Metodologia: |
As técnicas de intervenção e dinâmica de grupo serão apresentadas por meio da arte relacional e da educação da diferença em psicologia, utilizando-se da estratégia da experimentação e da problematização, além de rodas de conversa, círculo de cultura, grupo focal, tenda do conto, psicodrama, esquizodrama, esquizodança, teatro do oprimido, biodança, grupo de ajuda mútua e outras práticas integrativas grupais. |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Avaliações somativa, participativa e formativa: avaliação individual, avaliação de pares, trabalhos em grupo, ensaio cartográfico com arte relacional e experimentação de análise institucional de dispositivos grupais e situações-problema da psicologia em contextos da clínica e da saúde coletiva. Podendo inserir avaliação somativa (prova escrita), atividades em grupo, visitas técnicas a grupos minoritários, diários cartográficos, relatórios etc. Será levado em consideração também a participação do aluno e da aluna em debates e seminários que servirão de dispositivos para verificar a articulação das informações e conhecimentos produzidos. Os alunos e as alunas que não obtiverem média 7,0 deverão realizar exame final. |
Bibliografia:
| BIBLIOGRAFIA BÁSICA: BARROS, Regina Benevides de. Entrada grupal: uma escolha ético-estético-política. In BARROS, Regina Bene-vides de. Grupo: a afirmação de um simulacro. Porto Alegre: Sulina Editora da UFRGS, 2007. p. 313-333 BARROS, Regina Benevides de. Dispositivos em Ação: O Grupo. In Saúde e Loucura 6. 2a. ed. São Paulo: Edito-ra Hucitec, 2009. p. 183 - 191. LANCETTI, A. Para uma reformulação da experiência Grupal. In GRUPO: Teoria e Técnica. Gregório Barem-blittt (Org). 2a. ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1986. p. 83 - 88. PASSOS, Eduardo. Quando o grupo é afirmação de um paradoxo In BARROS, Regina Benevides de. Grupo: a afirmação de um simulacro. Porto Alegre: Sulina Editora da UFRGS, 2007. p. 11-19.
PÉLBART P.P. Elementos para uma cartografia da grupalidade. In: SAADI, F.; GARCIA, S. (Org.). Próximo ato: questões da teatralidade contemporânea. São Paulo: Itaú Cultural, 2008. Disponível em http://desarquivo.org/sites/default/files/pelbart_peter_elementos.pdf Acesso em 08de abril 2016.
RODRIGUES, H. de B. C. Dispositivos em Ação, Ação dos dispositivos. In Saúde e Loucura 6. 2a. ed. São Paulo: Editora Hucitec, 2009. p. 192 ? 196
SAIDÓN, O. Grupo e Psicodrama. In _______. Devires da Clínica. São Paulo: Aderaldo & Rothschild. 2008. p. 115 ? 120.
RODRIGUES, H. de B. C. Quatro Platôs à guisa de prefácio. In L?ABBATE, S.; MOURÃO, L. C.; PEZZATO, L. M. (Orgs.). Análise Institucional & Saúde Coletiva. 1ª. ed. São Paulo: Hucitec, 2013. p. 17 - 30.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
BARRETO, Adalberto de Paulo. Terapia comunitária passo a passo. Fortaleza: Gráfica LCR, 2005.
AFONSO, M. L. M.; ABADE, F. L. Para reinventar as rodas. Rede de Cidadania Mateus Afonso Medeiros ? RECIMAM: Belo Horizonte, 2008.
BRASIL. Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS - PNPIC-SUS: atitude de ampliação de acesso. Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2006.
FÉLIX-SILVA, A. V. F. et al.; A Tenda do Conto como prática integrativa de cuidado na atenção básica. Natal: EdUnP, 2014.
RABELO, A. D. Chão e Sonho na Dança da Vida: O resgate da poesia através da Biodanza. Brasília: Ed. do autor, 1999.
RIBEIRO, Eva. Teatro do Oprimido. Conteúdos extraídos de: BOAL, Augusto Boal. Jogos para Actores e Não-actores, 1998. Eva Ribeiro (Org.) Concepção: Carlos Ribeiro. Projeto AUTÓNOMUS. ANOP ? Associação Nacional de Oficinas de Projetos, Brasil, 2012. Disponível em http://teatrodooprimido.wikispaces.com/file/view/TEATRO+DO+OPRIMIDO.pdf, consultado em 25 de outubro de 2012.
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