• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.

-

MNPEF-UFPI011 - ESTÁGIO SUPERVISIONADO - Turma: 01 (2016.1)

Tópicos Aulas
Cadastro dos Alunos, Apresentação do Plano de Ensino (08/04/2016 - 08/04/2016)
Construção do conceito de Estágio Supervisionado
   A trajetória da caminhada 
Cadastro dos Alunos, Apresentação do Plano de Ensino (08/04/2016 - 08/04/2016)
Construção do conceito de Estágio Supervisionado
Cadastro dos Alunos, Apresentação do Plano de Ensino (08/04/2016 - 08/04/2016)
Construção do conceito de Estágio Supervisionado
Cadastro dos Alunos, Apresentação do Plano de Ensino (08/04/2016 - 08/04/2016)
Construção do conceito de Estágio Supervisionado
Cadastro dos Alunos, Apresentação do Plano de Ensino (08/04/2016 - 08/04/2016)
Construção do conceito de Estágio Supervisionado
Cadastro dos Alunos, Apresentação do Plano de Ensino (08/04/2016 - 08/04/2016)
Construção do conceito de Estágio Supervisionado
Estágio Supervisionado: trabalho de campo (09/04/2016 - 09/04/2016)
observação da escola: um olhar sobre os espaços escolares (15/04/2016 - 15/04/2016)
    
Inicia em 24/04/2016 às 0h 0 e finaliza em 29/04/2016 às 0h 0
Estágio Supervisionado: trabalho de campo (16/04/2016 - 16/04/2016)
Estágio/; diferentes concepções (22/04/2016 - 22/04/2016)
Trabalho de campo (23/04/2016 - 23/04/2016)
O estágio nass disciplinas de didática (29/04/2016 - 29/04/2016)
Trabalho de campo (30/04/2016 - 30/04/2016)
Trabalho de Campo (06/05/2016 - 06/05/2016)

Resenha do livro Cabeça bem feita

Trabalho de Campo (07/05/2016 - 07/05/2016)
Seminário (13/05/2016 - 13/05/2016)

Livro de Edgar Morin, Cabeça bem feita

Trabalho Prático: elaboração da resenha do livro cabeça bem feita (14/05/2016 - 14/05/2016)
  Resenha Orientação 
Orientação de como elaborar uma resenha
1ª Avaliação: produção de texto (20/05/2016 - 20/05/2016)
Trabalho de campo (21/05/2016 - 21/05/2016)
  Metodologia 
Texto para conhecimento acerca de uma estrutura da METODOLOGIA para conhecimento
Trablho prático leitora e exploração dos texto 1 e 2 (27/05/2016 - 27/05/2016)
  Estágio: diferentes concepções 
Texto 1: Garcez, Fco Brito, Joel, José Fco, Leonardo Leudimar Texto 2: Pedro, Railton, Renato e Thalisson Tarefa: leitura obrigatória dos dois textos nos grupos no próximo encontro apresentação das ideias principais e do conceito destacados cada grupo é responsável pela apresentação e reflexão do texto sob sua responsabilidade.
Trablho prático leitora e exploração dos texto 1 e 2 (28/05/2016 - 28/05/2016)
  O estágio nas disciplinas específicas : contribuições da didática 
Texto 1: Garcez, Fco Brito, Joel, José Fco, Leonardo Leudimar Texto 2: Pedro, Railton, Renato e Thalisson Tarefa: leitura obrigatória dos dois textos nos grupos no próximo encontro apresentação das ideias principais e do conceito destacados cada grupo é responsável pela apresentação e reflexão do texto sob sua responsabilidade.
Socialização das produções e entrega de resenhas (03/06/2016 - 03/06/2016)
Trabalho de Campo (04/06/2016 - 04/06/2016)
Elaboração de trabalho científico: Artigo sobre o produto Educacional (10/06/2016 - 10/06/2016)
Trabalho de Campo (11/06/2016 - 11/06/2016)
Acompanhamento personalisado da produção do artigo (17/06/2016 - 17/06/2016)
Trabalho de campo (18/06/2016 - 18/06/2016)
Trabalho de Campo (24/06/2016 - 24/06/2016)
Trabalho de Campo (25/06/2016 - 25/06/2016)
Acompanhamento da produção do Artigo (01/07/2016 - 01/07/2016)
Trabalho de Campo (02/07/2016 - 02/07/2016)
Acompanhamento personalisado da produção do Artigo (08/07/2016 - 08/07/2016)
Trabalho de campo (09/07/2016 - 09/07/2016)
Seminário (15/07/2016 - 15/07/2016)

