-

PPGGEO038 - FORMAÇÃO DOCENTE E ENSINO DE GEOGRAFIA - Turma: 01 (2015.2)

Tópicos Aulas
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
27 17 18 21 24 01 22 29 05 06 19 26 03 10
1 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2015100**** 9,5 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
2 2015100**** 9,0 9,0 9,0 9,5 9.1 0 AM
3 2015100**** 9,0 9,0 9,5 9,0 9.1 0 AM
4 2015100**** 9,0 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Os paradigmas clássicos de formação docente na Geografia. A política educacional brasileira e a formação do professorado em Geografia. Epistemologia da prática docente em Geografia. O paradigma da reflexividade na Educação Geográfica. A formação do professor-pesquisador na área de Geografia.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Para o desenvolvimento da disciplina serão realizados grupos de discussão e seminários, embasados nas leituras sugeridas em sala de aula e pesquisas bibliográficas sobre os temas a serem debatidos
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Será considerado aprovado o mestrando que obtiver freqüência igual ou superior a 75% da carga horária da disciplina e aproveitamento igual ou superior a 70% no total das atividades avaliativas.
A avaliação constará de três etapas.
Parte 01 – Seminário
Parte 02 – Seminário
Parte 03 – Oficina
Parte 04 - Artigo
Obs. Critérios poderão ser alterados no decorrer da disciplina.
A nota final será a média das quatro atividades.
Horário de atendimento: 08:00 as 12:00 - quinta-feira
Bibliografia: ANDRÉ, M. E. D. A. de. Perspectivas atuais da pesquisa sobre docência. In: CATANI, D. B. et al Docência, memória e gênero: estudos sobre formação. 2ed. São Paulo. Escrituras Editora, 2000.
CALLAI, H. C. A formação do profissional da geografia. 2ed. Ijuí-RS. Editora Unijuí, 2003.
______. A educação geográfica na formação docente: convergências e tensões. In: SANTOS, L. et al. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte-MG. Autêntica, 2010.
CONTRERAS, J. A autonomia de Professores. São Paulo. Cortez. 2002.
PEREIRA, G. R. de M. Servidão ambígua: valores e condição do magistério. São Paulo. Escrituras Editora. 2001.
PEREIRA, J. E. D. Formação de professores: pesquisas, representações e poder. Belo Horizonte. Autêntica. 2000.
PONTUSCHKA, N. N. A formação inicial do professor: debates.In: SANTOS, L. et al. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte-MG. Autêntica, 2010.
RIVERO, C. M. L. & GALLO,S (Org.) A formação de professores na sociedade do conhecimento. Bauru-SP. Edusc,2004. (cap. 1 e 2)
SAVIANI, D. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v14n40/v14n40a12.pdf. Acesso em: 23/08/2011.
SILVA, F. das C. R da. Trajetórias de formação de professores (as) de geografia: interfaces com o saber-ensinar. Dissertação (Mestrado em Educação) . Universidade Federal do Piauí. Teresina, 2010.
SILVA, J. S. e. Habitus docente e representação social do ensinar geografia. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal-RN, 2007.
SILVA, M. da. Como se ensina e como se aprende a ser professor: a evidência do habitus professoral e da natureza prática da didática. Bauru-SP. EDUSC. 2003.
TANURI, L. M. História da formação de professores. Disponível em: http://www.anped.org.br/rbe/rbedigital/RBDE14/RBDE14_06_LEONOR_MARIA_TANURI.pdf. Acesso em 23/08/2011.
VEIGA, I. P. A. Avanços e equívocos na profissionalização do magistério e a nova LDB. In: VEIGA, I. P. A. (Org). Caminhos da profissionalização do magistério. 3ed. Campinas-SP. Papirus. 2003

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ALMEIDA, Rosângela Doin de. A propósito da questão teórico-metodológica sobre o ensino de Geografia. In: revista Terra Livre – Prática de ensino de geografia. N. 8. São Paulo: Marco Zero, Associação dos geógrafos brasileiros, p. 83-90, 1991.
______. O espaço geográfico: ensino e representação. São Paulo: Contexto, 1991.

