Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
O discente será avaliado individualmente e em grupo, portanto, deverá participar das atividades propostas, conforme a resolução n. 043/95 CEPEX, sendo observados os seguintes aspectos: responsabilidade, interesse, participação, compromisso, pontualidade, assiduidade, qualidade dos trabalhos produzidos. A avaliação, para efeito do registro de notas, será realizada através de trabalhos individuais e em grupo: 1) Seminário + Resenha e 2) Artigo Científico. |
Bibliografia:
| BIBLIOGRAFIA BÁSICA: CANCLINI, N. G. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1995. DEBOR, Guy. A sociedade do espetáculo. Versão eBooksBrasil.com, 2003. EAGLETON, Terry. A Ideologia da Estética. Rio de Janeiro: Zahar, 1993. _____. A ideia de Cultura. São Paulo: UNESP, 2005. KELLNER, Douglas. A Cultura da Mídia. Bauru, SP: EDUSC, 2001. MATTELART, Armand; MARTTELART, Michèlle. Pensar as mídias. São Paulo: Loyola, 2004. MORAES, Dênis de (org.). Por uma outra counicação: mídia, mundialização cultural e poder. Rio de Janeiro: Record, 2003. ______. Mutaciones de lo Visible. Buenos Aires: Paidós, 2010. SILVERSTONE, Roger. Por que estudar a mídia? São Paulo: Loyola, 2002. SODRÉ, Muniz. Antropológica do Espelho. Petrópolis: Vozes, 2002. _____. A Verdade Seduzida. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1988. THOMPSON, J. B. Ideologia e Cultura Moderna. Petrópolis: Vozes, 2005. _____. A Mídia e a Modernidade. Petrópolis: Vozes, 1998. TOURAINE, Alain. Crítica da Modernidade. Petrópolis: Vozes, 2009.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: ANDERSON, B. Comunidades Imaginadas. SP: Companhia Das Letras, 2008. ANDERSON, C. A Cauda Longa. Rio de Janeiro: Campus/Elsevier, 2006. APPADURAI, A. Dimensões Culturais da Globalização. Lisboa, Editorial Teorema, 2004. ARBIB, M.A. e HESSE, M.B. The construction of reality. New York, Cambridge University Press, 1986. AUGÉ, M. Não-lugares: Introdução a uma antropologia da sobremodernidade. Campinas: Papirus, 2007. BARBERO, J. M. Dos meios às mediações. Rio de Janeiro: UFRJ, 1997. BAUMAN, Z. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2001. ______. Globalização: as consequências humanas. Rio de Jeneiro: Jorge Zahar, 1999. BOURDIEU, P. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998. CANCLINI, N. G. Diferentes, Desiguais e Desconectados: Mapas da Interculturalidade. RJ: Editora UFRJ, 2005. ______. Culturas Híbridas. SP: EDUSP, 2004. CASTELLS, M. A Sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra.2000. ______. O poder da identidade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999. FEATHERSTONE, M. Cultura do Consumo e Pós-Modernismo. São Paulo: Studio Nobel, 1995. FELINTO, E.. Passeando no Labirinto: Ensaios sobre as Tecnologias e Materialidades da Comunicação. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007. GIDDENS, A.. As consequências da modernidade. SP, Unesp, 1991. HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1998. HARVEY, D. A condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo: Loyola, 1992. JENKINS, H. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2008. JOHNSON, S. Surpreendente! A televisão e o videogame nos tornam mais inteligentes. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. KUMAR, K. Da sociedade pós-industrial à pós-moderna: novas teorias sobre o mundo contemporâneo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997. LATOUR, B. Jamais fomos modernos. Rio de Janeiro: 34, 1994. LAZZARATO, M. e NEGRI, A. Trabalho imaterial: formas de vida e produção de subjetividade. Rio de Janeiro: DP&A.2001. LYOTARD, J-F. O pós-moderno. Rio de Janeiro: José Olympio, 1986. MAFFESOLI, M.. A contemplação do mundo. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 1995. NEGRI, A. e HARDT, M. Império. Rio de Janeiro: Record, 2001. SAID, E. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 1990. SARLO, B. Cenas da vida pós-moderna. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1997. SANTAELLA, L. Cultura e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Editora Paulus, 2003. VIRILIO, P. Guerra pura: a militarização do cotidiano. São Paulo: Brasiliense, 1984. |