-

PPGED066 - FORMAÇÃO DOCENTE - Turma: 01 (2015.1)

Tópicos Aulas
Apresentação do Plano de Disciplina. Pesquisas sobre Formação de Professores. A formação de professores no Brasil: características e problemas. As Pesquisas sobre Formação de Professores no Brasil. (16/03/2015 - 16/03/2015)
Paradigmas educativos e formação docente: do profissional reflexivo ao intelectual crítico. (23/03/2015 - 23/03/2015)
A formação continuada de educadores/as: as possibilidades de reorientação do currículo no semiárido. (30/03/2015 - 30/03/2015)
A Formação Docente no Plano Nacional de Educação. (06/04/2015 - 06/04/2015)
Saberes Docentes e Formação Profissional (13/04/2015 - 13/04/2015)
Uma Intervenção Colaborativa sobre os Processos de Ensino e Aprendizagem do Aluno com Deficiências Intelectual - atividade orientada de leitura e análise de uma tese de Doutorado em Educação. (20/04/2015 - 20/04/2015)
Prática Pedagógica e Formação de Professores (27/04/2015 - 27/04/2015)

Apresentação e discussão do livro "Prática pedagógica e formação de professores.

Análise da TEse de Doutorado em Educação: Tornar-se Negro - trajetórias de vida de professores universitários no Ceará. (04/05/2015 - 04/05/2015)
Necessidade Formativas dos Professores (11/05/2015 - 11/05/2015)
Discussão do Livro "Gênero, sexualidade e educação" e suas articulações com a formação docente. (18/05/2015 - 18/05/2015)
Formação Crítica de Educadores: questõews fundamentais (25/05/2015 - 25/05/2015)

Formação Crítica de Educadores: questõews fundamentais

Análise de uma Tese de Doutorado (01/06/2015 - 01/06/2015)

Análise de uma Tese de Doutorado

Parceiria e Dissenso na Educação do Campo: marcas e e desafios na Luta do MST - Reflexões sobre a formação de professores em Tese (08/06/2015 - 08/06/2015)

Parceiria e Dissenso na Educação do Campo: marcas e e desafios na Luta do MST - Reflexões sobre a formação de professores em Tese

Análise de Tese de Doutorado: Histórias de Vida de Professoras e Ensino de Biologia no Brasil: formação, saberes e práticas docentes (15/06/2015 - 15/06/2015)

Análise de Tese de Doutorado: Histórias de Vida de Professoras e Ensino de Biologia no Brasil: formação, saberes e práticas docentes

Reflexões Docentes sobre Caminhos que se Entrelaçam com o Fazer do Professor Bacharel na Educação Superior (22/06/2015 - 22/06/2015)

Reflexões Docentes sobre  Caminhos que se Entrelaçam com o Fazer do Professor Bacharel na Educação Superior

Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN Total
16 23 30 06 13 20 27 04 11 18 25 01 08 15 22
1 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4
2 201410**** 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
3 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4 0 0 0 8
4 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4
5 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4
7 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4
8 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 4 0 0 8
9 201410**** 0 0 4 0 0 0 0 0 4 0 0 4 0 0 0 12
10 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 4
11 201410**** 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 8
12 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4
13 201410**** 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 8
14 201410**** 0 0 0 0 0 0 4 4 0 0 0 0 0 0 4 12
15 201410**** 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 4
16 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4
18 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 201410**** 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
20 201410**** 0 0 0 4 0 0 0 0 4 0 0 4 0 0 0 12
21 2014100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4
22 2014100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4 0 8
23 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4
24 201410**** 0 4 0 4 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 12
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201410**** 9,2 9.2 0 AM
2 201410**** 9,5 9.5 0 AM
3 2015100**** 10,0 10.0 0 AM
4 201410**** 9,0 9.0 0 AM
5 2015100**** 9,2 9.2 0 AM
6 201410**** 9,1 9.1 0 AM
7 201410**** 10,0 10.0 0 AM
8 201410**** 9,2 9.2 0 AM
9 201410**** 9,0 9.0 0 AM
10 2014100**** 9,0 9.0 0 AM
11 2015100**** 9,8 9.8 0 AM
12 201410**** 9,3 9.3 0 AM
13 2014100**** 9,8 9.8 0 AM
14 201410**** 9,2 9.2 0 AM
15 201410**** 9,7 9.7 0 AM
16 201410**** 9,1 9.1 0 AM
17 201410**** 9,2 9.2 0 AM
18 201410**** 9,3 9.3 0 AM
19 201410**** 9,5 9.5 0 AM
20 201410**** 9,6 9.6 0 AM
21 201410**** 9,1 9.1 0 AM
22 201410**** 9,0 9.0 0 AM
23 201410**** 9,0 9.0 0 AM
24 201410**** 9,6 9.6 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Formação inicial e profissionalização de docentes: aspectos históricos. Paradigmas educativos e formação de professores: do profissional técnico ao intelectual reflexivo. A formação de docentes pós-LD/96. Os fundamentos e as diretrizes para a formação de docentes. Formação continuada de docentes: tendências atuais. Formação de docentes: novas identidades, consciência e subjetividade. Saberes dos professores em seu trabalho e em sua formação.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: No desenvolvimento da disciplina as situações de ensino-aprendizagem constarão de: Aulas expositivas dialogadas; seminários; leituras e discussões de livros, artigos científicos e teses; orientações; elaboração de artigo científico etc.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Será considerado aprovado na disciplina, o doutorando que obtiver freqüência igual ou superior a 75% da carga horária da disciplina e aproveitamento igual ou superior a 70% na avaliação final da disciplina.
A avaliação somativa constará de três etapas: a) a primeira consistirá apresentação de um seminário, em dupla, tendo como foco o objeto de pesquisa de cada doutorando articulado com a disciplina; b) a segunda as resenhas individuais dos livros e os roteiros individuais de análises das teses de doutorado, a serem entregues no início de cada. e c) a terceira consistirá na elaboração de um artigo científico sobre formação docente.
Horário de atendimento: Segunda Feira das 8 h às 12h
Bibliografia: ALARCÃO, Isabel (Org.). Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Porto: Porto, 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Plano Nacional de Educação (2011-2020).
CONTRERAS, José. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.
GARCIA, Carlos Marcelo. El pensamiento del profesor. Barcelona: Ediciones CEAC, 1987.
GIROUX, Henry A. Os professores como intelectuais: rumo a uma teoria crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.
------. Formação docente e profissional: formar-s para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2000.
LIBERALI, Fernanda Coelho. Formação crítica de educadores: questões fundamentais. Campinas, SP: Pontes, 2010.
NÓVOA, Antônio (Coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1997.
PACHECO, José Augusto; FLORES, Maria Assunção. Formação e avaliação de professores. Porto: Porto Editora, 1999.
SOUZA, Elizeu Clementino de. O conhecimento de si: estágio e narrativas de formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A; Salvador: UNEB, 2006.
SOUZA, João Francisco. Prática pedagógica e formação de professores. 2. ed. Recife: EDUFPE, 2012..
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação inicial. Petrópolis: Vozes, 2002
ZEICHNER, Ken. A formação reflexiva de professores: idéias e práticas. Lisboa: EDUCA, 1993.

