• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • O sistema entrará em processo de atualização de funcionalidades às 22:30. Pedimos a todos que salvem seus trabalhos para que não haja transtornos.
    Agradecemos a compreensão, em 15 minutos o sistema estará de volta.

-

CMR0329 - PSICOLOGIA E PROCESSOS ENSINO APRENDIZAGEM I - Turma: 01 (2014.1)

Tópicos Aulas
Apresentação da Disciplina/ Educação e conteporaneidade (14/04/2014 - 14/04/2014)
Os processos de ensino-aprendizagem, construídos ao longo da vida do sujeito, nos diferentes espaços do mundo sócio-histórico-cultural em que ele se insere, envolvendo tanto aspectos cognitivos como a (14/04/2014 - 11/08/2014)
UNIDADE I: A Educação 1- Fundamentos da Psicologia da Educação; 2- Fundamentos epistemológicos da Educação; 3- A Educação na contemporaneidade. UNIDADE II: A escola 1- Relações entre escola e Educação; 2- A Educação escolar; 3- Além da escola, outros espaços de Educação. UNIDADE III: Os sujeitos da Educação 1- Os sujeitos da Educação; 2- Educação e produção de modos de ser no contemporâneo. UNIDADE IV: Teorias de Ensino-Aprendizagem 1- Epistemologia Genética; 2- Sócio-construtivismo; 3- Comportamentalismo; 4- Pós-estruturalismos.
Fundamentos da Psicologia da Educação (21/04/2014 - 21/04/2014)
Fundamentos da Psicologia da Educação (28/04/2014 - 28/04/2014)
Fundamentos Epistemológicos da Educação (05/05/2014 - 05/05/2014)
Educação na Conteporaneidade - ED (12/05/2014 - 12/05/2014)
Relações entre Escola e Educação (19/05/2014 - 19/05/2014)
A Educação Escolar (26/05/2014 - 26/05/2014)
A Educação Escolar ED (02/06/2014 - 02/06/2014)
Além da Escola, outros espaços da Educação (09/06/2014 - 09/06/2014)
Além da Escola, outros espaços da Educação ED (16/06/2014 - 16/06/2014)
Educação e produção de modos de ser conteporâneo (23/06/2014 - 23/06/2014)
Educação e produção de modos de ser conteporâneo ED (30/06/2014 - 30/06/2014)
Epistemologia Genética (07/07/2014 - 07/07/2014)
Sócio Construtivismo (14/07/2014 - 14/07/2014)
SEMINÁRIO 1 E 2 (21/07/2014 - 21/07/2014)
SEMINNÁRIO 2 E 3 (28/07/2014 - 28/07/2014)
SEMINÁRIO 4 e 5 (04/08/2014 - 04/08/2014)
A educação nos dias de Hoje sobre a discussão do filme A onda (Die Welle) (06/08/2014 - 06/08/2014)
Aula Extra.
SEMINÁRIO 6 (11/08/2014 - 11/08/2014)
Frequências da Turma
# Matrícula ABR MAI JUN JUL AGO Total
14 28 05 12 19 26 02 09 16 23 30 07 14 21 28 04 06 11
1 201393**** 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 2 0 3
2 201395**** 2 0 0 0 2 2 2 1 0 1 2 2 2 0 2 2 0 2 22
3 201396**** 0 0 0 0 2 2 0 0 1 1 2 2 2 0 2 2 2 2 20
4 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
5 201391**** 0 0 0 0 0 0 0 1 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
6 201392**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
7 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 1 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
8 201391**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1
10 201393**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
11 201393**** 0 0 0 0 0 0 0 1 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
12 201390**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 1 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
14 201390**** 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
15 201390**** 2 0 0 0 2 2 2 1 1 1 2 2 2 0 2 0 0 0 19
16 201391**** 2 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
17 201390**** 0 0 0 0 0 0 0 1 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
18 201391**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 201390**** 0 0 0 0 0 0 0 1 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
20 201391**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 201391**** 0 0 0 0 0 0 0 1 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
22 201391**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 1 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
24 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
25 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 1 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
26 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 201393**** 0 0 0 0 0 0 0 1 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
28 201390**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
29 201390**** 0 0 0 0 0 0 0 1 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
30 201391**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
31 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 1 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
32 201391**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
33 201393**** 0 0 0 0 0 0 0 1 1 2 0 0 0 2 0 0 0 0 6
