• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.

-

PPGCOM033 - TÓPICOS ESPECIAIS EM JORNALISMO IV - Turma: 01 (2016.1)

Tópicos Aulas
Aula 1 (28/04/2016 - 28/04/2016)
Apresentação da disciplina. Exposição do plano de curso e da bibliografia a ser trabalhada. Globalização: antecedentes históricos, aspectos conceituais e impactos na área de comunicação.
Aula 2 (05/05/2016 - 05/05/2016)
Globalização: antecedentes históricos, aspectos conceituais e impactos na área de comunicação.
Aula 3 (12/05/2016 - 12/05/2016)
Globalização: antecedentes históricos, aspectos conceituais e impactos na área de comunicação.
Aula 4 (19/05/2016 - 19/05/2016)
Os processos jornalísticos, o fluxo de informação no âmbito internacional e as agências de notícias.
Aula 5 (02/06/2016 - 02/06/2016)
Internacionalização da mídia. Os conglomerados midiáticos em tempos globais: concentração, convergência, diversificação e segmentação.
Aula 6 (09/06/2016 - 09/06/2016)
Internacionalização Midiática. Seminários.
Aula 7 (16/06/2016 - 16/06/2016)
O global, o regional e o local.
Aula 8 (23/06/2016 - 23/06/2016)
Reflexões sobre regionalização e mídia. Apresentação da dissertação de autoria de Gislane Morais.
Aula 9 (30/06/2016 - 30/06/2016)
Estudos de casos de regionalização no contexto midiático. Seminários.
Aula 10 (07/07/2016 - 07/07/2016)
Produção de artigos: atendimento aos alunos. Encerramento da disciplina.
Frequências da Turma
# Matrícula ABR MAI JUN JUL Total
28 05 12 19 02 09 16 23 30 07
1 2016100**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4
2 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2016100**** 8,0 8.0 0 AM
2 2015100**** 8,5 8.5 0 AM
3 2016100**** 9,0 9.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Internet e inclusão digital. A produção de conteúdos jornalísticos para a Internet. Jornalismo participativo. Jornalismo e dispositivos móveis. Convergência midiática.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Aulas expositivas e dialogadas. Discussão de textos. Estudo de casos.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: * A avaliação formativa, de cunho qualitativo, será realizada paralelamente ao desenvolvimento do conteúdo programado para cada unidade, tendo como finalidade favorecer a percepção das reações do(a) aluno(a) quanto: ao método pedagógico adotado, à apreensão de conteúdos teóricos desenvolvidos em aula, à realização de estudos sistemáticos, ao cumprimento das atividades ou tarefas previstas e ao desenvolvimento de habilidades expositivas e argumentativas. Serão considerados aspectos como a freqüência mínima exigida e a participação nas atividades propostas.
* A avaliação somativa, de caráter quantitativo, visa a aferir o conhecimento do(a) aluno(a) nas diversas etapas do desenvolvimento da disciplina, em datas pré-definidas, abrangendo avaliação individual e em grupo (por meio de seminários e produção de artigo científico).
Horário de atendimento: Terça 8 às 10h.
Bibliografia: ARNASON, J. P. Nacionalismo, globalização e modernidade. In: FEATHERSTONE, M. (Coord.). Cultura global: nacionalismo globalização e modernidade. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1998.

BATISTA JR., P. N. Mitos da “globalização.” Estudos Avançados, São Paulo, v. 12, n. 32, jan. / abr. 1998. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40141998000100012. Acesso em: 12 dez. 2015.

BAUMAN, Z. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.

BAZI, R. E. R. Dilemas e perspectivas da televisão regional. In: FADUL, A.; GOBBI, M. C. (Org.). Mídia e região na era digital. São Paulo: Arte & Ciência, 2006. p. 77-87.

_________. TV Regional: trajetória e perspectivas. Campinas: Alínea, 2001.

BOLAÑO, C. R. S. Comunicação, poder e ideologia no capitalismo de hoje: uma teoria da televisão à luz do caso brasileiro. In: BRITTOS, V. C. (Org.). Comunicação na fase da multiplicidade da oferta. Porto Alegre: Nova Prova, 2006.
BORIN, J. A vez da imprensa regional. Maracaí: Página D’Oeste, 1992.

BOURDIN, A. A questão local. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
BRITTOS, V. C. (Org.). Comunicação na fase da multiplicidade da oferta. Porto Alegre: Nova Prova, 2006.

BULIK, Linda. Doutrinas da informação no mundo de hoje. São Paulo: Loyola, 1990. 192p.

CABRAL, E. D. T. Regionalização da mídia televisiva brasileira. In: FADUL, A.; GOBBI, M. C. (Org.). Mídia e região na era digital. São Paulo: Arte & Ciência, 2006. p. 91-103.

