Metodologia: |
espaços de troca de conhecimento entre professores e estudantes. As aulas envolveram atividades de campo, filmes, exposição dialogada, roda de conversas, discussões sobre textos, visita institucionais, diários de campo e relatório das atividades. A leitura prévia dos textos propostos consistirá um quesito obrigatório para o desenvolvimento satisfatório da disciplina, presença, envolvimento e participação. O estudante deverá participar de forma implicada das aulas teóricas e vivências de campo. O processo de avaliação do estudante ocorre através da avaliação formativa e certificativa. A avaliação formativa irá considerar participação em sala de aula e atividades de campo a partir dos seguintes dominios: pontualidade e assuidade, participação e implicação na sala de aula colocando discussões trazidas pelas referências bibliograficas, responsabilidade, capacidade de escuta, respeito a diferentes pontos de vista, evidências nas argumentações, integração com professores e demais estudantes. Dessa forma a avaliação visa contemplar as dimensões do processo ensino aprendizagem: avaliação coginitiva, comunicativa e atitudinal. O objetiva é permtir que a avaliação não normativa ou coercitiva mas que estimule o aluno no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem a partir das seguintes dimensões:aprender a ser, aprender a aprender, aprender a fazer e aprender a conviver. Como métodos de avaliação iremos utilizar: comunidade de aprendizagem I: avaliação escrita, comunidade de aprendizagem II: seminários e comunidade de aprendizagem III: relatório de visitas com articulação teórico prática.
|
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
O processo de avaliação do estudante ocorre através da avaliação formativa e certificativa. Considerando a avaliação formativa através do seguintes critérios e domínios: pontualidade e assuidade, participação e implicação na sala de aula, responsabilidade, capacidade de escuta, respeito a diferentes pontos de vista, evidências nas argumentações, integração com a professora e demais estudantes. Consitituem dimensões da avaliação do processo ensino aprendizagem: avaliação coginitiva, comunicativa e atitudinal. Dessa forma o objetiva é permtir que a avaliação não normativa ou coercitiva mas que estimule o aluno no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem a partir das seguintes dimensões:aprender a ser, aprender a aprender, aprender a fazer e aprender a conviver. Haverá três avaliações. comunidade de aprendizagem I:seminários, comunidade de aprendizagem II: seminários e comunidade de aprendizagem III: seminário e participação em sala de aula. . |
Bibliografia:
| FOUCAULT.M. Uma consciência política In FOUCAULT.M. o Nascimento da clínica. Rio de Janeiro, Forense Universitária, 2003. p. 23- 40.
FOUCAULT.M O campo livre In FOUCAULT.M. o Nascimento da clínica. Rio de Janeiro, Forense Universitária, 2003.p. 41-58
FOUCAULT.M. A velhice da clínica In FOUCAULT.M. o Nascimento da clínica. Rio de Janeiro, Forense Universitária, 2003. p. 59-71
FOUCAULT.M Ver, saber In FOUCAULT.M. o Nascimento da clínica. Rio de Janeiro, Forense Universitária, 2003. p. 121-140.
FOUCAULT.M O invisível visível In FOUCAULT.M. o Nascimento da clínica. Rio de Janeiro, Forense Universitária, 2003.p. 169-198
AMARANTE,P. Reforma Psiquiatrica e Epistemologia. Caderno Brasileiro de Saúde Menta, vol.01n.01, jan-abril, 2009.
YASUI,S. Atenção psicossocial e os desafios contemporaneos: um outro mundo é possível. Caderno Brasileiro de Saúde Menta, vol.01n.01, jan-abril, 2009.
VASCONCELOS, E.M. Outras correntes teóricas fundamentais para o campo das abordagem psicossociais In VASCONCELOS, E.M.Abordagens psicossociais: história, teória e prática no campo. São Paulo. Editora Aderaldo & Rothschid,2009. p. 93-130.
VASCONCELOS, E.M. As abordagens psicossociais e a sua inserção na psicologia geral e psicologia social In VASCONCELOS, E.M.Abordagens psicossociais: história, teória e prática no campo. São Paulo. Editora Aderaldo & Rothschid,2009. p. 131-140.
BRANDALISSE, F. Estratégias clínicas: a construção de projetos terapeuticos e o acompanhamento terapeutico na atenção psicossocial In Cadernos Brasileiros de Saúde Mental - Vol.1 N.2 - Out/Dez de 2009 ISSN 1984-2147
SCHEFFER, A.M; ANTUNES, N; BUCHELE,F. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental ISSN 1984-2147, Florianópolis, v. 3, n. 7, p. 73-92, jul./dez., 2011.
CUNHA,G.T Um modelo para análise da clínica. CUNHA,G.T. A construção da clínica ampliada na Atenção Básica. São Paulo, Editora HUCITEC, 2005. p. 39-90
CUNHA,G.T Um modelo para análise da clínica. In CUNHA,G.T. A construção da clínica ampliada na Atenção Básica. São Paulo, Editora HUCITEC, 2005. p. 39-90
CUNHA,G.T A clínica ampliada In CUNHA,G.T. A construção da clínica ampliada na Atenção Básica. São Paulo, Editora HUCITEC, 2005.p. 91-128.
CUNHA,G. Algumas estratégias para a transformação In CUNHA,G.T. A construção da clínica ampliada na Atenção Básica. São Paulo, Editora HUCITEC, 2005.p. 129-198.
|