Bibliografia:
| BAGDIKIAN, Bem H. O monopólio da mídia. São Paulo: Página Aberta, 1993.
BAZI, R. E. R. TV Regional: trajetória e perspectivas. Campinas: Alínea, 2001. p. 11-34.
BOLANO, César Ricardo Siqueira. Globalização e regionalização. São Paulo: EDUC, 1999.
BULIK, Linda. Doutrinas da informação no mundo de hoje. São Paulo: Loyola, 1990. 192p.
CANCLINI, Nestor G. Cultura y comunicación: entre lo global y lo local. La Plata: Ediciones de Periodismo y Comunicación, 1997.
CABRAL, E. D. T. A regionalização da mídia brasileira. UNIrevista, São Leopoldo, v. 1, n. 3, jul. 2006. Disponível em: <http://pt.scribd.com/doc/61277046/A-regionalizacao-da-midia-brasileira>. Acesso em: 14 out. 2013.
CAMPONEZ, C. Jornalismo regional: proximidades e distanciações. Linhas de reflexão sobre uma ética de proximidade no jornalismo. In: CORREIA, J. C. (Org.). Ágora: jornalismo de proximidade: limites desafios e oportunidades. Portugal: LabCom, 2012. p. 35-47.
CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
CASTELO BRANCO, S. Internacionalização da mídia brasileira: a trajetória da Gazeta Mercantil. 2001. 381 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo. 2001. CASTELO BRANCO, S. Internacionalização Midiática: reflexões conceituais. In: MOREIRA, Sonia Virgínia (Org.). Uma filósofa em campo na comunicação: indústria, geografias e crítica de mídia na produção de Anamaria Fadul. São Paulo: Intercom, 2012, v. 1, p. 105-111.
HAESBAERT, R. Região, regionalização e regionalidade: questões contemporâneas. Revista Antares, Caxias do sul, n. 3, p. 2-24, 2010.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. 10. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
HOBSBAWM, E. Era dos extremos: o breve século XX (1914-1991). São Paulo: Companhia das Letras, 1995. IANNI, O. Nacionalismo, regionalismo e globalismo. In: BOLAÑO, C. (Org.). Globalização e regionalização das comunicações. São Paulo: EDUC, 1999. p. 29-50.
LIMA, M. E. de O. Comunicação local / regional. In: GADINI, S. L.; WOITOWICZ, K. J. Noções básicas de folkcomunicação: uma introdução aos principais termos, conceitos e expressões. Ponta Grossa: UEPG, 2007. p. 74-77. _________. Mídia regional: indústria, mercado e cultura. Natal: UFRN, 2010. 254 p.
_________.Regionalização midiática: conceitos e exemplos. In: MARÇOLLA, R.; OLIVEIRA, R. R. de. Estudos de mídia regional, local e comunitária. São Paulo: Arte e Ciência, 2008. p. 43-76.
MacBRIDE, S. (Ed.) Un sólo mundo, voces múltiples: comunicación e información e información en nuestro tiempo. México, DF: Fondo de Cultura Europea, 1980.
MARQUES DE MELO, J. As imagens do Natal na mídia paulista. In: MARQUES DE MELO, J.; KUNSCH, W. L. (Org.). De Belém a Bagé: imagens midiáticas do Natal brasileiro. São Bernardo do Campo: UMESP, 1998. p. 29-58.
MARTÍN-BARBERO J. Globalização comunicacional e transformação cultural. In: MORAES, D. (Org.). Por uma outra comunicação: mídia, mundialização cultural e poder. Rio de Janeiro: Record, 2003. p. 57-86.
MAROCCO, B.; BERGER, C. (Orgs.) A era glacial do jornalismo - teorias sociais da imprensa: pensamento crítico sobre os jornais. Porto Alegre: Sulinas, 2006.
MATTELART, Armand. Comunicação-mundo: história das idéias e das estratégias. Petrópolis: Vozes, 2. ed, 1996. 320 p.
MIÈGE, B. A sociedade tecida pela comunicação: técnicas da informação e da comunicação entre inovação e enraizamento social. São Paulo: Paulus, 2009.
MORAES, D. A dialética das mídias globais. In: MORAES, D. et al. (Org.). Globalização, mídia e cultura contemporânea. Campo Grande: Letra Livre, 1997. p. 11-77.
MORIN, E. As duas globalizações. Porto Alegre: Sulina, 2007.
MORONI, B. de G.; RUAS, R. L. A imprensa regional: o jornal do interior. In: _________. Jornalismo regional: 6º aniversário do Correio do Porto. Presidente Epitácio: Epitaciana, 2006. p. 25-44.
MOTA, I. P.; CALLOU, A. B. F. Regionalização midiática: o local como fonte de informação. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 34., 2011, Recife. Anais... São Paulo, Recife: Intercom, Universidade Católica de Pernambuco, 2011. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/ nacionais/ 2011/resumos/R6-0432-1.pdf>. Acesso em: 7 jan. 2014.
OLIVEIRA, Flavia Arlanch Martins de. Globalização, regionalização e nacionalismo. São Paulo: UNESP, 1999.
OLIVEIRA, R. R. de. Mídia regional: proximidade e mercado: a TV TEM. 2012. Disponível em: <http://www.bocc.ubi.pt/pag/oliveira-roberto-midia-regional.pdf>. Acesso em: 2 dez. 2013.
PERUZZO, C. M. K. Mídia local, uma mídia de proximidade. Comunicação: Veredas, São Paulo, ano 2, n. 2, p. 65-89, nov. 2002.
_________. Mídia regional e local: aspectos conceituais e tendências. Comunicação & Sociedade, São Bernardo do Campo, ano 26, n. 43, p. 67-84, set. 2005.
SANTOS, Theotonio dos; BRUCKMAN, Mônica. Globalização e regionalização. São Paulo: Loyola, 2004.
TASCHNER, Gisela. Folhas ao vento: análise de um conglomerado jornalístico no Brasil. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. 230p.
TELLAROLLI, T. M.; IJUIM, J. K. Comunicação no mundo globalizado: tendências do século XXI. Revista Ciberlegenda, Niterói, ano 10, n. 20, jun. 2008. Disponível em: <http://www.uff. br/ciberlegenda/ojs/index.php/revista/article/viewFile/161/61>. Acesso em: 6 jan. 2014.
THOMPSON, J. B. A mídia e a modernidade. Rio de Janeiro: Vozes, 2008.
VILCHES, L. Globalização comunicativa e efeitos culturais. In: MORAES, D. et al. (Org.). Globalização, mídia e cultura contemporânea. Campo Grande: Letra Livre, 1997. p. 77-113. |