CABRAL, E. D. T. A regionalização da mídia brasileira. UNIrevista, São Leopoldo, v. 1, n. 3, jul. 2006. Disponível em: <http://pt.scribd.com/doc/61277046/A-regionalizacao-da-midia-brasileira>. Acesso em: 14 out. 2013.

CAMPONEZ, C. Jornalismo de proximidade. Coimbra: Minerva, 2002.

_________. Jornalismo regional: proximidades e distanciações. Linhas de reflexão sobre uma ética de proximidade no jornalismo. In: CORREIA, J. C. (Org.). Ágora: jornalismo de proximidade: limites desafios e oportunidades. Portugal: LabCom, 2012. p. 35-47.

CANCLINI, N. G. Cultura y comunicación: entre lo global y lo local. La Plata: Ediciones de Periodismo y Comunicación, 1997.

CASTELO BRANCO, S. Internacionalização da mídia brasileira: a trajetória da Gazeta Mercantil. 2001. 381 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) – Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo. 2001.

_________. Reflexões sobre a opinião no jornalismo brasileiro. In: ARAGÃO, I. P.; MORAIS, O. J. de.; JACONI, S. Fortuna crítica de José Marques de Melo: jornalismo e midiologia. São Paulo: Intercom, 2013. v. 1, p. 211-222.

FADUL, A. Mídia regional no Brasil: elementos para uma análise. In: FADUL, A.; GOBBI, M. C. (Org.). Mídia e região na era digital. São Paulo: Arte & Ciência, 2006. p. 23-40.

FADUL, A.; REBOUÇAS, E. Por uma perspectiva metodológica para os estudos dos sistemas e grupos de mídia: o caso do Nordeste brasileiro como referência. In: ENCONTRO DOS GRUPOS DE PESQUISA EM COMUNICAÇÃO, 5., 2005, São Paulo. Anais... São Paulo: Intercom, 2005. Disponível em: http://www.andi.org.br/documento/por-uma-perspectiva-metodologica-para-os-estudos-dos-sistemas-e-grupos-de-midia-o-caso-do>. Acesso em: 23 out. 2015.

FERNANDES, F. A. M.; OLIVEIRA, M. P. O telejornalismo como agente legitimador da TV Regional. In: SOUSA, C. M. (Org.). Televisão regional, globalização e cidadania. Rio de Janeiro: Sotese, 2006. p. 129-137.

FIORI, J. L. et al. (Org.). Globalização: o fato e o mito. Rio de Janeiro: UERJ, 1998.

HAESBAERT, R. Região, regionalização e regionalidade: questões contemporâneas. Revista Antares, Caxias do Sul, n. 3, p. 2-24, 2010.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. 6. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

IANNI, O. Nacionalismo, regionalismo e globalismo. In: BOLAÑO, C. (Org.). Globalização e regionalização das comunicações. São Paulo: EDUC, 1999. p. 29-50.

_________. Teorias da globalização. 17. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.

LIMA, M. É. de O. Mídia regional: indústria, mercado e cultura. Natal: EDUFRN, 2010.

MARQUES DE MELO, J. Comunicação e desenvolvimento: por um conceito midiático de região. In: MARQUES DE MELO, J.; SOUSA, C. M. de; GOBBI, M. C. (Org.). Regionalização midiática: estudos sobre comunicação e desenvolvimento regional. Rio de Janeiro: Sotese, 2006. p. 13-36.

_________. Jornalismo: compreensão e reinvenção. São Paulo: Saraiva, 2009.

MAROCCO, B.; BERGER, C. (Orgs.) A era glacial do jornalismo - teorias sociais da imprensa: pensamento crítico sobre os jornais. Porto Alegre: Sulinas, 2006.

MARTÍN-BARBERO, J. Globalização comunicacional e transformação cultural. In: MORAES, D. (Org.). Por uma outra comunicação: mídia, mundialização cultural e poder. Rio de Janeiro: Record, 2012. p. 57-86.

MATTELART, Armand. Comunicação-mundo: história das idéias e das estratégias. Petrópolis: Vozes, 2. ed, 1996. 320 p.

MIÈGE, B. A sociedade tecida pela comunicação: técnicas da informação e da comunicação entre inovação e enraizamento social. São Paulo: Paulus, 2009.

MORAES, D. (Org.). Por uma outra comunicação: mídia, mundialização cultural e poder. Rio de Janeiro: Record, 2012.





OLIVEIRA, R. R. de. Mídia e desenvolvimento regional: uma proposta de estudo da TV TEM. In: FADUL, A.; GOBBI, M. C. (Org.). Mídia e região na era digital. São Paulo: Arte & Ciência, 2006. p. 105-121.

_________. Mídia regional: proximidade e mercado: a TV TEM. Biblioteca on-line de Ciências da Comunicação. 2012. Disponível em: <http://www.bocc.ubi.pt/pag/oliveira-roberto-midia-regional.pdf>. Acesso em: 2 dez. 2015.

ORTIZ, R. Um outro território. In: BOLAÑO, C. (Org.). Globalização e regionalização das comunicações. São Paulo: EDUC, 1999. p. 51-72.

