-

DAA0317 - SOCIOLOGIA DA EDUCACAO I - Turma: 01 (2013.2)

Tópicos Aulas
1. Educação como processo socializador Durkheim (01/11/2013 - 06/12/2013)
1.1. A escola como uma das instituições nucleares da modernidade 1.2. A análise dos dispositivos pedagógicos construídos por Durkheim 1.3. Durkheim na compreensão das funções homogeneizadoras e diferenciadoras da educação.
   Sociologia e Educação, campos particulares? 
Texto da aula do dia 04.11.13
  Educação para o bem ou para mal? 
Texto complementar a discussão do dia 04.11.13
2. Educação em suas relações com formas específicas de dominação ? Weber (09/12/2013 - 17/01/2014)
2.1 A dominação como forma de poder e seus desdobramentos nas instituições educativas 2.2 Os tipos de dominação no debate atual as noções de competência e mérito 2.3 Desdobramentos decorrentes da dominação fundada na autoridade racional-legal
3. Educação e ideologia ? Marx (20/01/2014 - 10/02/2014)
3.1 Discussão dos processos de formação dos indivíduos 3.2 Educação (escolarizada ou não), para além da mera formação/deformação de consciências 3.3 Ação ideológica-educativa.
  Atividade individual sobre Karl Marx 
Car@ alun@, A atividade sobre Karl Marx está neste arquivo, bem como as regras. Abraço,
4. As análise sociológicas sobre educação no Brasil: as matrizes explicativas (14/02/2014 - 24/02/2014)
4.1 Breve análise dos estudos sociológicos sobre a educação no Brasil
Frequências da Turma
# Matrícula NOV DEZ JAN FEV MAR Total
01 04 08 11 18 22 25 29 02 09 13 16 20 10 13 17 20 24 27 31 03 07 10 14 17 21 24 28 07 10
1 201390**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 4
2 201390**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 201391**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 201393**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
6 201391**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 8
7 201390**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 201393**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2
9 201393**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2
10 201391**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
11 201392**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
12 20124**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 60
13 201390**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 6
14 201393**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
15 201393**** 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
16 201393**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 201393**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
18 201393**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
19 20125**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 60
20 201393**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 6
21 201391**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
22 201393**** 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
23 201390**** 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 18
24 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 6
25 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 201393**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2
28 201393**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 4
29 201391**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
30 201390**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
31 20125**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 2 0 0 0 0 10
32 201393**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 4
33 201391**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
34 201390**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
35 201391**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
36 201391**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
37 201393**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
38 201390**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
39 201390**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 4
40 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