34 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
35 201390**** 0 0 0 0 0 0 0 1 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
36 201391**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
37 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 1 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
38 201393**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
39 201390**** 2 4 0 0 0 2 2 1 1 1 2 2 2 0 2 2 2 2 27
40 201394**** 0 0 0 3 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3
41 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1
42 201391**** 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1
43 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1
44 201392**** 0 0 2 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3
45 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 1 0 2
46 201393**** 0 0 0 0 0 0 0 1 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 3
47 20125**** 2 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 2 0 0 0 0 1 0 6
48 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 3
49 20125**** 2 4 0 0 2 2 2 0 1 1 2 2 2 0 2 0 0 2 24
50 201394**** 0 0 0 0 2 2 0 1 0 0 0 1 2 0 2 2 2 2 16
51 201393**** 2 0 0 0 2 2 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 7
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201390**** 10,0 8,0 9,0 9.0 0 AM
2 201391**** 8,0 8,0 8,0 8.0 0 AM
3 201391**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
4 201390**** 10,0 8,0 8,0 8.7 0 AM
5 201391**** 9,0 8,0 9,0 8.7 0 AM
6 201392**** 10,0 9,0 10,0 9.7 0 AM
7 201393**** 10,0 8,0 9,0 9.0 0 AM
8 201392**** 10,0 8,0 8,0 8.7 0 AM
9 201393**** 9,0 8,0 8,0 8.3 0 AM
10 201391**** 10,0 9,0 9,0 9.3 0 AM
11 201392**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
12 201392**** 9,0 8,0 8,0 8.3 0 AM
13 201393**** 8,0 8,0 8,5 8.2 0 AM
14 201390**** 8,0 9,0 9,0 8.7 0 AM
15 201390**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
16 201391**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
17 201392**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
18 201393**** 10,0 8,0 8,0 8.7 0 AM
19 201393**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
20 201394**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
21 201392**** 10,0 9,0 9,0 9.3 0 AM
22 201392**** 10,0 9,0 10,0 9.7 0 AM
23 201391**** 8,0 8,0 9,0 8.3 0 AM
24 201391**** 10,0 9,0 9,0 9.3 0 AM
25 201392**** 8,0 8,0 8,5 8.2 0 AM
26 201392**** 8,0 8,0 8,0 8.0 0 AM
27 201392**** 10,0 9,0 10,0 9.7 0 AM
28 201392**** 10,0 10,0 9,0 9.7 0 AM
29 201392**** 9,0 9,0 10,0 9.3 0 AM
30 201392**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
31 201393**** 10,0 8,0 9,0 9.0 0 AM
32 201391**** 10,0 9,0 9,0 9.3 0 AM
33 201390**** 10,0 9,0 9,0 9.3 0 AM
34 201391**** 8,0 8,0 8,5 8.2 0 AM
35 201395**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
36 201393**** 9,0 8,0 8,0 8.3 0 AM
37 201390**** 9,0 8,0 9,0 8.7 0 AM
38 201392**** 8,0 8,0 8,0 8.0 0 AM
39 201390**** 10,0 9,0 8,0 9.0 0 AM
40 201391**** 9,0 10,0 8,0 9.0 0 AM
41 201390**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
42 20125**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
43 201394**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
44 201391**** 10,0 9,0 8,0 9.0 0 AM
45 201392**** 9,0 8,0 8,0 8.3 0 AM
46 201390**** 9,0 8,0 9,0 8.7 0 AM
47 201396**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
48 201392**** 9,0 8,0 7,0 8.0 0 AM
49 201393**** 8,0 9,0 9,0 8.7 0 AM
50 201392**** 8,0 9,0 8,0 8.3 0 AM
51 20125**** 10,0 7,0 8,0 8.3 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Os processos de ensino-aprendizagem, construídos ao longo da vida do sujeito, nos diferentes espaços do mundo sócio-histórico-cultural em que ele se insere, envolvendo tanto aspectos cognitivos como afetivos. As teorias e diferentes concepções de aprendizagem. As concepções de sujeito envolvidos nos processos de ensino-aprendizagem. Contribuições da Epistemologia Genética - Jean Piaget. Contribuições do Sócio-construtivismo - Lev Vigotsky. Contribuições da Psicogenética - Henry Wallon. Contribuições da Psicanálise - Sigmund Freud.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: - Conhecer os fundamentos psicológicos da educação;
- Discutir a constituição da Educação no Brasil sob a ótica dos processos psicológicos implicados nas relações de ensino e aprendizagem;
- Contextualizar a escola na contemporaneidade;
- Compreender a Educação como produtora de modos de ser – sujeitos da Educação;
- Apresentar algumas das principais teorias sobre a o Ensino-Aprendizagem.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Leitura prévia de textos indicados; discussões temáticas; exibição de documentários; visitas técnicas; apresentação de seminários.

