-

CBT0015 - EDUCACAO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL - Turma: 01 (2016.2)

Tópicos Aulas
O CONCEITO DE DESENVOLVIMENTO À LUZ DA MODERNIDADE (16/09/2016 - 14/10/2016)
O QUE VEM A SER ?DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL?? (21/10/2016 - 18/11/2016)
A RELAÇÃO SOCIEDADE-NATUREZA A PARTIR DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL (25/11/2016 - 13/01/2017)
Frequências da Turma
# Matrícula SET OUT NOV DEZ JAN Total
16 23 07 14 21 28 04 18 25 02 09 16 23 06 13
1 201395**** 4 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4 0 0 0 12
2 2016902**** 0 0 0 0 0 4 4 0 0 0 0 4 0 0 0 12
3 2016901**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
4 2016903**** 0 4 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 8
5 2016902**** 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 4
6 2016901**** 4 0 4 0 0 0 0 4 4 4 4 4 4 4 4 40
7 2016901**** 0 0 0 0 0 0 4 4 0 0 0 0 0 0 0 8
8 2015900**** 0 4 4 4 0 0 4 0 0 0 4 4 0 0 0 24
9 201494**** 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 60
10 2016903**** 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4 0 0 0 8
11 2016903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4
12 2016902**** 0 0 4 0 0 0 0 4 0 0 4 0 0 0 0 12
13 2016903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 4 0 0 0 8
14 2016903**** 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4 0 0 0 8
15 2016902**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4 0 0 0 0 0 8
16 2016903**** 0 0 0 0 0 4 4 4 0 0 0 0 0 0 0 12
17 201395**** 0 0 0 0 0 0 4 4 0 0 0 4 0 0 0 12
18 2016902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 201395**** 0 0 4 0 0 4 0 4 0 0 0 0 0 0 0 12
20 2016902**** 0 0 0 0 0 4 0 4 0 0 4 0 0 0 0 12
21 2016903**** 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4 0 0 0 0 8
22 2016903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 2016902**** 0 4 0 0 0 0 0 4 0 4 0 0 0 0 0 12
24 201394**** 0 0 4 0 0 4 0 4 0 0 0 0 0 0 0 12
25 2015904**** 0 0 0 4 0 0 4 4 0 0 0 0 0 0 0 12
26 2015904**** 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 60
27 2016901**** 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 4
28 2015902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
29 2016902**** 4 0 4 0 0 4 4 4 4 4 0 4 4 4 4 44
30 2016902**** 0 0 0 4 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 8
31 2016903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
32 2016903**** 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
33 2016902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
34 2016902**** 0 0 0 4 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
35 2016903**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4 4 0 0 0 12
36 2016903**** 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
37 201396**** 0 0 0 0 0 0 0 4 0 4 0 0 0 0 0 8
38 2016902**** 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4
39 2016901**** 4 0 0 0 0 4 0 0 0 4 0 0 0 0 0 12
40 2016901**** 0 0 0 0 0 0 4 4 0 0 0 0 0 0 0 8
41 2016901**** 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
42 2016902**** 0 0 0 0 0 4 4 0 0 4 0 0 0 0 0 12
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2016902**** 9,0 9,0 9,0 9.0 8 AM
2 2016901**** 8,0 10,0 9,0 9.0 4 AM
3 201396**** 9,5 10,0 8,0 9.2 8 AM
4 2015904**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
5 2016903**** 9,0 10,0 8,0 9.0 8 AM
