Metodologia: |
Objetivo Geral Refletir sobre os fundamentos filosóficos da educação ao longo da história intelectual do ocidente. No desenvolvimento da cultura ocidental a educação sempre gerou questionamentos por parte dos filósofos, o principal objetivo da disciplina será, portanto, o de fornecer ferramentas conceptuais para a compreensão dos problemas teóricos e filosóficos que a educação envolve e também aguçar a percepção sobre os debates contemporâneos acerca da Filosofia da Educação.
Objetivo Específico: Tornar possível uma postura consciente sobre a natureza da educação enquanto um fenômeno cultural e intelectual complexo levando-se em conta, para isso, o desenvolvimento histórico da Filosofia da Educação.
Conteúdo Programático
I Definição da área de investigação: O que é a Filosofia da Educação. II A educação no período Clássico: O surgimento da Filosofia na Grécia antiga; Platão como o primeiro pedagogo. (Texto base: Livro XVII, A República); Os docentes; Difusão da escola e o ginásio; A aprendizagem. A educação em Roma: A educação na Família; A escola e seus ensinamentos; O mestre e a escola. Avaliação escrita III A educação na Idade Média: Decadência da Cultura Clássica; As escolas nos bispados e nos mosteiros; A escolástica; Influência da Igreja; A universidade; As confissões de santo Agostinho. IV A educação no Período Moderno: A cultura renascentista; Educação iluminista; Revolução Francesa e Americana; Rousseau e o retorno a natureza. Avaliação Escrita V A educação no século XX: Nietzsche como educador; Dewey e o valor da experiência; Piaget: infância e conhecimento; O pensamento pedagógico brasileiro: Anísio Teixeira e o ensino para a democracia; Bertha Lutz: educação e feminismo. Seminário (Apresentação de trabalho em equipe)
|
Bibliografia:
| Bibliografia básica: CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. 13ed. São Paulo: Ática, 2006. MARCONDES, D. Iniciação à história da filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2007. LUCKESI, C. Filosofia da Educação. São Paulo: Eidtora Cortez, 1994.
Bibliografia complementar: DEWEY, J. Experiência e educação. Petrópolis: Vozes, 2010. LOBO, Y. Bertha Lutz. In.: Col. Educadores. Brasília: MEC, 2010. NUNES, C. Anísio Teixeira. In.: Col. Educadores. Brasília: MEC, 2010. MANACORDA, M. História da Educação. São Paulo: Editora Cortez, 2010. MUNARI, A. Jean Piaget. Trad. Daniele Saheb. In.: Col. Educadores. Brasília: MEC, 2010. ROUSSEU, J. J. Emílio ou da educação. Trad. Roberto Leal Ferreira. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
|