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CMR0113 - INTRODUCAO A SOCIOLOGIA - Turma: 01 (2013.2)

Tópicos Aulas
1. COMPREENDENDO CULTURA E SOCIEDADE (01/11/2013 - 29/11/2013)
1.1. Nativo e os ?outros? 1.2. Por que estudar sociologia? 1.3. O conceito de cultura 1.4. Tipos de Sociedades
   Ritos Corporais entre os Nacirema 
Fazer a leitura do texto para discussão na aula do dia 04.11.13
  Estudo dirigido do texto "Cultura e Sociedade" 
Esse é o terceiro estudo dirigido solicitado.
  Estudo dirigido sobre camponeses 
Este estudo dirigido deverá ser entregue no dia 13.01.14. O texto está inserido sob o titulo "Texto para realização do estudo dirigido sobre camponeses", enviado ainda pouco.
2. SOCIEDADES RURAIS E URBANAS: integração e ruptura (02/12/2013 - 20/12/2013)
2.1. O campesinato e seus problemas 2.2. O campesinato brasileiro: a propriedade fundiária na agricultura brasileira 2.3. Relações entre pequena cidade e o mundo rural
  Texto para realização do estudo dirigido sobre camponeses 
Este será o texto que deverá ser lido para responder as questões propostas no estudo dirigido sobre os camponeses
  Estudo dirigido sobre camponeses 
Este estudo dirigido deverá ser entregue no dia 13.01.14. O texto está inserido sob o titulo "Texto para realização do estudo dirigido sobre camponeses", enviado ainda pouco.
3. SOCIOLOGIA E PESCA (10/01/2014 - 24/02/2014)
3.1. Cultura e sociedade global 3.2. Desenvolvimento e pesca 3.3. Relações de produção e desenvolvimento de comunidades 3.4. Reinterpretação do local: métodos tradicionais dos pescadores
Frequências da Turma
# Matrícula NOV DEZ JAN FEV MAR Total
01 04 08 11 18 22 25 29 09 13 16 20 10 13 17 20 24 27 31 03 07 10 14 17 21 24 28 07 10 14
1 20074**** 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 52
2 20115**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 20125**** 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 42
4 20115**** 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
5 20109**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 60
6 20125**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 60
7 20115**** 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 52
8 201011**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 60
9 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 20109**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 20094**** 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 54
12 20124**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 20074**** 0 0 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 0 0 48
14 201010**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 201011**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 20115**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 20109**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
2 20115**** 0,0 0,0 0,0 0.0 52 RF
3 20074**** 0,0 0,0 0,0 0.0 52 RF
4 201011**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
5 20074**** 0,0 0,0 0,0 0.0 48 RF
6 20094**** 0,0 0,0 0,0 0.0 54 RF
7 201010**** 8,0 7,5 8,0 7.8 0 AM
8 20124**** 9,5 9,0 0,0 6.5 6.4 0 EF
9 20125**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
10 20109**** 7,5 7,5 8,0 7.7 0 AM
11 20125**** 8,5 7,5 8,0 8.0 0 AM
12 20115**** 8,5 10,0 9,5 9.3 0 AM
13 20115**** 7,3 8,5 9,5 8.4 0 AM
14 20115**** 7,5 9,0 0,0 6.5 6.0 6 EF
15 201011**** 8,5 8,0 0,0 6.5 6.0 0 EF
16 20125**** 0,0 0,0 0,0 0.0 42 RF

