-

PPGF016 - SEMINÁRIOS AVANÇADOS I - Turma: 01 (2015.1)

Tópicos Aulas
Apresentação e detalhamento do plano de aula (16/03/2015 - 16/03/2015)
Unidade I:Elaboração do cronograma de desenvolvimento das atividades da disciplinas (23/03/2015 - 23/03/2015)
Unidade I: Finalização do cronograma. (30/03/2015 - 30/03/2015)
Unidade II: Apresentação dos tipos de artigos, com enfase em artigo de revisão. (06/04/2015 - 06/04/2015)
Unidade II: elementos constituintes de um artigo de revisão. (13/04/2015 - 13/04/2015)
Unidade II: Projeto para desenvolvimento do artigo (20/04/2015 - 20/04/2015)
Unidade II: Levantamento de artigos na loiteratura para o artigo de revisão. (27/04/2015 - 27/04/2015)
Unidade II: Escrita de artigo. (04/05/2015 - 04/05/2015)
Unidade II: Continuação da escrita de artigo. (11/05/2015 - 11/05/2015)
Unidade II: Continuação da escrita de artigo. (18/05/2015 - 18/05/2015)
Entrega do Artigo de Revisão (25/05/2015 - 25/05/2015)
Elaboração dos seminários (01/06/2015 - 01/06/2015)
Unidade III:Como elabora uma apresentação (seminário) (08/06/2015 - 08/06/2015)
Unidade III: Apresentação de seminários referentes aos artigos de Revisão. 1 aluno. (15/06/2015 - 15/06/2015)
Unidade III: Apresentação de seminários referentes aos artigos de Revisão. 1 aluno (22/06/2015 - 22/06/2015)
Resultado da disciplina (06/07/2015 - 06/07/2015)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
16 23 30 06 13 20 27 04 11 18 25 01 08 15 22 29 06
1 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2015100**** 8,0 8.0 0 AM
2 2015100**** 9,5 9.5 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Nessa disciplina os alunos ministrarão seminários sobre temas de diversas áreas afins das linhas de pesquisa do curso de mestrado, sob a orientação e coordenação de um professor do curso.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: O desenvolvimento será através de atividades acadêmicas e de pesquisa, sendo assumido pelo aluno de forma socializada e individual.
• A leitura será prática constante sempre seguida de comentários e debates.
• Aulas expositivas dialogadas
• Leitura compartilhada
• Estudo em grupo
• Leituras complementares
• Elaboração textual
• Seminários
• Elaboração individual e coletiva das atividades
• Apresentação de Seminário
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O acompanhamento será feito continuamente para verificar o desempenho do aluno durante o desenvolvimento das atividades propostas para a disciplina, apresentando o material didático desenvolvido para a disciplina, os orientado nas dificuldades, diluindo dúvidas e motivando o aluno durante todo o processo de ensino/aprendizagem.

A participação do aluno será avaliada a partir das interações desencadeadas ao longo do curso, compreendendo a participação da leitura dos conteúdos e textos indicados, o desenvolvimento das atividades propostas e/ou realização de exercícios propostos, levando em conta não somente os aspectos quantitativos, mas também os aspectos qualitativos que denotem compreensão, clareza de ideias, objetividade, criatividade, coerência intrínseca, visão crítica, relevância e pertinência aos conteúdos abordados, considerando, ainda, a pontualidade, o envolvimento e a assiduidade aos eventos educativos.

O processo de avaliação contará de 3 Prova:
1. Elaboração e execução do cronograma;
2. Elaboração e execução do artigo e;
3. Elaboração e execução do seminário.

Para efeito de aprovação e reprovação, serão aplicados os critérios abaixo especificados para a média aritmética das provas com cada valendo 10 pontos.
A média das avaliações em escala de 0 (zero) a 10 (dez):

De 7,0 a 10 – aprovado por média
De 4,0 a 6,9 – recuperação
De 0,0 a 3,9 – reprovação
Horário de atendimento:
Bibliografia: Temas sugeridos pelos orientadores;
LAKATOS. Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2008;
MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia cientifica. 6.ed. 2008. Técnica de Pesquisa: planejamento e execução de pesquisa, amostragens e técnica de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados . 7. ed. 2008;
COMPLEMENTAR:
CARVALHO, Maria Cecília M. de (Org). Construindo o Saber – Metodologia Cientifica: Fundamentos e Técnicas. 2 ed. Campinas, SP: Papirus, 1989.
VIANNA, Heraldo Marelim. Pesquisa em educação: observação. Brasília: Plano Editora, 2003.
MOURA, Dácio G.; BARBOSA, Eduardo F. Trabalhando com Projetos: planejamento e gestão de projetos educacionais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
16/03/2015
16/03/2015
Apresentação e detalhamento do plano de aula
23/03/2015
23/03/2015
Unidade I:Elaboração do cronograma de desenvolvimento das atividades da disciplinas
30/03/2015
30/03/2015
Unidade I: Finalização do cronograma.
06/04/2015
06/04/2015
Unidade II: Apresentação dos tipos de artigos, com enfase em artigo de revisão.
13/04/2015
13/04/2015
Unidade II: elementos constituintes de um artigo de revisão.
20/04/2015
20/04/2015
Unidade II: Projeto para desenvolvimento do artigo
27/04/2015
27/04/2015
Unidade II: Levantamento de artigos na loiteratura para o artigo de revisão.
04/05/2015
04/05/2015
Unidade II: Escrita de artigo.
11/05/2015
11/05/2015
Unidade II: Continuação da escrita de artigo.
18/05/2015
18/05/2015
Unidade II: Continuação da escrita de artigo.
25/05/2015
25/05/2015
Entrega do Artigo de Revisão
01/06/2015
01/06/2015
Elaboração dos seminários
08/06/2015
08/06/2015
Unidade III:Como elabora uma apresentação (seminário)
15/06/2015
15/06/2015
Unidade III: Apresentação de seminários referentes aos artigos de Revisão. 1 aluno.
22/06/2015
22/06/2015
Unidade III: Apresentação de seminários referentes aos artigos de Revisão. 1 aluno
06/07/2015
06/07/2015
Resultado da disciplina
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Ponto Facultativo 20/04/2015

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb17.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1163 07/11/2024 21:23