6 2016903**** 10,0 10,0 8,0 9.3 8 AM
7 2016903**** 8,5 9,0 8,0 8.5 8 AM
8 2016901**** 9,5 10,0 8,0 9.2 8 AM
9 2016902**** 8,5 10,0 7,5 8.7 0 AM
10 201395**** 8,0 10,0 10,0 9.3 12 AM
11 2016901**** 9,5 10,0 10,0 9.8 4 AM
12 201395**** 10,0 10,0 10,0 10.0 12 AM
13 201394**** 10,0 8,0 10,0 9.3 12 AM
14 2016902**** 9,0 8,0 0,0 0.0 5.7 44 RF
15 201395**** 10,0 8,0 10,0 9.3 12 AM
16 201494**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
17 2016902**** 8,0 9,0 9,0 8.7 12 AM
18 2015902**** 9,5 10,0 9,0 9.5 0 AM
19 2016902**** 7,5 8,0 7,0 7.5 12 AM
20 2015904**** 9,5 9,0 8,5 9.0 12 AM
21 2016903**** 7,5 10,0 7,0 8.2 8 AM
22 2016903**** 10,0 10,0 8,0 9.3 4 AM
23 2016901**** 7,5 8,0 7,5 7.7 12 AM
24 2015900**** 7,0 9,0 0,0 0.0 5.3 24 RF
25 2016903**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
26 2016902**** 7,5 10,0 7,0 8.2 4 AM
27 2016902**** 7,5 8,0 8,0 7.8 8 AM
28 2016903**** 7,5 10,0 8,0 8.5 0 AM
29 2016901**** 7,0 9,0 8,0 8.0 8 AM
30 2016902**** 7,0 8,0 7,0 7.3 12 AM
31 2016903**** 7,0 8,0 7,0 7.3 12 AM
32 2016903**** 8,0 9,0 8,5 8.5 12 AM
33 2016901**** 4,0 1,0 0,0 1.7 40 RF
34 2016903**** 9,0 10,0 8,5 9.2 8 AM
35 2016903**** 10,0 9,0 9,0 9.3 4 AM
36 2016902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
37 2016902**** 10,0 9,0 8,5 9.2 12 AM
38 2016901**** 8,0 9,0 7,5 8.2 4 AM
39 2016902**** 7,0 10,0 7,5 8.2 8 AM
40 2016903**** 8,5 10,0 7,5 8.7 4 AM
41 2016902**** 9,0 9,0 7,5 8.5 0 AM
42 2016902**** 8,0 10,0 8,5 8.8 12 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Dimensões da Sustentabilidade. Educação Ambiental: Metodologias e Práticas. Estudos de Caso. Consciência crítica e criativa sobre as questões ambientais. Uso racional dos recursos naturais em benefício das gerações atuais e futuras. Desenvolvimento turístico sustentável. Impactos ambientais. Monitoramento de Impactos. Qualidade de vida.
Objetivos: fsfss
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: As aulas seguirão um modelo sistêmico em que seja possível o máximo de interação e participação dos/as alunos/as junto ao conteúdo apresentado, com vistas a potencializar a expressão dos/as alunos/as e suas experiências com a temática abordada. Assim, a metodologia baseia-se na apresentação e discussão textual, audiovisual, entre outras formas pertinentes de ensino-aprendizagem. Serão utilizados figuras, textos, arquivos em áudio e em vídeos, filmes e qualquer outro suporte que esteja alinhado ao tema da disciplina e que seja relevante ao processo de transmissão do conhecimento.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Durante o semestre letivo serão realizadas 03 atividades avaliativas, além de atividades extras e seminários e demais tarefas que auxiliarão e contribuição à avaliação individual e coletiva da turma.
Horário de atendimento: 08-12
Bibliografia: MINER, Horace. Ritos corporais entre os nacirema. In. ROONEY, A. K; VORE, P. L. (Orgs.). You and the others – readings in introductory anthropology. Cambridge: Erlich, 1976.
VEIGA, José Eli da. Desenvolvimento sustentável: o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Garamond, 2005, pp. 83-105.
RIBEIRO, Gustavo Lins. Poder, redes e ideologia no campo do desenvolvimento. Novos Estudos – CEBRAP, n.80, mar., 2008, pp. 109-125.
FURTADO, Celso. O mito do desenvolvimento econômico. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996, pp. 79-89.