PERUZZO, C. M. K. Mídia comunitária. Comunicação e Sociedade, São Bernardo do Campo, n. 30, p. 141-157, 1998.
_________. Mídia local e suas interfaces com a mídia comunitária. Anuário UNESCO / UMESP de comunicação regional. São Bernardo do Campo: Cátedra UNESCO / UMESP, 2003. p. 52-78.

_________. Mídia local: uma mídia de proximidade. Comunicação: Veredas, São Paulo, ano 2, n. 2, p. 65-89, nov. 2002

_________. Mídia regional e local: aspectos conceituais e tendências. Comunicação & Sociedade, São Bernardo do Campo, ano 26, n. 43, p. 67-84, set. 2005.

PERUZZO, C. M. K.; VOLPATO, M. Conceitos de comunidade, local e região: inter-relações e diferença. Líbero, São Paulo, v. 12, n. 24, p. 139-152, dez. 2009.

PINTO, P. A. Mídia regional: nem menor, nem maior, um elemento integrante do sistema midiático do Brasil. Ciberlegenda, n. 29, p. 95-107, 2013. Disponível em: http://www.uff.br/ciberlegenda/ojs/index.php/revista/article/download/649/35>. Acesso em: 12 dez. 2015.

_________. O reposicionamento da mídia regional no sistema midiático brasileiro. In: ENCONTRO NACIONAL DA ULEPICC-BRASIL, 4., 2012, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: UERJ, 2012. Disponível em: http://migre.me/qPPXS>. Acesso em: 2 fev. 2016.

RAMOS, M. C. Brasil, globalização e as redes sociais de banda larga. In: BOLAÑO, C. (Org.). Globalização e regionalização das comunicações. São Paulo: EDUC, 1999. p. 51-57.

RÊGO, A. R. Jornalismo e imposições do mercado: limites éticos. In: RÊGO, A. R. Jornalismo, cultura e poder. Teresina: EDUFPI, 2007.

RIBAS, C. Produção regional de televisão: uma experiência em processo. In: FADUL, A.; GOBBI, M. C. (Org.). Mídia e região na era digital. São Paulo: Arte & Ciência, 2006. p. 147-153.

ROBERTSON, R. Globalização: teoria social e cultura global. Petrópolis: Vozes, 2000.

SALOMÃO, V. Rede de televisão e regionalização da produção audiovisual no Brasil: o caso EPTV. In: FADUL, A.; GOBBI, M. C. (Org.). Mídia e região na era digital. São Paulo: Arte & Ciência, 2006. p. 159-174.

SANTOS, M. Da totalidade ao lugar. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2012.

_________. A natureza do espaço: técnica e tempo; razão e emoção. 8. ed. São Paulo: Edusp, 2014.

_________. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 23. ed. Rio de Janeiro: Record, 2013a.

_________. Técnica, espaço, tempo: globalização e meio técnico científico- informacional. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2013b.

SENE, E. de. Globalização e espaço geográfico. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2014.

SILVA, J. A. B.; RIBEIRO, R. S.; MOURA, L. N. O caso dos processos de convergência no Grupo de mídia teresinense Cidade Verde. In: DOURADO, J. L. Economia política do jornalismo: campo, objeto, convergências e regionalismo. Teresina: EDUFPI, 2013. p. 348-365.

SIMÕES, C. F. Televisão regional e globalização. In: SOUSA, C. M. (Org.) Televisão regional, globalização e cidadania. Rio de Janeiro: Sotese, 2006. p. 15-46.

SODRÉ, M. O globalismo como neobarbárie. In: MORAES, D. (Org.). Por uma outra comunicação: mídia, mundialização cultural e poder. Rio de Janeiro: Record, 2012. p.-

THOMPSON, J. B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2000.

_________. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. 15. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

TONIAZZO, G. S. L. Pressupostos de uma rede regional: rede mato-grossense de televisão. In: FADUL, A.; GOBBI, M. C. (Org.). Mídia e região na era digital. São Paulo: Arte & Ciência, 2006. p.123- 136.

VOLPATO, M. de O. TV Regional, configurações e limitações: a TV TEM. Acervo On-line de Mídia Regional, ano 12, v. 7, n. 9, p. 86-100, maio / ago. 2008.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
28/04/2016
28/04/2016
Aula 1
05/05/2016
05/05/2016
Aula 2
12/05/2016
12/05/2016
Aula 3
19/05/2016
19/05/2016
Aula 4
02/06/2016
02/06/2016
Aula 5
09/06/2016
09/06/2016
Aula 6
16/06/2016
16/06/2016
Aula 7
23/06/2016
23/06/2016
Aula 8
30/06/2016
30/06/2016
Aula 9
07/07/2016
07/07/2016
Aula 10
Avaliações
Data Descrição
07/07/2016 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb17.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1163 08/11/2024 00:31