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Conceitos sociológicos básicos aplicados à realidade da pesca. Sociedade rural versus Sociedade urbana. Estrutura diária, capitalismo agrário e as mudanças sociais na área rural. Variáveis sociológicas nas relações de produção nas comunidades agrícolas e pesqueiras.
Objetivos: Possibilitar o conhecimento dos temas afins entre a Sociologia e a Engenharia de Pesca, particularmente no que se refere a formaçao e comportamento do homem em sociedade.
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Exposição dos campos teóricos a serem mapeados, particularmente suas discussões centrais. Para isso, dividimos a construção do nosso pensamento em unidades para melhor compreensão na sistematização do conhecimento.
As aulas serão divididas em expositivas, seminários e trabalhos de campo abordando os temas centrais;
Outros recursos como filmes e letras de músicas poderão ser utilizados como forma de compreensão das construções sociais pelas manifestações culturais;
Todas as aulas serão dispostas em cronograma previamente conhecido pelos alunos;
Todas as aulas contarão com prévia indicação bibliográfica.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: • Os alunos serão sujeitos de um processo de avaliação contínua, no qual haverá lugar a uma avaliação processual;
• A classificação final dos alunos terá em conta os seguintes parâmetros: (i) Assiduidade e participação nas atividades da turma por meio, inclusive, de seminários; (ii) Prova escrita; (iii) Trabalho monográfico de um tema escolhido.
A¹: Prova escrita 100%
A²: Assiduidade e participação nas atividades da turma 100%
A³: Trabalho monográfico de um tema escolhido 100%
Horário de atendimento: 16-18
Bibliografia: Básica:
BARROS, A. P. de; SILVEIRA, K. A. A produção do espaço rural-urbano e seus rebatimentos nos conflitos socioambientais na área de Suape, Pernambuco - Brasil. Cad. CERU, São Paulo, v. 21, n. 1, jun. 2010.
GIDDENS, A. Sociologia. 4ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2005.
MENDONÇA, S. A. T; VALENCIO, N. F. L. S. O papel da modernidade no rompimento da tradição: as políticas da SEAP como dissolução do modo de vida da pesca artesanal. B. Inst. Pesca, v. 34, no. 1, p. 107 – 116, 2008.
MINER, Horace; ROMNEY, A. K.; VORE, P. L. (eds.): You and Others: readings in Introductory Antropology. Winthrop Publishers, Cambridge 1973, pp. 72-76 (Tradução: Selma Erlich).
MURRIETA, R. S. A mística do Pirarucu: pesca, ethos e paisagem em comunidades rurais no Baixo Amazonas. Horizontes Antropológicos, 16: 113-130, 2001.
RAMALHO, C. W. N. Estética marítima pesqueira: perfeição, resistência e humanização do mar. Ambiente e Sociedade (Campinas), v. XIII, p. 95-110, 2010.
______. Aqüicultura e expansão capitalista: a natureza como linha de montagem. In: RAM 2009 - VII Reunión de Antropología del Mercosur, 2009, Buenos Aires, Argentina. VIII Reunión de Antropología del Mercosur (RAM) - "Diversidad y poder en América Latina", 2009.
______. O mundo das águas e seus laços de pertencimento. Raizes (Campina Grande), Campina Grande, PB, v. 23, n.01 e 02, p. 62-72, 2004.
SILVEIRA, P. C. B. Pesca artesanal, territórios e os impactos dos grandes empreendimentos. Coletiva, Recife, 01 out. 2010.
VEIGA, J. E. da. Cidades Imaginárias. O Brasil é menos Urbano do que se Calcula. Campinas: Editora Autores Associados, 2002.
VENTURATO, R.D.; VALENCIO, N. F. L. S. Desafios do modo de vida da pesca artesanal: Comunidade Tanquã, Piracicaba/SP. In: IV Encontro da ANPPAS, 2008, Brasília.
WANDERLEY, M. N. B. O mundo rural como espaço de vida: reflexões sobre a propriedade da terra, agricultura familiar e ruralidade. Porto Alegre: UFRGS, 2009.
WOLF, E. Sociedades camponesas. 2ª ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1976.

Complementar:
ALMEIDA, J. A problemática do desenvolvimento sustentável. In: BECKER, Dinizar F. Desenvolvimento sustentável: necessidade e/ou possibilidade? Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2002.
BONANNO, A. A globalização da economia e da sociedade: fordismo e pós-fordismo no setor agroalimentar. Disponível em: bibliotecavirtual.clacso.org.ar/ar/libros/pernambuco/05.doc. Acesso em 27 de julho de 2010.
CALAZANS, R. Ambivalências: O Nordeste nas obras de Gilberto Freyre e Celso Furtado. Rev. bras. Ci. Soc.[online]. 2007, vol.22, n.64, pp. 75-80. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092007000200006. Acesso em 27 de julho de 2010.
CASTELLS, M. A sociedade em rede: a era da informação. 9ª Ed. São Paulo: Paz e Terra, 2006.
FOLADORI, G. Limites do Desenvolvimento Sustentável. Editora da Unicamp, Campinas, São Paulo, 2001.
FURTADO, C. Introdução ao desenvolvimento – enfoque histórico-estrutural. 3º Ed. Rio de Janeiro: 2000.
___________. O mito do desenvolvimento econômico. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
GIDDENS, A. Modernidade e Identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.
LEFF, E. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Petrópolis, 2001.
LEONARDI, M. L. A. A educação ambiental como um dos instrumentos de superação da insustentabilidade da sociedade atual. 3ª ed. São Paulo: Cortez: Recife: Fundação Joaquim Nabuco, 2001.
PERICO, R. E. Identidade e Território no Brasil. Brasília: IICA, 2009.
PORTO-GONÇALVES, C. W. O desafio ambiental. Rio de Janeiro: Record, 2004.
RUSCHEINSKY, A. Sustentabilidade: uma paixão em movimento. Porto Alegre: Sulina, 2004.
FELDMANN, F. Entendendo o meio ambiente. São Paulo: SMA, 1997.
SANTOS, M. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. 11 ed. Rio de Janeiro: Record, 2008.
TRIGUEIRO, A. Meio ambiente no século XXI: 21 especialistas falam da questão ambiental nas suas áreas de conhecimento. Rio de Janeiro: Sextante, 2003.
VEIGA, J. E. da. Desenvolvimento sustentável – desafio do século XXI. 2 ª ed. Rio de Janeiro: Garamond, 2006.
ZAOUAL, H. Globalização e diversidade cultural. 11 ed. São Paulo: Cortez, 2003.
YOUNG, C. E. F.; LUSTOSA, M. C. J. A questão ambiental no esquema centro-periferia, In: Revista Economia, Niterói (RJ), v. 4, n. 2, jul./dez. 2003, p. 201-221.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
01/11/2013
29/11/2013
1. COMPREENDENDO CULTURA E SOCIEDADE
02/12/2013
20/12/2013
2. SOCIEDADES RURAIS E URBANAS: integração e ruptura
10/01/2014
24/02/2014
3. SOCIOLOGIA E PESCA
Avaliações
Data Descrição
29/11/2013 1ª Avaliação
20/12/2013 2ª Avaliação
31/01/2014 3ª Avaliação
24/02/2014 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Cine Educação exibirá documentário sobre o modo de vida de mulheres da pesca, sala 709, CMRV-UFPI, 06.03, 18h 05/03/2014
Retorno das aulas 07/01/2014

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb17.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1163 08/11/2024 00:26