FURTADO, Celso. Introdução ao desenvolvimento: enfoque histórico-estrutural. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000, pp. 21-30.
BENAYON, Adriano. Globalização versus desenvolvimento. São Paulo: Escrituras Editora, 2005, pp. 169-192.
YOUNG, Carlos Eduardo Frickmann; LUSTOSA, Maria Cecília Junqueira. A questão ambiental no esquema centro-periferia. Revista Economia, Niterói (RJ), v.4, n.2, jul./dez., 2003, pp. 201-221.
BURSZTYN, Ivan. A busca por novos paradigmas de desenvolvimento e seus reflexos nas políticas de turismo. In. LEITE JÚNIOR, Plínio Pimentel. O valor social do turismo. São Paulo: Roca, 2007, pp. 13-24.
BRÜSEKE, Franz Josef. O problema do desenvolvimento sustentável. In. CAVALCANTI, Clóvis. (Org.). Desenvolvimento e natureza: estudos para uma sociedade sustentável. INPSO/FUNDAJ: Recife, 1994, pp. 29- 40.
RUSCHEINSKY, Aloísio. No conflito das interpretações: o enredo da sustentabilidade. In. RUSCHEINSKY, Aloísio. (Org.). Sustentabilidade: uma paixão em movimento. Porto Alegre: Sulina, 2004, pp. 15-33.
ALMEIDA, Jalcione. A problemática do desenvolvimento sustentável. In. BECKER, Dinizar Fermiano. Desenvolvimento sustentável: necessidade e/ou possibilidade? 4. ed. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2002, pp. 21-29.
FOLADORI, Guilherme. Limites do desenvolvimento sustentável. Tradução de Marise Manoel. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2001, pp. 203-210.
IRVING, Marta Azevedo. Sustentabilidade, turismo e sociedade. In. LEITE JÚNIOR, Plínio Pimentel. O valor social do turismo. São Paulo: Roca, 2007, pp. 27-37.
CALDAS, Eduardo de Lima; MARTINS, Rafael D’Almeida. Visões de desenvolvimento local: uma análise comparada de experiências brasileiras. In. LEITE JÚNIOR, Plínio Pimentel. O valor social do turismo. São Paulo: Roca, 2007, pp. 75-93.
CÂMARA, Ibsen de Gusmão. Problema ou solução? In. TRIGUEIRO, André (Coord.). Meio ambiente no século 21: 21 especialistas falam da questão ambiental nas suas áreas de conhecimento. Rio de Janeiro: Sextante, 2003, pp. 159-169.
SANTOS, Milton. 1992: a redescoberta da natureza. Estudos Avançados, São Paulo, v.6, n.14, jan./abr., 1992, p. 95-106 Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/ea/v6n14/v6n14a07.pdf > Acesso em: 22 ago. 2016.
LEFF, Enrique. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. 2. ed. Rio de Janeiro: Petrópolis, 2001, pp. 96-117.
LEONARDI, Maria Lúcia Azevedo. A educação ambiental como um dos instrumentos de superação da insustentabilidade da sociedade atual. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2001, pp. 391-408.
CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2004, pp. 151-159.
MELLO, Gustavo Mendes de; BURSZTYN, Ivan. Preservação e educação ambiental na Área de Proteção Ambiental do Sana. In. LEITE JÚNIOR, Plínio Pimentel. O valor social do turismo. São Paulo: Roca, 2007, pp. 97-104.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
16/09/2016
14/10/2016
O CONCEITO DE DESENVOLVIMENTO À LUZ DA MODERNIDADE
21/10/2016
18/11/2016
O QUE VEM A SER ?DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL??
25/11/2016
13/01/2017
A RELAÇÃO SOCIEDADE-NATUREZA A PARTIR DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Avaliações
Data Descrição
14/10/2016 1ª Avaliação
18/11/2016 2ª Avaliação
16/12/2016 3ª Avaliação
13/01/2017 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb17.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1163 08/11/2024 00:24