Metodologia: |
Aulas expositivas dialogadas, leitura e discussões de textos, estudos dirigidos, seminários, dinâmicas de grupo e outras atividades em grupo e/ou individuais. Serão utilizados como recursos: quadro branco, pincel, recursos audiovisuais (TV, DVD), data-show, filmes, textos.
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Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Observação contínua da participação do educando com respeito à sua realidade individual e ênfase na atividade de elaboração pessoal de cada aluno e da turma. Assim, os alunos serão avaliados tanto individual como coletivamente, pela assiduidade e participação nas aulas e demais atividades realizadas no decorrer da disciplina: exercícios, seminários e elaboração de projetos. |
Bibliografia:
| BARROS, C. S. G. Pontos de Psicologia do Desenvolvimento. 12. ed. São Paulo: Ática, 2004. BOCK, A. M. B. et al. Psicologias: uma introdução ao estudo de Psicologia. São Paulo: Saraiva, 2005. BRAGIROLLI, E. M. et al. Psicologia Geral. 9ªed. Porto Alegre: Vozes, 1990. BRAGIROLLI, E. M. et al. Temas de Psicologia Social. São Paulo: Cortez, 1994. CARVALHO, M. V. C. de. (Org.). Temas em Psicologia e Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. DAVIDOFF, L. L. Introdução à Psicologia. 3ª ed. São Paulo: Pearson Makron, 2001. ENDERELE, C. Psicologia do Desenvolvimento: o processo evolutivo da criança. 2 ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987. ANTUNES, C. Relações interpessoais e autoestima: a sala de aula como um espaço do crescimento integral. Petrópolis: Vozes, 2006. CARRAHER, T., CARRAHER, D., SCHLIEMANN, A. Na vida dez, na escola zero. São Paulo: Cortez, 1995. DAVIS, C. Psicologia na Educação. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2010. PATTO, M. S. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia.
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