Metodologia do Produto

Finalização Aula campo (16/07/2016 - 16/07/2016)
Frequências da Turma
# Matrícula ABR MAI JUN JUL Total
08 09 15 16 22 23 29 30 06 07 13 14 20 21 27 28 03 04 10 11 17 18 24 25 01 02 08 09 15 16
1 2014100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
3 201410**** 2 2 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 1 15
4 201410**** 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 8
5 2014100**** 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
6 2014100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 201410**** 2 2 2 2 2 2 0 0 0 0 0 2 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 15
8 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
9 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 4
10 201410**** 0 0 1 1 0 0 2 2 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 14
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2014100**** 8,0 9,0 10,0 9,0 9.0 0 AM
2 201410**** 8,0 9,0 9,0 9,0 8.8 0 AM
3 2014100**** 8,0 8,0 8,0 8,0 8.0 0 AM
4 201410**** 8,0 8,0 8,0 8,0 8.0 0 AM
5 201410**** 9,0 9,5 10,0 10,0 9.6 0 AM
6 2014100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
7 201410**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
8 201410**** 10,0 8,0 10,0 10,0 9.5 0 AM
9 201410**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
10 201410**** 9,5 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Esta disciplina consta como obrigatória nas diretrizes da CAPES para o Mestrado Profissional em Ensino. Trata-se, na prática, de um acompanhamento do processo de implementação de estratégia didática que deve gerar o produto educacional do MNPEF. Esse acompanhamento deverá conter observações feitas pelo orientador durante uma ou mais etapas da referida implementação. A rigor, não é uma disciplina mas que para a grade curricular é equivalente a uma disciplina obrigatória de quatro créditos.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: O curso terá como princípio básico a pratica reflexiva-crítica e será desenvolvido através de reflexões, discussões e atividades que possibilitem a articulação teórico-prática, privilegiando o diálogo e o respeito mútuo.
Na operacionalização da disciplina serão desenvolvidas durantes as aulas, orientação quanto as atividades de observção, participação, investigação reflexão, descrição, registro, ação e socialização do trabalho de campo.
Haverá momentos de leituras, aulas expositivas dialogada, seminários, debates acerca das ações desenvolvidas em sala de aula que irão subsidiar as atividades que serão realizadas na escola da Educação Básica - campo de atuação do aluno da disciplina - que subdisiarão a análise e discussão do fenômeno educativo; observação e caracterização da escola, fora da escola , dentro da escola e fora da sala de aula e dentro da escola e da sala de aula Trabalho individual e em grupo para estudos, discussões e produção de textos;
Também acontecerão momentos para orientações gerais e individuais que servirão para esclarecimento de dúvidas pertinentes ao estágio, encaminhamentos relacionados à elaboração e desenvolvimento do plano de estágio e do relatório final do estágio.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O desempenho do aluno será avaliado individualmente e em grupo através do acompanhamento das atividades desenvolvidas na sala de aula e extra sala de aula, observando os seguintes aspectos:
· Freqüência mínima de 75% da Carga Horária;
· Participação ativa do aluno nas atividades de discussão e crítica das leituras realizadas, observando: responsabilidade, interesse, participação, compromisso com as atividades, pontualidade, assiduidade e qualidade dos trabalhos produzidos;
Autonomia na exposição na exposição de ideias dos autores estudados e das próprias produçoes teórico-práticas;
· Avaliação de aulas no campo de estágio, por meio dos gestores da escola;
· Análise de relatório crítico da prática vivenciada no campo de estágio, contemplando a investigação da realidade.
O aluno estagiário exercitará a auto-avaliação, fornecendo informações sobre o aprendido, visando ao progresso quanto aos objetivos propostos e o redimensionamento no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem.
A avaliação somativa para efeito do registro de notas será através de trabalhos individuais e em grupo e o relatório final.
Horário de atendimento: sexta-feira 14:00 às 16:00 e Sábado 8:00 às 10:00
Bibliografia: REFERÊNCIAS

