Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Serão apresentados diversos artigos e textos sobre as temáticas da disciplina, para leituras obrigatórias previamente. Serão duas avaliações complementares: 1. Artigo com alguns temas que deverão ser desenvolvidos por duplas ou individualmente, em um refletir sobre estudos de casos, para tanto, a participação nos debates em sala de aula e das discussões dos diversos textos ajudará. Lembrando que deve ser dentro da temática da disciplina essa abordagem do artigo! 2. Um produto a partir desse estudo de caso (pode ser o objeto do projeto de mestrado de vocês), em que vocês irão apresentar em forma de projeto de aplicação dentro da temática de comunicação e design. |
Bibliografia:
| CAIRNCROSS, Frances. O fim das distâncias. São Paulo: Nobel, 2000. CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2010. v. 10. CASTELLS, Manuel. A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2003. GASTAL, S. Turismo, imagens e imaginários. São Paulo: ALEPH, 2005. - (Coleção ABC do Turismo). JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Editora Aleph, 2006. LEÃO, Lucia. O Labirinto da Hipermídia: arquitetura e navegação no ciberespaço. 2 ed. São Paulo: Iluminuras, 2001. LEVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999. SANTAELLA, Lucia. Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003. SQUIRRA, S. Cibermídias. Porto Alegre: Buqui, 2012. TAPSCOTT, D. A hora da geração digital. Rio de Janeiro: Agir, 2010. |