-

PPGGEO058 - TÓPICOS ESPECIAIS EM PESQUISA E ENSINO DE GEOGRAFIA II - Turma: 01 (2016.2)

Tópicos Aulas
Introdução à Disciplina (12/09/2016 - 12/09/2016)

Apresentação da disciplina  e relatos de experiência

Metodologia de ensino: a abordagem tradicional

A necessidade de quebra de paradígmas

Bibliografia Básica: Mario Sérgio Cortela -Educação, Escola e Docência: novos tempós, novas atitudes. São Paulo: Cortez, 2014. (Apresentação e Prefácio)

Estratégia - Leitura Compartilhada

A escola e as metodologias de ensino: os novos tempos (19/09/2016 - 19/09/2016)

Novos paradigmas da educação - os novos caminhos para se ensinar geografia

Sensibilização

O papel da educação é transformar

https://www.youtube.com/watch?v=fdvHDxIztsA

Ver também - https://www.facebook.com/TEDxLages/?fref=ts

José Pacheco e a Escola da Ponte

https://www.youtube.com/watch?v=53bNtzTVix4

Novas metodologias de ensino (26/09/2016 - 26/09/2016)

1 - Parte: Rememorando

Estratégia - aula expositiva

2 Parte - O ensino para Compreensão - EPC

Estratégia - Simpósio

3 - Parte - Leitura compartilhada

EPC - Paula Pogré

POGRÉ, Paula, LOMBARDI, Graciela e Equipe do Colégio Sidarta. O ensino para a compreensão: a importância da reflexão e da ação no processo de ensino e aprendizagem. Vila Velha, ES: Hoper, 2006.

Por que necessitamos de uma escola para a compreensão?

Como ensinar para que os alunos compreendam?

A educação para o século XXI (03/10/2016 - 03/10/2016)

Delors, Jacques. Educação um tesouro a descobrir - Relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre a Educação para o século XXI. São Paulo: Cortez, 2001.

Os quatro pilares da Educação:

Aprender a conhecer

Aprender a fazer

Aprender a viver juntos, aprender a viver com os outros

Aprender a ser

A questão da educação para um mundo multicultural

O ensino para a compreensão: alguns requisitos (10/10/2016 - 10/10/2016)

Ensinar a pensar -

  • diversidade de experiências significativas - a responsabilidade do professor é fornecer experiências ricas
  • responsabilidade pela mudança é dos estudantes

RATHS, Louis et ali. Ensinar a pensar: teoria e aplicação. São Paulo: EPU, 1977.

Ensino para a Compreensão: alguns requisitos (17/10/2016 - 17/10/2016)

Educar por competências

Perrenoud, Phillipe. construir as Competencias desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1997.

  • Os conhecimentos são reursos a serem mobilizados
  • Trabalhar por problemas
  • Criar outros meios de ensino
  • Negociar e criar projetos com os alunos
  • Adotar planejamento flexível
  • Estabelecer um novo contrato didático
  • Praticar um avaliação formativa
  • Uma outra formação, uma outra identidade
O ensino para a compreensão: alguns requisitos (24/10/2016 - 24/10/2016)

Os múltiplos paradigmas

"Quando falamos da emergêncaia de múltiplos paradigmas, é sinal de que precisamos rever, olhar de outro jeito e alterar o modo como fazemos e pensamos as coisas, como refletimos sobre a nossa prática dentro da Educação" CORTELLA, 2014, P. 9)

CORTELLA, Mário Sérgio. Educação, Escola e docência: novos temp, novas atitudes. São Paulo: Cortez, 2014.

Elaboração de relato de experiência - 

Um novo método para a Educação Básica? (31/10/2016 - 31/10/2016)

O projeto didático enquanto método

  • Projeto entendido como pesquisa ou investigação aprofundada a respeito de um tema ou de um tópico
  • Atividade realizada na escola em grupo
  • Trata-se de um esforço invetigativo, deliberadamente voltado a encontrar respostas convincentes para questões sobre o tema, levantada pelos alunos e/ou professores
  • Centra-se na atitude de aprender de maneira significativa

Discussão significativa sobre a distância entre a escola e a vida

ANTUNES, Celso. Na sala de aula. Petropolis: Vozes, 2013.

O projeto didático na escola (07/11/2016 - 07/11/2016)
  • Projetos Juvenis 
  • Escola da Ponte 
  • Projeto Guri

Qual é a do professor nos projetos juvenis?

Projeto didático na escola (14/11/2016 - 14/11/2016)

A educação intercultural

SANTIAGO, Mylene C.; AKKARI, Abdeljalil; MARQUES, Luciana Pacheco. Educação Intercultural - desafios e possibilidade. Sâo Paulo: Vozes, 2013.

O projeto didático na escola (21/11/2016 - 21/11/2016)

Qual o papel do professor? Quais as competências para ensinar?

PERRENOUD, Philippe; THURLER, Monica Gather et al. As competências para ensinar no século XXI: a formação de professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2002.

Proojeto didático na escola, o ensino para a compreensão e avaliação (28/11/2016 - 28/11/2016)

O Ensino para a compreensão e a avaliação

SACRISTAN, J. Gimeno; GÓMEZ, A. I. Pérez, Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artmed, 1988.

BOAS, Benigna Maria de Freitas. Portfólio, avaliação e Trabalho Pedagógico. Campinas: Papirus, 2004.

