Metodologia: |
A disciplina será desenvolvida no Serviço Escola de Fisioterapia (SEF) da Universidade Federal do Piauí, Campus de Ministro Reis Velloso, no intuito de desenvolver técnicas e habilidades da prática fisioterapêutica especializada, em atenção secundária à saúde. Contará ainda com a discussão de casos clínicos e de situações práticas de atendimento fisioterápico. Os discentes serão divididos em três grupos, que rodiziarão entre si nas seguintes áreas de atuação: neurologia (adulto), cardiorrespiratória e terapia manual.
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Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
O discente será avaliado diariamente pelo docente, de acordo com os critérios de pontualidade, assiduidade, criatividade, ética, domínio e destreza dos conhecimentos fisioterápicos, dentre outros. A aprovação no Estágio Supervisionado é indispensável para a conclusão do curso. Tais critérios estão descritos na ficha de avaliação discente, que segue:
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Bibliografia:
| UMPHED, Ann Darly, Fisioterapia neurológica, 3ª ed, São Paulo: MANOLE. FLEHMIG, Inze. Desenvolvimento Normal e Seus Desvios no Lactente. 2ª ed. Rio de Janeiro: ATHENEU BURNS, R. / Macdonalds Julie. Fisioterapia e Crescimento na Infância. 1ª ed. São Paulo: Santos, 1999. BOBATH, Berta. Atividade Postural Reflexa Anormal Causada por lesões cerebrais. 2ª ed. São Paulo: Manole. HERREN e HEKREN, Estimulação psicomotora precoce. 2ª ed. Porto Alegre: Artes Médicas. BEVILACQUA, F. Manual do Exame Clínico. 12ª ed. Rio de Janeiro: Cultura Médica, 2000 CAMARGO, A. Prova de esforço & Prescrição de Exercício ACSM. Rio de Janeiro: Revinter, 1994. REGENGA, M. Fisioterapia em Cardiologia da UIT à reabilitação. São Paulo: Rocca, 2000. SOUSA, A. Cardiologia SOCESP volume I e II. São Paulo: Atheneu, 1996. BIENFAIT, Marcel. Bases Elementares Técnicas de Terapia Manual e Osteopatia. São Paulo: Summus, 1997. LEDERMAN, Eyal. Fundamentos da terapia manual: fisiologia, neurologia, psicologia. 1ª ed., São Paulo: Manole, 2001. BUTLER, David. Mobilização do sistema nervoso. São Paulo: Manole, 2003.
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