Editora Alternativa, 2002.
COOL, César S. Aprendizagem escolar e construção do conhecimento. Trad. Emília de Oliveira Dihel. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 2ª. Edição. Campinas: Editora Associados, 1997.
DIAS, G. F. Educação Ambiental: Princípios e Práticas. 4. edição. São Paulo: GAIA, 1994.
FARIA, Wilson de. Aprendizagem e planejamento de ensino. São Paulo: Ática, 1989. (Série Fundamentos, 35).
GIL, Antonio Carlos. Didática do Ensino Superior. São Paulo: Atlas, 2009.
GUIMARÃES, M. A Dimensão Ambiental na Educação. Campinas: Papirus, 1995.
KAERCHER, Nestor. Desafios e utopias no ensino de Geografia. Santa Cruz do Sul (RS): EDUNISC, 2001.
KIMURA, Shoko. Geografia no ensino básico: questões e propostas. São Paulo: Contexto, 2008.
LACOSTE, Yves. A Geografia - isso serve, em primeiro lugar , para fazer a guerra. Trad. Maria Cecília França. Campinas, São Paulo: Papirus, 1988.
LAKATOS, E. M; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia Científica. 2 ed. São Paulo: Atlas, 1990.
MIZUKAMI, M. G. N. Ensino: as abordagens de um processo. São Paulo: EPU, 1986.
MORAES, A . C. R. Geografia: Pequena História Crítica. São Paulo: Hucitec, 1987.
MOREIRA, Marcos Antônio. Ensino e Aprendizagem: enfoques teóricos. São Paulo: Moraes, 1985.
_______________. Mapas conceituais como instrumento para promover a diferenciação progressiva e a reconciliação integrativa. Ciência e Cultura, São Paulo, v.32, n.4, p.473-9, abr. 1980.
MOREIRA, Ruy. Assim se passaram dez anos: a renovação da Geografia no Brasil ? 1978-1988. Caderno Prudentino de Geografia, Pres. Prudente,v.14, jun, 1992, p.5-39.
______. O pensamento geográfico brasileiro. As matrizes clássicas originárias. São Paulo: Contexto, 2008.
______. O pensamento geográfico. As matrizes da renovação. São Paulo:Contexto, 2009. ______. Para onde vai o pensamento geográfico? Por uma epistemologia crítica. São Paulo: Contexto, 2006.
______. Pensar e ser em Geografia. São Paulo: Contexto, 2008.
OLIVEIRA, A. U. de (org.). Para onde vai o ensino de Geografia? São Paulo: Contexto, 1989.
_____. Ensino de Geografia: horizontes no final do século. Boletim Paulista de Geografia. São Paulo: AGB, 1994, n. 72.
PEREIRA, Raquel Maria Fontes do Amaral. Da geografia que se ensina à gênese da geografia moderna. 3ª. Edição revisada. Florianópolis: Editora da UFSC, 1999.
PERRENOUD, Philippe. Novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artemed, 2000.
PONTUSCHKA, Nídia Naci et. alii (orgs.). Para ensinar e aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2007.
PONTUSCHKA, Nídia Nacib; OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. (orgs). Geografia em perspectiva. São Paulo: Contexto, 2002. RUA, João et. alii. Para ensinar geografia: contribuição para o trabalho com 1 e 2 graus. Rio de Janeiro: ACESS, 1993.
SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado. São Paulo: Hucitec, 1996.
___________. Técnica, espaço, tempo: globalização e meio técnico científico informacional. São Paulo: Hucitec, 1994.
____________. Por uma Geografia Nova: da crítica da Geografia e uma Geografia Crítica. São Paulo: Hucitec/EDUSP, 1978.
VESENTINI, J. W. (org.). Geografia e Ensino: textos críticos. Campinas: Papirus, 1989.
_____ . O ensino de Geografia no final do século XX. São Paulo: Ática, 1996.
_____. Para uma Geografia Crítica na escola. São Paulo: Ática, 1992.
TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e formação profissional. 2ª. Edição. Petrópolis: Vozes, 2002.
ZABALA, Antoni (org.). Como trabalhar os conteúdos procedimentais em aula. E. ed. Trad. Emani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 1999.
__________. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
|