Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
desempenho do estudante, considerando: (a) desenvolvimento de simulações e modelagens, (b) execução e montagem de aparatos visando aquisição de dados, (c) execução de propostas visando a execução de mídias. O conceito final será formado das avaliações obtidas nestes três itens. Avaliações com a finalidade de recuperação, quando necessárias, serão oferecidas como atividades extras ao longo e ao final da discipllina. |
Bibliografia:
| ANGOTTI, J. A. P., DE BASTOS F. P., SOUSA, C. A. As Mídias e suas Possibilidades: desafios para o novo educador. Tópicos de Ciência e Tecnologia Contemporâneas. Disponível em: http://www.ced.ufsc.br/men5185. Acesso em 20 de Maio de 2012 . ARAUJO, I. S.; VEIT, E. A. Interatividade em recursos computacionais aplicados ao ensino e aprendizagem de Física. CAVALCANTE, M. A . ; BONIZZIA, A.; GOMES, L.P.C. O ensino e aprendizagem de física no Século XXI: sistemas de aquisição de dados nas escolas brasileiras, uma possibilidade real. Revista Brasileira de Ensino de Física (Impresso) , v. 31, art. 4501 , 2009. DORNELES, P. F. T.; ARAUJO, I. S.; VEIT, E. A. . Integração entre atividades computacionais e experimentais como recurso instrucional no ensino de eletromagnetismo em física geral . Ciência e Educação , v. 18, p. 99 - 122, 2012. FIOLHAIS, C.; TRINDADE, J. Física no Computador: o computador como uma Ferramenta no ensino e na aprendizagem das ciências físicas. Revista Brasileira de Ensino de Física.Vol.25, n.3, Setembro, 2003. GIORDAN, M. A internet vai à escola: domínio e apropriação de ferramentas culturais. Educação e Pesquisa, São Paulo, 31, 1, p.57 - 78, 2005. HAAG, R.; ARAUJO, I. S; VEIT, E. A..Por que e como introduzir aquisição automática de dados no laboratório didático de Física?. Fisica na Escola, São Paulo, v. 6, n.1, p. 89 - 94, 2005. MEDEIROS, A.; MEDEIROS, C. F. de. Possibilidades e limitações das simulações computacionais no Ensino de Física. Revista Brasileira de Ensino de Física. Vol. 24,n. 2, Junho,2002. MERCADO, L. P. L. Estratégias didáticas utilizando internet. In: MERCADO, L.P. L. (org.). Experiências com tecnologias de informação e comunicação na educação. Maceió:EDUFAL, 2006. PÓVOA, M. Anatomia da internet: investigações estratégicas sobre o universo digital . Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2000. PEDUZZI Sônia S.; PEDUZZI Luiz O. Q; COSTA, Sayonara Cabral da (editores) Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Vol. Especial: Ensino de Física mediado por tecnologias, v. 29, n.1 e n.2, 2012. |