41 201393**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
42 201391**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
43 201392**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
44 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 4
45 201392**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 4
46 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
47 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 20125**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
2 201390**** 6,5 7,7 7,7 7.3 4 AM
3 201390**** 0,0 0,0 0,0 0.0 18 RF
4 20124**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
5 201391**** 9,0 6,7 6,7 7.5 0 AM
6 201392**** 6,5 8,3 8,3 7.7 0 AM
7 20125**** 9,0 8,3 8,3 8.5 10 AM
8 201392**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
9 201391**** 9,0 8,0 8,0 8.3 0 AM
10 201391**** 6,5 8,0 8,0 7.5 0 AM
11 201390**** 6,5 9,5 9,5 8.5 6 AM
12 201392**** 7,8 7,4 7,4 7.5 2 AM
13 201393**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
14 201392**** 9,0 7,5 7,5 8.0 4 AM
15 201393**** 9,0 7,8 7,8 8.2 4 AM
16 201390**** 9,0 8,8 8,8 8.9 4 AM
17 201393**** 7,8 8,8 8,8 8.5 4 AM
18 201390**** 8,0 9,0 9,0 8.7 0 AM
19 201390**** 9,0 5,0 5,0 7.0 6.7 0 EF
20 201390**** 8,0 9,3 9,3 8.9 0 AM
21 201392**** 9,0 7,0 7,0 7.7 0 AM
22 201392**** 6,5 8,5 8,5 7.8 4 AM
23 201392**** 6,5 5,8 5,8 7.5 6.8 0 EF
24 201393**** 8,0 7,0 7,0 7.3 2 AM
25 201393**** 6,5 7,8 7,8 7.4 0 AM
26 201392**** 6,5 5,0 5,0 6.5 6.0 2 EF
27 201393**** 9,0 7,5 7,5 8.0 2 AM
28 201391**** 6,5 6,3 6,3 9.0 7.7 0 EF
29 201393**** 9,0 10,0 10,0 9.7 2 AM
30 201392**** 8,0 7,5 7,5 7.7 6 AM
31 201391**** 6,5 6,5 6,5 5.5 6.0 0 EF
32 201393**** 6,5 7,0 7,0 10.0 8.4 4 EF
33 201393**** 9,0 9,5 9,5 9.3 2 AM
34 201391**** 9,0 3,3 3,3 6.8 6.0 6 EF
35 201393**** 8,0 7,8 7,8 7.9 2 AM
36 201393**** 8,0 9,3 9,3 8.9 2 AM
37 201390**** 9,0 8,3 8,3 8.5 2 AM
38 201393**** 6,5 7,4 7,4 7.1 2 AM
39 201392**** 6,5 7,2 7,3 7.0 0 AM
40 201393**** 7,8 6,3 6,3 5.5 6.2 6 EF
41 201393**** 6,5 4,5 4,5 6.8 6.0 6 EF
42 201391**** 6,5 7,0 7,0 9.0 7.9 2 EF
43 201391**** 6,5 9,0 9,0 8.2 2 AM
44 201390**** 6,5 9,0 9,0 8.2 0 AM
45 201393**** 6,5 4,5 4,5 6.8 6.0 6 EF
46 201392**** 6,5 6,0 6,0 5.8 6.0 4 EF
47 201391**** 8,0 6,8 6,8 7.2 8 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa:
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Exposição dos campos teóricos a serem mapeados, particularmente suas discussões centrais. Para isso, dividimos a construção do nosso pensamento em unidades para melhor compreensão na sistematização do conhecimento.
As aulas serão divididas em expositivas, seminários e trabalhos de dissertativos abordando os temas centrais;
Outros recursos como filmes e letras de músicas poderão ser utilizados como forma de compreensão das construções sociais pelas manifestações culturais;
Todas as aulas serão dispostas em cronograma previamente conhecido pelos alunos;
Todas as aulas contarão com prévia indicação bibliográfica.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: • Os alunos serão sujeitos de um processo de avaliação contínua, no qual haverá lugar a uma avaliação processual;
• A classificação final dos alunos terá em conta os seguintes parâmetros: (i) Assiduidade e participação nas atividades da turma por meio, inclusive, de seminários; (ii) Prova escrita; (iii) Trabalho monográfico de um tema escolhido.
A¹: Avaliação dissertativa 150%
A²: Assiduidade e participação nas atividades da turma 50%
A³: Seminário 100%
Horário de atendimento: 14-16
Bibliografia: BENDIX, R. Dominação, organização e legitimidade: a sociologia política de Weber. In: ________. Max Weber - um perfil intelectual. Brasília: UNB, 1986 (p.229-236; 359-375).
CROCHIK, José Leon. Apontamentos sobre o texto "Educação após Auschwitz" de T.W. Adorno. Educação e Sociedade, no.42, agosto, 1992, p.342-351.
CUNHA, Luiz Antônio. Educação e sociedade no Brasil. In: ANPOCS. O que se deve ler em Ciências Sociais no Brasil. São Paulo: Cortez/ ANPOCS, 1987.
DURKEIM, Émile. Educação e Sociologia. 2ª ed. Petrópolis: Vozes, 2011, introdução. p. 9-41.
