Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
O curso terá como princípio básico a pratica reflexiva-crítica e será desenvolvido através de reflexões, discussões e atividades que possibilitem a articulação teórico-prática, privilegiando o diálogo e o respeito mútuo. Na operacionalização da disciplina serão desenvolvidas durantes as aulas, orientação quanto as atividades de observção, participação, investigação reflexão, descrição, registro, ação e socialização do trabalho de campo. Haverá momentos de leituras, aulas expositivas dialogada, seminários, debates acerca das ações desenvolvidas em sala de aula que irão subsidiar as atividades que serão realizadas na escola da Educação Básica - campo de atuação do aluno da disciplina - que subdisiarão a análise e discussão do fenômeno educativo; observação e caracterização da escola, fora da escola , dentro da escola e fora da sala de aula e dentro da escola e da sala de aula Trabalho individual e em grupo para estudos, discussões e produção de textos; Também acontecerão momentos para orientações gerais e individuais que servirão para esclarecimento de dúvidas pertinentes ao estágio, encaminhamentos relacionados à elaboração e desenvolvimento do plano de estágio e do relatório final do estágio.
|
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
O desempenho do aluno será avaliado individualmente e em grupo através do acompanhamento das atividades desenvolvidas na sala de aula e extra sala de aula, observando os seguintes aspectos: · Freqüência mínima de 75% da Carga Horária; · Participação ativa do aluno nas atividades de discussão e crítica das leituras realizadas, observando: responsabilidade, interesse, participação, compromisso com as atividades, pontualidade, assiduidade e qualidade dos trabalhos produzidos; Autonomia na exposição na exposição de ideias dos autores estudados e das próprias produçoes teórico-práticas; · Avaliação de aulas no campo de estágio, por meio dos gestores da escola; · Análise de relatório crítico da prática vivenciada no campo de estágio, contemplando a investigação da realidade. O aluno estagiário exercitará a auto-avaliação, fornecendo informações sobre o aprendido, visando ao progresso quanto aos objetivos propostos e o redimensionamento no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. A avaliação somativa para efeito do registro de notas será através de trabalhos individuais e em grupo e o relatório final.
|
Horário de atendimento:
| sexta-feira 14:00 às 16:00 e Sábado 8:00 às 10:00 |
Bibliografia:
| REFERÊNCIAS
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2004. (Coleção docência em formação. série saberes pedagógico)
LIMA, Maria Socorro Lucena... [et al]. A hora da práticaLIMA, Maria Socorro Lucena.: reflexões sobre o estágio supervisionado e a ação docente. 4. ed., Fortateza: Edições demócrito Rocha.
PICONEZ, Estela C. Bertholo (coor). A Prática de ensino e o estágio supervisionado. 5. ed, Campinas, 2000. ( Coleção magistério: formação e trabalho pedagógico
REFERÊNCIA COMPLEMENTAR
MORIN, Edigar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Trad. Eloá Jacobina. - 14ª ed. - Rio de Janeiro: Bertand Brasil, 2008 |