Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A avaliação do módulo será processual, podendo ser utilizada diversas estratégias pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem: prova escrita, atividades em grupo, pesquisas direcionadas, elaboração de diários de campo, etc. Será levado em consideração também a participação do aluno em debates e seminários, que servirão de instrumentos para verificar o domínio de conteúdo. Os alunos que não obtiverem média 7,0 deverão realizar exame final. |
Bibliografia:
| GOMES, M. P. Antropologia: ciência do homem: filosofia da cultura. 2ª. Ed. São Paulo: Contexto, 2014.
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LARAIA, R. B. Cultura. Um Conceito Antropológico. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1986.
LAPLANTINE, F. Aprender Antropologia. São Paulo: Editora Brasiliense, 1988.
MELLO, L. G. Antropologia Cultural. Iniciação, Teoria e Temas. 4ª edição. Petrópolis, Editora Vozes, 1987.
BURGOS, J.M. Antropologia Breve, Diel, 2013.
CAMPOS, G.W.S. et al (orgs). Tratado em Saúde Coletiva. Rio de janeiro: FIOCRUZ, 2007.
CANGUILHEM, G. Escritos sobre a medicina. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.
DARWIN, C. A Origem das Espécies. Belo Horizonte: Editora Itatiaia, 2001.
KUPER, A. Cultura, a visão dos antropólogos. Bauru, SP: EDUSC, 2002.
MINAYO, M. C. De Souza & Outro (org). Antropologia, saúde e envelhecimento. Rio de Janeiro; Fiocruz, 2002.
PUSSETTI, C. G. Migrantes e Saúde Mental: a construção da competência cultural. ed. 1, Lisboa,2009
PUSSETTI, C. G; PEREIRA, L. S. Os saberes da cura: antropologia da doença e práticas terapêuticas. ed. 1, Lisboa, 2009.
WHITE, L.A. O conceito de cultura. Rio de Janeiro: Contraponto, 2001.
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