• O sistema entrará em processo de atualização de funcionalidades às 22:30. Pedimos a todos que salvem seus trabalhos para que não haja transtornos.
    Agradecemos a compreensão, em 15 minutos o sistema estará de volta.

-

PPGGEO049 - ESTUDOS DO CURRÍCULO DA GEOGRAFIA ESCOLAR - Turma: 01 (2015.2)

Tópicos Aulas
O debate teórico em torno do significado de currículo (24/08/2015 - 24/08/2015)
As teorias tradicionais do currículo e o ensino de geografia (31/08/2015 - 31/08/2015)
As teorias críticas e pós-críticas do currículo e o ensino de geografia (07/09/2015 - 07/09/2015)
A questão da ideologia no currículo (14/09/2015 - 14/09/2015)
Althusser e os aparelhos ideológicos de estado (21/09/2015 - 21/09/2015)
A questão da ideologia em Althusser (28/09/2015 - 28/09/2015)
Teoria crítica e resistência em currículo: a contribuição de M. Apple (05/10/2015 - 05/10/2015)
Teoria crítica e resistência em currículo: a contribuição de H. Giroux (12/10/2015 - 12/10/2015)
A importância téorica de Bourdieu para teoria educacional (19/10/2015 - 19/10/2015)
O estruturalismo genético de Bourdieu e o currículo de Geografia (26/10/2015 - 26/10/2015)
Currículo e pensamento estruturalista (02/11/2015 - 02/11/2015)
Pós-Modernidade e currículo (09/11/2015 - 09/11/2015)
Estudos pós-estruturalistas do currículo (16/11/2015 - 16/11/2015)
Teoria educacional em tempos Pós-Modernos (23/11/2015 - 23/11/2015)
O currículo e o ensino de geografia na contemporaneidade (30/11/2015 - 30/11/2015)
Fechamento da disciplina (07/12/2015 - 07/12/2015)
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
24 31 14 21 28 05 19 26 09 16 23 30 07
1 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2015100**** 9,8 9,8 9,6 10,0 9.8 0 AM
2 2015100**** 9,8 9,7 9,8 10,0 9.8 0 AM
3 2015100**** 9,8 9,5 9,5 10,0 9.7 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: As concepções de currículo no pensamento da Geografia Escolar. Reformas Educativas e o currículo de Geografia no Brasil. O pensamento contemporâneo do currículo no ensino de Geografia. O livro didático de Geografia e a questão curricular.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina será ministrada por meio de aulas discursivas e debates a partir da leitura prévia e fichamento dos textos indicados, resenhas, bem como a elaboração de um artigo final.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Será realizada mediante a participação ativa nas discussões em sala de aula, elaboração de resenhas e elaboração de um artigo final, envolvendo as temáticas estudadas.
Horário de atendimento:
Bibliografia: ALTHUSSER, Louis. Aparelhos ideológicos de estado. 3 ed. Rio de Janeiro: Graal, 1985.
BOURDIEU, Pierre.Escritos de Educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
_______________. O poder Simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.
CARVALHO, Maria Inez. Fim de século: a escola e a geografia. Ijuí: Editora Unijuí, 1998.
EVANGELISTA, et al. Fundamentos de Didática da Geografia. Teresina: Edufpi, 2010.
EVANGELISTA, A. M. . Geografia Escolar Hoje: Obstáculos e desafios para o Trabalho Docente. In: NASCIMENTO, Ilma de Oliveira; MELO, Maria Alice; DIAS, Ana Maria Iório.. (Org.). Política de Pós-Graduação: Projetos Institucionais de Formação de Pesquisadores. São Luis: EDUFMA/UFC/UFPI, 2009, v , p.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Organização e tradução de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1982.
GIROUX, Henri. O pós-modernismo e o discurso da crítica educacional. In: Teoria educacional crítica em tempos pós-modernos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
HARVEY, David. Condição pós-moderna. São Paulo: Loyola, 2009.
MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa. Currículo: Questões Atuais. Campinas, SP: 1997.
ORTIZ, R. (org.). A procura de uma sociologia da prática. In: BOURDIEU, P. Sociologia. São Paulo: Ática, 1994.
SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
SILVA, Tomaz Tadeu. Sociologia da educação e pedagogia crítica em tempos pós-modernos. In: SILVA, Tomaz Tadeu. Teoria educacional crítica em tempos pós-modernos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
VEIGA-NETO, Alfredo. Foucault e a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2003
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
24/08/2015
24/08/2015
O debate teórico em torno do significado de currículo
31/08/2015
31/08/2015
As teorias tradicionais do currículo e o ensino de geografia
07/09/2015
07/09/2015
As teorias críticas e pós-críticas do currículo e o ensino de geografia
14/09/2015
14/09/2015
A questão da ideologia no currículo
21/09/2015
21/09/2015
Althusser e os aparelhos ideológicos de estado
28/09/2015
28/09/2015
A questão da ideologia em Althusser
05/10/2015
05/10/2015
Teoria crítica e resistência em currículo: a contribuição de M. Apple
12/10/2015
12/10/2015
Teoria crítica e resistência em currículo: a contribuição de H. Giroux
19/10/2015
19/10/2015
A importância téorica de Bourdieu para teoria educacional
26/10/2015
26/10/2015
O estruturalismo genético de Bourdieu e o currículo de Geografia
02/11/2015
02/11/2015
Currículo e pensamento estruturalista
09/11/2015
09/11/2015
Pós-Modernidade e currículo
16/11/2015
16/11/2015
Estudos pós-estruturalistas do currículo
23/11/2015
23/11/2015
Teoria educacional em tempos Pós-Modernos
30/11/2015
30/11/2015
O currículo e o ensino de geografia na contemporaneidade
07/12/2015
07/12/2015
Fechamento da disciplina
Avaliações
Data Descrição
05/10/2015 1ª Avaliação
02/11/2015 2ª Avaliação
30/11/2015 3ª Avaliação
07/12/2015 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb17.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1163 07/11/2024 22:33