• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.

-

PPGCOM008 - MÍDIA E CONTEMPORANEIDADE - Turma: 01 (2015.1)

Tópicos Aulas
Apresentação e análise do programa/cronograma de disciplina; Encaminhamentos das atividades a serem desenvolvidas na disciplina; Apresentação das propostas de pesquisa dos discentes; Texto de Antonio Albino Canelas Rubim: 1 – A contemporaneidade como idade mídia. (18/03/2015 - 18/03/2015)

Prezados mestrandos,

A primeira aula da disciplina "Mídia e Contemporaneidade" terá início no dia 18 de março de 2015 com a apresentação do Plano de Curso e demais leituras/atividades que serão desenvolvidas ao longo deste periodo. Nesta aula, também será discutido o texto Antonio Albino Canelas Rubim, intitulado A contemporaneidade como idade mídia que se encontra anexado no SIGAA.

Aguardamos a presença de todos.

Atenciosamente,

Profa. Marta Maria Azevedo Queiroz

Profa. Nilsângela Cardoso Lima

   PLANO DE AULA 
  Texto 1: A contemporaneidade como idade mídia 
Texto proposto para discussão na aula de 18 de março de 2015.
  Texto 8 
Bom dia, envio o texto 8 - Diversidade cultural e convergencia digital, em português. Profa. Marta Queiroz
Debate sobre Mídia e Poder, com base nos textos de Dênis de Moraes: 2 – Cultura tecnológica, innovación y mercantilizacion; 3 – O capital da mídia na lógica da globalização; Textos de Ignácio Ramonet: 4 – O poder midiático. (25/03/2015 - 25/03/2015)

Textos de Dênis de Moraes:

2 – Cultura tecnológica, innovación y mercantilizacion;

3 – O capital da mídia na lógica da globalização;

Textos de Ignácio Ramonet:

4 – O poder midiático.

Debate sobre as mídias, com base nos textos de Armand e Michèle Mattelart: 5 - Na encruzilhada dos discursos científicos; 6 - Novos paradigmas. (01/04/2015 - 01/04/2015)

• Textos de Armand e Michèle Mattelart:

5 - Na encruzilhada dos discursos científicos;

6 - Novos paradigmas.

Referência: MATTELART, Armand; MARTTELART, Michèlle. Pensar as mídias. São Paulo: Loyola, 2004.

Debate sobre Mídia, cultura e consumo, com base nos textos: 7 - A cultura da mídia e o triunfo do espetáculo (Douglas Kellner); 8 - Convergência digital y diversidad cultural (Martín-Babero). (15/04/2015 - 15/04/2015)

• Livro de Roger Silverstone (texto 09):

Por que estudar a Mídia?

Referência: SILVERSTONE, Roger. Por que estudar a mídia? São Paulo: Loyola, 2002.

  Slides- Porque estudar as midias. 
Slide da obra SILVERSTONE, R. Por que estudar a mídia? São Paulo: Edições Loyola, 2002. Elaborado pelos discentes: Cintia Lucas F. de Lima e George José dos S. Lima.
  Resenha da obra "Por que estudar a mídia?" 
Resenha da obra SILVERSTONE, R. Por que estudar a mídia? São Paulo: Edições Loyola, 2002. Elaborado pelos discentes: Cintia Lucas F. de Lima e George José dos S. Lima.
Seminário: Por que estudar a Mídia? (Roger Silverstone (texto 09). (22/04/2015 - 22/04/2015)

• Textos de Douglas Kellner (texto 10):

Guerra entre teorias e estudos culturais;

Cultura da mídia, política e ideologia: de Reagan a Rambo;

Televisão, propaganda e construção da identidade pós-moderna.

Referência: KELLNER, Douglas. A Cultura da Mídia. Bauru, SP: EDUSC, 2001.