Horário de atendimento: Segunda e Quarta das 14 ás 18 horas.
Bibliografia: ARANHA,M.L.A. História da educação e da pedagogia:geral e Brasil,São Paulo,Moderna,2006.
DIAS,A.M.I;MAGALHÃES,R.C.B.P;PASCUAL, J.G. Fragmentos: filosofia, sociologia, psicologia: o que isso interessa a Educação ? Fortaleza, Brasil Tropical,2006.
DIAS,A.M.I;PASCUAL, J.G . Fragmentos: filosofia, sociologia, psicologia: o que isso interessa a Educação ? Fortaleza, Brasil Tropical,2005.
PASCUAL,J.G;DIAS,A.M.I.Fragmentos: filosofia, sociologia, psicologia: o que isso interessa a Educação ? Fortaleza, Brasil Tropical,2004.
SILVA, Tomaz Tadeu da Silva (org.). O sujeito da educação: estudos foucaultianos. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.
SKINNER, Burrhus Frederic. Walden II: uma sociedade do futuro. 2. Ed. São Paulo: EPU, 2009.
VIGOTSKI, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 11ª Ed. São Paulo: Ícone, 2010.

Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
14/04/2014
14/04/2014
Apresentação da Disciplina/ Educação e conteporaneidade
14/04/2014
11/08/2014
Os processos de ensino-aprendizagem, construídos ao longo da vida do sujeito, nos diferentes espaços do mundo sócio-histórico-cultural em que ele se insere, envolvendo tanto aspectos cognitivos como a
21/04/2014
21/04/2014
Fundamentos da Psicologia da Educação
28/04/2014
28/04/2014
Fundamentos da Psicologia da Educação
05/05/2014
05/05/2014
Fundamentos Epistemológicos da Educação
12/05/2014
12/05/2014
Educação na Conteporaneidade - ED
19/05/2014
19/05/2014
Relações entre Escola e Educação
26/05/2014
26/05/2014
A Educação Escolar
02/06/2014
02/06/2014
A Educação Escolar ED
09/06/2014
09/06/2014
Além da Escola, outros espaços da Educação
16/06/2014
16/06/2014
Além da Escola, outros espaços da Educação ED
23/06/2014
23/06/2014
Educação e produção de modos de ser conteporâneo
30/06/2014
30/06/2014
Educação e produção de modos de ser conteporâneo ED
07/07/2014
07/07/2014
Epistemologia Genética
14/07/2014
14/07/2014
Sócio Construtivismo
21/07/2014
21/07/2014
SEMINÁRIO 1 E 2
28/07/2014
28/07/2014
SEMINNÁRIO 2 E 3
04/08/2014
04/08/2014
SEMINÁRIO 4 e 5
06/08/2014
06/08/2014
A educação nos dias de Hoje sobre a discussão do filme A onda (Die Welle)
11/08/2014
11/08/2014
SEMINÁRIO 6
Avaliações
Data Descrição
21/07/2014 1ª Avaliação
28/07/2014 2ª Avaliação
06/08/2014 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb15.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1163 07/11/2024 22:33