______. Rosângela Doin de. Do desenho ao mapa: iniciação cartográfica na escola. São Paulo: Contexto, 2001.
ANDRADE, Manoel Correia de. Caminhos e Descaminhos da Geografia. Campinas. SP Papirus, 1993.
AZEVEDO, Guiomar Goulart. Algumas reflexões sobre o ensino de Geografia e a questão do livro didático. Revista Geografia e Ensino, UFMG.
BRASIL, Secretaria da Educação Básica. Orientações Curriculares Para o Ensino Médio. Volume 3: Ciências Humanas e suas Tecnologias. Brasília: MEC/SEB, 2006.
BRASIL, Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1999.
BRZEZINSKI, I. (Org). Profissão professor: identidade e profissionalização docente. Brasília. Plano 2002.
CARLOS, FANI ALESSANDRI; OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. Reformas no Mundo da Educação: parâmetros curriculares e geografia. São Paulo: Contexto,1999.
CARLOS, A. F. A. (org.) Novos caminhos da Geografia. São Paulo: Contexto, 2001.
CARVALHO, Edilson de. Os temas mapeados nos livros didáticos de Geografia. Soc. e Territ., Natal, vol. 13, , p. 31-38, jan-jul 1999.
CARVALHO, Maria Inez. Fim de século: escola e geografia. Ijuí: editora unijuí. 1998.
CARVALHO, Renato. Cultura global e contextos locais: a escola como instituição possuidora de cultura própria. Revista Iberoamericana de Educaciõn. Localizado em: http://www.rieoei.org/deloslectores/1434GilGomes.pdf. Acesso em 20/09/2008.
CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos. Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. 2. ed. Porto Alegre: UFRGS, 1999.
CAVALCANTI, Lana de Sousa. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas, Papirus, 1998.
______. Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Alternativa, 2002.
______. Geografia escolar e cidade. Campinas-SP, Papirus, 2009.
COLL, César et al. Os conteúdos na reforma: ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Porto Alegre: Artmed, 1998.
ENRICONE, D. (Org.). Ser professor. Porto Alegr. EDIPUCRS, 2004.
EVANGELISTA, Armstrong Miranda. A Geografia no Ensino Fundamental: uma proposta de prática docente. 2000. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Piauí, Teresina.
______. A institucionalização da geografia escolar. In: EVANGELISTA, A. M. et al. Didática da Geografia, Teresina, EDUFPI, 2010.
______. A região no ensino de Geografia: fundamentos da prática professora. 2007. 231 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza.
IMBERNÓN, F. Formação continuada de professores. Porto Alegre. Artmed. 2010.
______. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo. Cortez, 2000.
LIBERALI. F. C. Formação crítica de educadores: questões fundamentais. Campinas-SP. Pontes . 2010.
NÓVOA, A. (Coord.) Os professores e a sua formação. Lisboa. Publicações Dom Quixote. 1997.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis. Vozes. 2002.
VEIGA, I. P. A.; AMARAL, A. L. (Org.) Formação de professores: políticas e debates. Campinas. Papirus. 2002.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
27/08/2015
27/08/2015
Atividade inicial
03/09/2015
03/09/2015
Não Haverá Aula
10/09/2015
10/09/2015
Não Haverá Aula
17/09/2015
17/09/2015
O Trabalho Docente
17/09/2015
17/09/2015
Saberes docentes e formação profissional
18/09/2015
18/09/2015
A prática educativa e o Esnino de Geografia
21/09/2015
21/09/2015
O ofício de professor: história, perspectivas e desafios internacionais
24/09/2015
24/09/2015
Atividade de avaliação e planejamento
01/10/2015
01/10/2015
Atividades em campo
08/10/2015
08/10/2015
Não Haverá Aula
15/10/2015
15/10/2015
Não Haverá Aula
22/10/2015
22/10/2015
Atividade de orientação e planejmento
29/10/2015
29/10/2015
Geografia Urbana no 2º ano do Ensino Médio: Formação e Prática Docente
29/10/2015
29/10/2015
Os saberes docentes dos professores de Geografia: a força da experiência.
05/11/2015
05/11/2015
As concepções do ensino de Geografia na Educação de Jovens e adultos
06/11/2015
06/11/2015
O conceito de Gloalização
12/11/2015
12/11/2015
Não Haverá Aula
19/11/2015
19/11/2015
Acompanhamento e orientações para elaboração do artigo
26/11/2015
26/11/2015
Atividades de avaliação e planejamento
03/12/2015
03/12/2015
Discussões e concepções sobre o ensino de Geografia
10/12/2015
10/12/2015
Atividade final de avaliação e finalização da disciplina
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb17.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1163 07/11/2024 20:26