  Slides da obra Slides referente a capítulos da obra "A Cultura da Mídia". 
Slides referente a capítulos da obra KELLNER, Douglas. A Cultura da Mídia. Bauru, SP: EDUSC, 2001. Elaborado pelos discentes Pedro Julioi Oliveira e Thalita Cristine Gonçalves.
  Resumo referente a capítulos da obra A Cultura da Mídia". 
Resenha referente a capítulos da obra KELLNER, Douglas. A Cultura da Mídia. Bauru, SP: EDUSC, 2001. Elaborado pelos discentes Pedro Julioi Oliveira e Thalita Cristine Gonçalves.
Seminário: Douglas Kellner (texto 10): – Guerra entre teorias e estudos culturais; – Cultura da mídia, política e ideologia: de Reagan a Rambo; – Televisão, propaganda e construção da identidade pós-moderna. (29/04/2015 - 29/04/2015)

Livro: THOMPPSON, John B. A Mídia e a Modernidade. Petrópolis: Vozes, 1998. Capítulos do seminário: – Comunicação e contexto social; – Mídia e o desenvolvimento das sociedades modernas; – O advento da interação mediada; – Transformação da visibilidade; – A globalização da comunicação.

  Slides referente a capítulos da obra "A midia e modernidade" 
Slides da obra THOMPSON, J. B. A Mídia e a Modernidade. Petrópolis: Vozes, 1998.. Elaborado pelas discentes Luana Lia Sena.
  Resenha de capítulos da obra "A Mídia e a Modernidade" 
da obra THOMPSON, J. B. A Mídia e a Modernidade. Petrópolis: Vozes, 1998.. Elaborado pelas discentes Luana Lia Sena e Mayara Silva.
Seminário: John B. Thompson (texto 11). (06/05/2015 - 06/05/2015)
Referência: CANCLINI, Canclini. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1995.
  Slides da obra "Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização" 
Slides da obra CANCLINI, N. G. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1995. Elaborado pelos discentes Cantídio Sousa Filho e Mary Sandra Pinheiro.
  Resumo da obra "Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização" 
Resumo da obra CANCLINI, N. G. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1995. Elaborado pelos discentes Cantídio Sousa Filho e Mary Sandra Pinheiro.
Seminário: Consumidores e cidadãos (Garcia-Canclini (texto 12). (13/05/2015 - 13/05/2015)
Referência: DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Lisboa, Edições Antipáticas, 2005.
  Slides_A sociedade do espetáculo_Guy Debord 
Slides referente à obra DEBORD, G. A sociedade do espetáculo: comentários sobre a sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997. Elaborado pelos discentes Emanuela Ferry Moreira e Weslley da Silva Sousa.
  Resenha da obra "A sociedade do espetáculo: comentários sobre a sociedade do espetáculo" 
Resenha da obra DEBORD, G. A sociedade do espetáculo: comentários sobre a sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997. Elaborado pelos discentes Emanuela Ferry Moreira e Weslley da Silva Sousa.
Seminário: A sociedade do espetáculo (Guy Debor (texto 13). (20/05/2015 - 20/05/2015)
Estudos de cases midiáticos. (27/05/2015 - 27/05/2015)
- Apresentação de cases em que os temas estejam relacionados com mídia, sociedade do espetáculo e cultura do consumo.
Estudos de cases midiáticos. (03/06/2015 - 03/06/2015)
- Apresentação de cases em que os temas estejam relacionados com mídia, sociedade do espetáculo e cultura do consumo. - Síntese geral das temáticas discutidas; - Finalização da disciplina.
Orientação do trabalho final (artigo científico), com base nos estudos de cases. (10/06/2015 - 10/06/2015)
Orientação do trabalho final (artigo científico), com base nos estudos de cases. (17/06/2015 - 17/06/2015)
Orientação do trabalho final (artigo científico), com base nos estudos de cases. (24/06/2015 - 24/06/2015)
Finalização da disciplina - entrega artigo científico. (01/07/2015 - 01/07/2015)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
18 25 01 15 22 29 06 13 20 27 03 10 17 24 01
1 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2015100**** 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
3 2015100**** 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 4