8 Bibliografia complementar
AZEVEDO, Fernando. A cultura brasileira. 6. ed. Rio de Janeiro: UFRJ: Brasília: UNB, 1996.
BAÚ, Jorgiane; KUHO, Olga. Educação especial e a capacitação do professor para o ensino. Curitiba: Juruá, 2009.
BOLIVAR, Antonio (Org.). Profissão professor: o itinerário profissional e a construção da escola: Bauru: EDUSC, 2002.
BORBA, Marcelo Carvalho. Tendências internacionais em formação de professores de matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
BORGES, Cecília Maria Ferreira Borges. O professor da educação básica e seus saberes profissionais. Araraquara: JM, 2004.
EDUCAÇÃO E SOCIEDADE. Revista Quadrimestral de Ciência da Educação. Dossiê: os saberes docentes e sua formação, ano XXII, n. 74, abr. 2001. Campinas (SP), CEDES.
ESTRELA, Maria Teresa (Org.). Viver e construir a profissão docente. Porto: Porto, 1997.
FÁVERO, Altarir Alberto. Educar o educador: reflexos sobre a formação. Porto Alegre: Mercado das Letras, 2010.
FORMOSINHO, João. Formação de professores: aprendizagem profissional. Porto: Porto Editora, 2009.
FREIRE, Paulo. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 1995.
______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 6. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
______. Pedagogia da esperança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO. Anais.
FUSARI, José C.; RIOS, Teresinha A. Formação continuada dos profissionais do ensino. Cadernos CEDES. Campinas, n. 36, p. 37-45, 1995.
GATTI, Bernadete A. Análises com vistas a um referencial para políticas de formação para o ensino básico. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, texto mimeografado, 167 p., 1996.
______. Formação de professores: condições e problemas atuais. Revista Brasileira de Formação de Professores – RBPF, v. 1, n.1, p. 90 – 102, maio 2009.
GHEDIN, E.; ALMEIDA, M. I. de.; LEITE, Y. U. F. Formação de professores: caminhos e descaminhos da prática. Brasília: Líber, 2008.
GIL-PEREZ, Daniel; PESSOA DE CARVALHO, Anna Maria. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. São Paulo: Cortez, 2010. - (Coleção questões da nossa época; v.26).
GUIMARÃES, Valter Soares. Formação de professores: saberes, identidade e profissão. Campinas - SP: Papirus, 2004.
IBIAPINA, Ivana Maria Lopes de Melo (Org.). Formação de professores: texto & contexto. Cosme de. Teresina: EDUFPI, 2007.
LOPES, Eliana M. T.; FARIAS FILHO, Luciano Mendes; VEIGA, Cynthia G. 500 anos de educação no Brasil. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
MARIN, Alda Junqueira. Educação continuada: introdução a uma análise de termos e concepções. Cadernos CEDES. Campinas: n. 36, p.13-20, 1995.
MCLAREN, Peter. Vida nas escolas: teoria e prática crítica. 2. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2002.
MENDES SOBRINHO, José Augusto de Carvalho. Ensino de Ciências e formação de professores: na escola normal e no curso de magistério. Tese (Doutorado em Educação). Florianópolis: UFSC / CED, 1998.
_______; CARVALHO, Marlene C (Org.). Formação de professores e práticas docentes: olhares contemporâneos. Belo Horizone: Autêntica, 2006.
MENDES SOBRINHO, José Augusto de Carvalho; LIMA, Maria da Glória Soares Barbosa (Org.). Formação, prática pedagógica e pesquisa em educação: relatos e retratos. Teresina: EDUFPI, 2011.
MENEZES, Luís Carlos (Org.). Formação continuada de professores de ciências no contexto ibero-americano. Campinas: Autores Associados; São Paulo: NUPES, 1996. (Coleção formação de professores).
NÓVOA, Antônio (Coord.). Profissão professor: Porto: Porto Codex, 1995.
______. Vida de professores. Porto: Porto: Codex, 1992.
PERRENOUD, Philippe et al. Formando professores profissionais: quais as estratégias/ Quais competências? 2. ed. rev. Porto Alegre: Artmed, 2001.
______. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação: perspectivas sociológicas. 2. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1997.
PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Lea das Graças C. Docência no ensino superior. São Paulo; Cortez, 2002.
PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (Org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002.
PINHO, Scheila Zambello. Formação de educadores: dilemas contemporâneos. São Paulo: UNESP, 2011
REVISTAS CIENTÍFICAS DA ÁREA.
ROMANOSKI, Joana Paulim. Tendências da pesquisa em formação de professores. Atos da pesquisa em educação, v. 8, n.2, p.479-499, maio.-ago. 2013.
______. Apontamentos em pesquisas sobre formação de professores: contribuições para o debate, Ver. Diálogo Educ., Curitiba, v. 12, n.37, p. 905-924, set.-dez. 2012.
SLONGO, ione Inês Pinsson. A formação de professores enunciada pela pesquisa na área de educação em ciências. Alexandria, Revista de Educação em Ciências e Tecnologia, v. 3, n.3, p.97-121, nov. 2010.
VASCONCELOS, Geni A. Nader (Org.). Como me fiz professora. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
16/03/2015
16/03/2015
Apresentação do Plano de Disciplina. Pesquisas sobre Formação de Professores. A formação de professores no Brasil: características e problemas. As Pesquisas sobre Formação de Professores no Brasil.
23/03/2015
23/03/2015
Paradigmas educativos e formação docente: do profissional reflexivo ao intelectual crítico.
30/03/2015
30/03/2015
A formação continuada de educadores/as: as possibilidades de reorientação do currículo no semiárido.
06/04/2015
06/04/2015
A Formação Docente no Plano Nacional de Educação.
13/04/2015
13/04/2015
Saberes Docentes e Formação Profissional
20/04/2015
20/04/2015
Uma Intervenção Colaborativa sobre os Processos de Ensino e Aprendizagem do Aluno com Deficiências Intelectual - atividade orientada de leitura e análise de uma tese de Doutorado em Educação.
27/04/2015
27/04/2015
Prática Pedagógica e Formação de Professores
04/05/2015
04/05/2015
Análise da TEse de Doutorado em Educação: Tornar-se Negro - trajetórias de vida de professores universitários no Ceará.
11/05/2015
11/05/2015
Necessidade Formativas dos Professores
18/05/2015
18/05/2015
Discussão do Livro "Gênero, sexualidade e educação" e suas articulações com a formação docente.
25/05/2015
25/05/2015
Formação Crítica de Educadores: questõews fundamentais
01/06/2015
01/06/2015
Análise de uma Tese de Doutorado
08/06/2015
08/06/2015
Parceiria e Dissenso na Educação do Campo: marcas e e desafios na Luta do MST - Reflexões sobre a formação de professores em Tese
15/06/2015
15/06/2015
Análise de Tese de Doutorado: Histórias de Vida de Professoras e Ensino de Biologia no Brasil: formação, saberes e práticas docentes
22/06/2015
22/06/2015
Reflexões Docentes sobre Caminhos que se Entrelaçam com o Fazer do Professor Bacharel na Educação Superior
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb07.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1085 02/07/2024 17:37