Bibliografia:
| ALLEN, David (compliador). La evaluación del aprendizaje de los estudiantes. Una herramienta para el desarollo profesional de los estudiantes. Buenos aires: Paidós, 2000.
ANTUNES, Celso. Na sala de aula. Petrópolis: Vozes, 2013.
BOAS, Benigna de F. V. Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico. Campinas: Papirus, 2004.
CARNEIRO, MOACI ALVES. Os projetos juvenis na escola de Ensino Médio. Petrópolis: Vozes, 2002.
CORTELLA, Mário Sergio. Educação, Escola e Docência: novos tempos, novas atitudes. São Paulo: Cortez, 2014.
DELLORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez, Brasília: MEC: Unesco, 2001.
PACHECO, José; PACHECO, Maria de Fátima. Escola da Ponte: uma escola pública em debate. São Paulo: Cortez, 2015.
PARK, Margareth Braidini (org.). Formação de Educadores: Memória, patrimônio e meio-ambiente. Campinas: Mercado de Letras, 2003.
PERRENOUD, Philippe; THURLER, Monica Gather et ali. As competências para ensinar no século XXI: a formação do professor e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2002.
PERRENOUD, ´Philippe. Construir as competências desde a escola. São Paulo: Artmed, 1999.
POGRÉ, Paula et al. O ensino para a Compreensçao: importância da reflexão e da ação no processo de ensino-aprendizagem. Vila Velha: Hoper, 2006,.
RATHS, Louis E. et al. Ensinar a pensar: teoria e aplicação. São Paulo: EPU, 1977.
SACRISTÁN, j. Gimeno; GÓMEZ, A. I. Pérez Gómez. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artmed, 1988.
SACRISTÁN, J. Gimenez et al. Educar por competências. O que há de novo. Porto Alegre: Artmed, 2011.
SANTIAGO, Mylene C.; AKKARI, Abdeljalil; MARQUES, Luciana P. Educação Interculturak: desafios e possibilidades. Porto Alegre: Vozes, 2013 |