4 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2015100**** 0 0 4 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 8
6 2015100**** 0 0 0 0 4 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
7 2015100**** 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4 0 0 0 0 8
8 2015100**** 0 0 4 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
9 2015100**** 0 0 4 0 0 4 1 0 0 0 0 0 0 0 0 9
10 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2015100**** 8,8 8.8 4 AM
2 2015100**** 8,8 8.8 0 AM
3 2015100**** 9,3 9.3 8 AM
4 2015100**** 9,3 9.3 9 AM
5 2015100**** 8,5 8.5 4 AM
6 2015100**** 8,8 8.8 8 AM
7 2015100**** 9,0 9.0 8 AM
8 2015100**** 8,8 8.8 0 AM
9 2015100**** 9,0 9.0 8 AM
10 2015100**** 8,0 8.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Estudo da contemporaneidade e suas particularidades. Os rituais contemporâneos da comunicação. Cultura e consumo: o pós-modernismo como lógica cultural do capitalismo tardio. Das sociedades disciplinares à sociedade do espetáculo e do controle. Questões contemporâneas como midiatização, hibridismo, diversidade cultural, multiculturalismo e mediação. A configuração de novos tempos e espaços na produção material e simbólica de produtos midiáticos na atualidade.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina será desenvolvida através de atividades de leituras, aulas expositivas dialogadas e seminários.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O discente será avaliado individualmente e em grupo, portanto, deverá participar das atividades propostas, conforme a resolução n. 043/95 – CEPEX, sendo observados os seguintes aspectos: responsabilidade, interesse, participação, compromisso, pontualidade, assiduidade, qualidade dos trabalhos produzidos. A avaliação, para efeito do registro de notas, será realizada através de trabalhos individuais e em grupo: 1) Seminário + Resenha e 2) Artigo Científico.
Horário de atendimento:
Bibliografia: BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
CANCLINI, N. G. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1995.
DEBOR, Guy. A sociedade do espetáculo. Versão eBooksBrasil.com, 2003.
EAGLETON, Terry. A Ideologia da Estética. Rio de Janeiro: Zahar, 1993.
_____. A ideia de Cultura. São Paulo: UNESP, 2005.
KELLNER, Douglas. A Cultura da Mídia. Bauru, SP: EDUSC, 2001.
MATTELART, Armand; MARTTELART, Michèlle. Pensar as mídias. São Paulo: Loyola, 2004.
MORAES, Dênis de (org.). Por uma outra counicação: mídia, mundialização cultural e poder. Rio de Janeiro: Record, 2003.
______. Mutaciones de lo Visible. Buenos Aires: Paidós, 2010.
SILVERSTONE, Roger. Por que estudar a mídia? São Paulo: Loyola, 2002.
SODRÉ, Muniz. Antropológica do Espelho. Petrópolis: Vozes, 2002.
_____. A Verdade Seduzida. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1988.
THOMPSON, J. B. Ideologia e Cultura Moderna. Petrópolis: Vozes, 2005.
_____. A Mídia e a Modernidade. Petrópolis: Vozes, 1998.
TOURAINE, Alain. Crítica da Modernidade. Petrópolis: Vozes, 2009.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
ANDERSON, B. Comunidades Imaginadas. SP: Companhia Das Letras, 2008.
ANDERSON, C. A Cauda Longa. Rio de Janeiro: Campus/Elsevier, 2006.
APPADURAI, A. Dimensões Culturais da Globalização. Lisboa, Editorial Teorema, 2004.
ARBIB, M.A. e HESSE, M.B. The construction of reality. New York, Cambridge University Press, 1986. AUGÉ, M. Não-lugares: Introdução a uma antropologia da sobremodernidade. Campinas: Papirus, 2007. BARBERO, J. M. Dos meios às mediações. Rio de Janeiro: UFRJ, 1997.
BAUMAN, Z. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2001.
______. Globalização: as consequências humanas. Rio de Jeneiro: Jorge Zahar, 1999.
BOURDIEU, P. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.
CANCLINI, N. G. Diferentes, Desiguais e Desconectados: Mapas da Interculturalidade. RJ: Editora UFRJ, 2005.
______. Culturas Híbridas. SP: EDUSP, 2004.
CASTELLS, M. A Sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra.2000.
