Bibliografia:
| Bibliografia básica
BOLANO, César Ricardo Siqueira. Globalização e regionalização. São Paulo: EDUC, 1999. LINS DA SILVA, Carlos Eduardo. O adiantado da hora: a influência americana sobre o jornalismo brasileiro. São Paulo: Summus, 1991. SANTOS, Theotonio dos; BRUCKMAN, Mônica. Globalização e regionalização. São Paulo: Loyola, 2004. THOMPSON, John B. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. Petrópolis: Vozes, 1998. 261p.
Bibliografia complementar
BAGDIKIAN, Bem H. O monopólio da mídia. São Paulo: Página Aberta, 1993. BRAUDEL, F. Civilização material, economia e capitalismo: séculos XV-XVIII. São Paulo: Martins Fontes, 1996. (3 vols.) BULIK, Linda. Doutrinas da informação no mundo de hoje. São Paulo: Loyola, 1990. 192p. CANCLINI, Nestor G. Cultura y comunicación: entre lo global y lo local. La Plata: Ediciones de Periodismo y Comunicación, 1997. CARPENTIER, N. et al. Democracy, journalism and techonology: new developments in an Elnarged Europe. Tartu University Press, 2008. CARRION, Raul K. M.; VIZENTINI, Paulo G. Globalização, neoliberalismo, privatizações. Porto Alegre: UFRGS, 1997. CASTELO BRANCO, Samantha. Internacionalização da mídia brasileira: a trajetória da Gazeta Mercantil. Revista Comunicação & Sociedade, n. 37. São Bernardo do Campo: UMESP, 2002. p. 135-156. CASTELO BRANCO, Samantha, LUYTEN, Joseph. Cátedra divulga resultados de pesquisa sobre carnaval brasileiro. Revista Comunicação & Sociedade, n. 35. São Bernardo do Campo: UMESP, 2001, p. 283-287. CASTELO BRANCO, Samantha, LUYTEN, Joseph, MARQUES DE MELO, José. Imagens norte-sul do carnaval: estudo de um fenômeno brasileiro de folkmídia. Revista Comunicação & Sociedade, n. 37. São Bernardo do Campo: UMESP, 2002, p. 51-93. FADUL, Anamaria. A internacionalização dos grupos de mídia no Brasil nos anos 90. Comunicação & Sociedade. São Bernardo do Campo: PósCom/UMESP, n. 29, p. 67-76, 1. semestre 1998. 271p. __________. A internacionalização da mídia brasileira. Comunicação & Sociedade. São Bernardo do Campo: PósCom/UMESP, n. 30, p. 67-91, 2. semestre 1998a. 283p. HALL, S. Identidades culturais na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1998. HOBSBAWM, E. Era dos extremos: o breve século XX (1914-1991). São Paulo: Companhia das Letras, 1995. IANNI, Octavio. A era do globalismo. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996. ___________. Teorias da globalização. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996a. JAMESON, F. A cultura do dinheiro: ensaios sobre a globalização. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2001. LATOUR, B. Jamais fomos modernos. Rio de Janeiro: Editora 34, 1994. MATTELART, Armand. Comunicação-mundo: história das idéias e das estratégias. Petrópolis: Vozes, 2. ed, 1996. 320 p. MAROCCO, B.; BERGER, C. (Orgs.) A era glacial do jornalismo - teorias sociais da imprensa: pensamento crítico sobre os jornais. Porto Alegre: Sulinas, 2006. MORAES, Dênis de. Globalização, mídia e cultura contemporânea. Campo Grande: Letra Livre, 1997. 262p. MORIN, E. As duas globalizações. Porto Alegre: Sulina, 2007. OLIVEIRA, Flavia Arlanch Martins de. Globalização, regionalização e nacionalismo. São Paulo: UNESP, 1999. SANTOS, M. Por uma outra globalização. Do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2000. STEPHENS, Mitchell. História das Comunicações: do tantã ao satélite. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1993. TASCHNER, Gisela. Folhas ao vento: análise de um conglomerado jornalístico no Brasil. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. 230p. THOMPSON, John B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Petrópolis: Vozes, 1995. 427p. |