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2004. (Coleção docência em formação. série saberes pedagógico)

LIMA, Maria Socorro Lucena... [et al]. A hora da práticaLIMA, Maria Socorro Lucena.: reflexões sobre o estágio supervisionado e a ação docente. 4. ed., Fortateza: Edições demócrito Rocha.

PICONEZ, Estela C. Bertholo (coor). A Prática de ensino e o estágio supervisionado. 5. ed, Campinas, 2000. ( Coleção magistério: formação e trabalho pedagógico

REFERÊNCIA COMPLEMENTAR

MORIN, Edigar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Trad. Eloá Jacobina. - 14ª ed. - Rio de Janeiro: Bertand Brasil, 2008
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
08/04/2016
08/04/2016
Cadastro dos Alunos, Apresentação do Plano de Ensino
08/04/2016
08/04/2016
Cadastro dos Alunos, Apresentação do Plano de Ensino
08/04/2016
08/04/2016
Cadastro dos Alunos, Apresentação do Plano de Ensino
08/04/2016
08/04/2016
Cadastro dos Alunos, Apresentação do Plano de Ensino
08/04/2016
08/04/2016
Cadastro dos Alunos, Apresentação do Plano de Ensino
08/04/2016
08/04/2016
Cadastro dos Alunos, Apresentação do Plano de Ensino
09/04/2016
09/04/2016
Estágio Supervisionado: trabalho de campo
15/04/2016
15/04/2016
observação da escola: um olhar sobre os espaços escolares
16/04/2016
16/04/2016
Estágio Supervisionado: trabalho de campo
22/04/2016
22/04/2016
Estágio/; diferentes concepções
23/04/2016
23/04/2016
Trabalho de campo
29/04/2016
29/04/2016
O estágio nass disciplinas de didática
30/04/2016
30/04/2016
Trabalho de campo
06/05/2016
06/05/2016
Trabalho de Campo
07/05/2016
07/05/2016
Trabalho de Campo
13/05/2016
13/05/2016
Seminário
14/05/2016
14/05/2016
Trabalho Prático: elaboração da resenha do livro cabeça bem feita
20/05/2016
20/05/2016
1ª Avaliação: produção de texto
21/05/2016
21/05/2016
Trabalho de campo
27/05/2016
27/05/2016
Trablho prático leitora e exploração dos texto 1 e 2
28/05/2016
28/05/2016
Trablho prático leitora e exploração dos texto 1 e 2
03/06/2016
03/06/2016
Socialização das produções e entrega de resenhas
04/06/2016
04/06/2016
Trabalho de Campo
10/06/2016
10/06/2016
Elaboração de trabalho científico: Artigo sobre o produto Educacional
11/06/2016
11/06/2016
Trabalho de Campo
17/06/2016
17/06/2016
Acompanhamento personalisado da produção do artigo
18/06/2016
18/06/2016
Trabalho de campo
24/06/2016
24/06/2016
Trabalho de Campo
25/06/2016
25/06/2016
Trabalho de Campo
01/07/2016
01/07/2016
Acompanhamento da produção do Artigo
02/07/2016
02/07/2016
Trabalho de Campo
08/07/2016
08/07/2016
Acompanhamento personalisado da produção do Artigo
09/07/2016
09/07/2016
Trabalho de campo
15/07/2016
15/07/2016
Seminário
16/07/2016
16/07/2016
Finalização Aula campo
Avaliações
Data Descrição
20/05/2016 1ª Avaliação
17/06/2016 2ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Aula de Estágio do dia 24.06 23/06/2016

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | jbdocker01.instancia1 vSIGAA_3.12.1163 07/11/2024 21:23