______. O poder da identidade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
FEATHERSTONE, M. Cultura do Consumo e Pós-Modernismo. São Paulo: Studio Nobel, 1995.
FELINTO, E.. Passeando no Labirinto: Ensaios sobre as Tecnologias e Materialidades da Comunicação. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007.
GIDDENS, A.. As consequências da modernidade. SP, Unesp, 1991.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1998.
HARVEY, D. A condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo: Loyola, 1992.
JENKINS, H. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2008.
JOHNSON, S. Surpreendente! A televisão e o videogame nos tornam mais inteligentes. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
KUMAR, K. Da sociedade pós-industrial à pós-moderna: novas teorias sobre o mundo contemporâneo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.
LATOUR, B. Jamais fomos modernos. Rio de Janeiro: 34, 1994.
LAZZARATO, M. e NEGRI, A. Trabalho imaterial: formas de vida e produção de subjetividade. Rio de Janeiro: DP&A.2001.
LYOTARD, J-F. O pós-moderno. Rio de Janeiro: José Olympio, 1986.
MAFFESOLI, M.. A contemplação do mundo. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 1995.
NEGRI, A. e HARDT, M. Império. Rio de Janeiro: Record, 2001.
SAID, E. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
SARLO, B. Cenas da vida pós-moderna. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1997.
SANTAELLA, L. Cultura e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Editora Paulus, 2003.
VIRILIO, P. Guerra pura: a militarização do cotidiano. São Paulo: Brasiliense, 1984.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
18/03/2015
18/03/2015
Apresentação e análise do programa/cronograma de disciplina; Encaminhamentos das atividades a serem desenvolvidas na disciplina; Apresentação das propostas de pesquisa dos discentes; Texto de Antonio Albino Canelas Rubim: 1 – A contemporaneidade como idade mídia.
25/03/2015
25/03/2015
Debate sobre Mídia e Poder, com base nos textos de Dênis de Moraes: 2 – Cultura tecnológica, innovación y mercantilizacion; 3 – O capital da mídia na lógica da globalização; Textos de Ignácio Ramonet: 4 – O poder midiático.
01/04/2015
01/04/2015
Debate sobre as mídias, com base nos textos de Armand e Michèle Mattelart: 5 - Na encruzilhada dos discursos científicos; 6 - Novos paradigmas.
15/04/2015
15/04/2015
Debate sobre Mídia, cultura e consumo, com base nos textos: 7 - A cultura da mídia e o triunfo do espetáculo (Douglas Kellner); 8 - Convergência digital y diversidad cultural (Martín-Babero).
22/04/2015
22/04/2015
Seminário: Por que estudar a Mídia? (Roger Silverstone (texto 09).
29/04/2015
29/04/2015
Seminário: Douglas Kellner (texto 10): – Guerra entre teorias e estudos culturais; – Cultura da mídia, política e ideologia: de Reagan a Rambo; – Televisão, propaganda e construção da identidade pós-moderna.
06/05/2015
06/05/2015
Seminário: John B. Thompson (texto 11).
13/05/2015
13/05/2015
Seminário: Consumidores e cidadãos (Garcia-Canclini (texto 12).
20/05/2015
20/05/2015
Seminário: A sociedade do espetáculo (Guy Debor (texto 13).
27/05/2015
27/05/2015
Estudos de cases midiáticos.
03/06/2015
03/06/2015
Estudos de cases midiáticos.
10/06/2015
10/06/2015
Orientação do trabalho final (artigo científico), com base nos estudos de cases.
17/06/2015
17/06/2015
Orientação do trabalho final (artigo científico), com base nos estudos de cases.
24/06/2015
24/06/2015
Orientação do trabalho final (artigo científico), com base nos estudos de cases.
01/07/2015
01/07/2015
Finalização da disciplina - entrega artigo científico.
Avaliações
Data Descrição
27/05/2015 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Prorrogação da data de entrega do artigo científico 23/06/2015
Cases 22/04/2015
NÃO HAVERÁ AULA AMANHÃ 07/04/2015
Textos da aula do dia 25 de março de 2015 20/03/2015

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb17.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1163 07/11/2024 22:44