Bibliografia:
| BENDIX, R. Dominação, organização e legitimidade: a sociologia política de Weber. In: ________. Max Weber - um perfil intelectual. Brasília: UNB, 1986 (p.229-236; 359-375). CROCHIK, José Leon. Apontamentos sobre o texto "Educação após Auschwitz" de T.W. Adorno. Educação e Sociedade, no.42, agosto, 1992, p.342-351. CUNHA, Luiz Antônio. Educação e sociedade no Brasil. In: ANPOCS. O que se deve ler em Ciências Sociais no Brasil. São Paulo: Cortez/ ANPOCS, 1987. DURKEIM, Émile. Educação e Sociologia. 2ª ed. Petrópolis: Vozes, 2011, introdução. p. 9-41. ________, Émile. Educação e Sociologia. 2ª ed. Petrópolis: Vozes, 2011,capítulo I, pp.43-73 ENGUITA, Mariano F. A divisão do trabalho: desenvolvimento unilateral e falsa consciência. In: Trabalho, escola e ideologia - Marx e a crítica da educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993 P. 109-133) ________, Mariano. Alienação, reificação e fetichismo; a realidade invertida. In: Trabalho, escola e ideologia - Marx e a crítica da educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993. (p. 134-175) FERNANDES, Heloisa Rodrigues. A missão colonizadora da escola. In: FERNANDES, Heloísa Rodrigues. Sintoma social dominante e moralização infantil. um estudo sobre a educação moral em Émile Durkheim. São Paulo; EDUSP/ Escuta, 1994. (p. 147-199) __________, Heloisa Rodrigues. A paixão do educador no imaginário da sugestão. In: FERNANDES, Heloísa Rodrigues. Sintoma social dominante e moralização infantil. um estudo sobre a educação moral em Émile Durkheim. São Paulo; EDUSP/ Escuta, 1994. (p. 109-146) __________, Heloisa Rodrigues. David Émile, um sociólogo em Paris. In: FERNANDES, Heloisa Rodrigues.Sintoma social dominante e moralização infantil um estudo sobre a educação moral em Émile Durkheim. São Paulo: EDUSP/ESCUTA, 1994 (p.19-47) __________, Heloisa Rodrigues. Moral laica: uma avaliação de paixões. In: FERNANDES, Heloisa Rodrigues. Sintoma social dominante e moralização infantil um estudo sobre a educação moral em Émile Durkheim. São Paulo: EDUSP/ESCUTA, 1994 (p.49-108) __________, Maria Cristina da Silveira Galan. A sociologia da educação como campo de conhecimento. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 3, n. 2, p. 13-21, jul./dez. 2010. GANSEL, Dennis. Die Welle. Alemanha, 2008. IANNI, Octávio. Marx - sociologia. 4ª ed. São Paulo: Ática, 1980. MARX e ENGELS. A ideologia alemã (I - Feuerbach). 2a. ed. São Paulo: Ciências Humanas, 1979. (a ideologia em geral) SAES, Décio. Educação e socialismo. Crítica Marxista, n. 18, mai. 2004, p. 73-83.) WEBER, Max.. A ciência como vocação. In: Max Weber ensaios de sociologia. GERTH, H.H. E WRIGHT MILLS, C. (orgs.). 5ª ed. Rio de Janeiro: LTC. 202, (p.90-107) ______, Max.. Burocracia. In: Max Weber ensaios de sociologia. GERTH, H.H. E WRIGHT MILLS, C. (orgs.). 5ª ed. Rio de Janeiro: LTC. 2002, (p.138-167) ______, Max.. Os letrados chineses. In: Max Weber ensaios de sociologia. GERTH, H.H. E WRIGHT MILLS, C. (orgs.). 5ª ed. Rio de Janeiro: LTC. 2002, (p.288-306) |