________, Émile. Educação e Sociologia. 2ª ed. Petrópolis: Vozes, 2011,capítulo I, pp.43-73
ENGUITA, Mariano F. A divisão do trabalho: desenvolvimento unilateral e falsa consciência. In: Trabalho, escola e ideologia - Marx e a crítica da educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993 P. 109-133)
________, Mariano. Alienação, reificação e fetichismo; a realidade invertida. In: Trabalho, escola e ideologia - Marx e a crítica da educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993. (p. 134-175)
FERNANDES, Heloisa Rodrigues. A missão colonizadora da escola. In: FERNANDES, Heloísa Rodrigues. Sintoma social dominante e moralização infantil. um estudo sobre a educação moral em Émile Durkheim. São Paulo; EDUSP/ Escuta, 1994. (p. 147-199)
__________, Heloisa Rodrigues. A paixão do educador no imaginário da sugestão. In: FERNANDES, Heloísa Rodrigues. Sintoma social dominante e moralização infantil. um estudo sobre a educação moral em Émile Durkheim. São Paulo; EDUSP/ Escuta, 1994. (p. 109-146)
__________, Heloisa Rodrigues. David Émile, um sociólogo em Paris. In: FERNANDES, Heloisa Rodrigues.Sintoma social dominante e moralização infantil um estudo sobre a educação moral em Émile Durkheim. São Paulo: EDUSP/ESCUTA, 1994 (p.19-47)
__________, Heloisa Rodrigues. Moral laica: uma avaliação de paixões. In: FERNANDES, Heloisa Rodrigues. Sintoma social dominante e moralização infantil um estudo sobre a educação moral em Émile Durkheim. São Paulo: EDUSP/ESCUTA, 1994 (p.49-108)
__________, Maria Cristina da Silveira Galan. A sociologia da educação como campo de conhecimento. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 3, n. 2, p. 13-21, jul./dez. 2010.
GANSEL, Dennis. Die Welle. Alemanha, 2008.
IANNI, Octávio. Marx - sociologia. 4ª ed. São Paulo: Ática, 1980.
MARX e ENGELS. A ideologia alemã (I - Feuerbach). 2a. ed. São Paulo: Ciências Humanas, 1979. (a ideologia em geral)
SAES, Décio. “Educação e socialismo”. Crítica Marxista, n. 18, mai. 2004, p. 73-83.)
WEBER, Max.. A ciência como vocação. In: Max Weber ensaios de sociologia. GERTH, H.H. E WRIGHT MILLS, C. (orgs.). 5ª ed. Rio de Janeiro: LTC. 202, (p.90-107)
______, Max.. Burocracia. In: Max Weber ensaios de sociologia. GERTH, H.H. E WRIGHT MILLS, C. (orgs.). 5ª ed. Rio de Janeiro: LTC. 2002, (p.138-167)
______, Max.. Os letrados chineses. In: Max Weber ensaios de sociologia. GERTH, H.H. E WRIGHT MILLS, C. (orgs.). 5ª ed. Rio de Janeiro: LTC. 2002, (p.288-306)
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
01/11/2013
06/12/2013
1. Educação como processo socializador Durkheim
09/12/2013
17/01/2014
2. Educação em suas relações com formas específicas de dominação ? Weber
20/01/2014
10/02/2014
3. Educação e ideologia ? Marx
14/02/2014
24/02/2014
4. As análise sociológicas sobre educação no Brasil: as matrizes explicativas
Avaliações
Data Descrição
06/12/2013 1ª Avaliação
17/01/2014 2ª Avaliação
21/02/2014 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Sobre exame final 17/03/2014
Cine Educação exibirá documentário sobre o modo de vida de mulheres da pesca, sala 709, CMRV-UFPI, 06.03, 18h 05/03/2014
Retorno das aulas 07/01/2014

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb17.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1163 08/11/2024 00:26