Projetos Didáticos e Avaliação da aprendizagem dos alunos (05/12/2016 - 05/12/2016)

Aprender a partir do trabalho dos aluno

ALLEN, David (compilador). La evaluación del aprendijagem de los estudiantes: uma herramienta para el desarrollo profesional de los docentes. Buenos Aires: Paidós, 2000.

Projeto didático e escolas sustentáveis (12/12/2016 - 12/12/2016)

Manual de escolas sustentáveis

http://pdeinterativo.mec.gov.br/escolasustentavel/manuais/Manual_Escolas_Sustentaveis_v%2005.07.2013.pdf

https://www.youtube.com/watch?v=48Hk1-PD-JE

https://www.youtube.com/watch?v=dDacLC27J3M

Elaboração de ensaio acadêmico

Projeto didático e escolas sustentáveis (19/12/2016 - 19/12/2016)

PARK, Margareth B. Formação de Educadores: memória, patrimônio e meio ambiente. Campinas: Mercado de Letras, 2003.

Finalização da Disciplina (02/01/2017 - 02/01/2017)

Auto-avaliação e avaliaççao da disciplina

Frequências da Turma
# Matrícula SET OUT NOV DEZ JAN Total
12 19 26 03 10 17 24 31 07 14 21 28 05 12 19 02
1 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2016100**** 0 3 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3
3 2016100**** 0 0 0 0 3 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2016100**** 8,5 8,0 9,0 8,0 8.4 0 AM
2 2016100**** 9,0 8,5 8,5 8,5 8.6 3 AM
3 2016100**** 8,5 9,0 8,5 9,0 8.8 3 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: .
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Aulas expositivas dialogadas com utilização de leituras compartilhadas, análises de filmes e simpósios.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Relato de experiencias, elaboração de ensaio acadêmico, auto avaliação e participação nas aulas
Horário de atendimento: 8-12hs as segundas feiras
Bibliografia: ALLEN, David (compliador). La evaluación del aprendizaje de los estudiantes. Una herramienta para el desarollo profesional de los estudiantes. Buenos aires: Paidós, 2000.

ANTUNES, Celso. Na sala de aula. Petrópolis: Vozes, 2013.

BOAS, Benigna de F. V. Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico. Campinas: Papirus, 2004.

CARNEIRO, MOACI ALVES. Os projetos juvenis na escola de Ensino Médio. Petrópolis: Vozes, 2002.

CORTELLA, Mário Sergio. Educação, Escola e Docência: novos tempos, novas atitudes. São Paulo: Cortez, 2014.

DELLORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez, Brasília: MEC: Unesco, 2001.

PACHECO, José; PACHECO, Maria de Fátima. Escola da Ponte: uma escola pública em debate. São Paulo: Cortez, 2015.

PARK, Margareth Braidini (org.). Formação de Educadores: Memória, patrimônio e meio-ambiente. Campinas: Mercado de Letras, 2003.

PERRENOUD, Philippe; THURLER, Monica Gather et ali. As competências para ensinar no século XXI: a formação do professor e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2002.

PERRENOUD, ´Philippe. Construir as competências desde a escola. São Paulo: Artmed, 1999.

POGRÉ, Paula et al. O ensino para a Compreensçao: importância da reflexão e da ação no processo de ensino-aprendizagem. Vila Velha: Hoper, 2006,.

RATHS, Louis E. et al. Ensinar a pensar: teoria e aplicação. São Paulo: EPU, 1977.

SACRISTÁN, j. Gimeno; GÓMEZ, A. I. Pérez Gómez. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artmed, 1988.

SACRISTÁN, J. Gimenez et al. Educar por competências. O que há de novo. Porto Alegre: Artmed, 2011.

SANTIAGO, Mylene C.; AKKARI, Abdeljalil; MARQUES, Luciana P. Educação Interculturak: desafios e possibilidades. Porto Alegre: Vozes, 2013
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
12/09/2016
12/09/2016
Introdução à Disciplina
19/09/2016
19/09/2016
A escola e as metodologias de ensino: os novos tempos
26/09/2016
26/09/2016
Novas metodologias de ensino
03/10/2016
03/10/2016
A educação para o século XXI
10/10/2016
10/10/2016
O ensino para a compreensão: alguns requisitos
17/10/2016
17/10/2016
Ensino para a Compreensão: alguns requisitos
24/10/2016
24/10/2016
O ensino para a compreensão: alguns requisitos
31/10/2016
31/10/2016
Um novo método para a Educação Básica?
07/11/2016
07/11/2016
O projeto didático na escola
14/11/2016
14/11/2016
Projeto didático na escola
21/11/2016
21/11/2016
O projeto didático na escola
28/11/2016
28/11/2016
Proojeto didático na escola, o ensino para a compreensão e avaliação
05/12/2016
05/12/2016
Projetos Didáticos e Avaliação da aprendizagem dos alunos
12/12/2016
12/12/2016
Projeto didático e escolas sustentáveis
19/12/2016
19/12/2016
Projeto didático e escolas sustentáveis
02/01/2017
02/01/2017
Finalização da Disciplina
Avaliações
Data Descrição
24/10/2016 1ª Avaliação
12/12/2016 2ª Avaliação
19/12/2016 3ª Avaliação
02/01/2017 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Finalização da Disciplina 10/01/2017
Inicio das aulas 05/09/2016

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb15.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1163 07/11/2024 21:27