• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.

-

CMR0358 - SEMINARIO PRATICA PSICOLOGICA I - Turma: 04 (2016.2)

Tópicos Aulas
Apresentação da Disciplina (22/09/2016 - 22/09/2016)
Inserção do Psicologo no SUS (29/09/2016 - 29/09/2016)
Inserção do Psicologo no SUS (06/10/2016 - 06/10/2016)
Inserção do Psicologo no SUS (13/10/2016 - 13/10/2016)
Inserção do Psicologo na Atenção Básica em Saúde (20/10/2016 - 20/10/2016)
Inserção do Psicologo na Atenção Básica em Saúde (27/10/2016 - 27/10/2016)
Inserção do Psicologo na Atenção Básica em Saúde (03/11/2016 - 03/11/2016)
Atenção Básica em Saúde (10/11/2016 - 10/11/2016)
Atenção Básica em Saúde (17/11/2016 - 17/11/2016)
Atenção Básica em Saúde (24/11/2016 - 24/11/2016)
Atenção integral a saúde mental de crianças e adolescente (01/12/2016 - 01/12/2016)
Atenção integral a saúde mental de crianças e adolescente (08/12/2016 - 08/12/2016)
Atenção integral a saúde mental de crianças e adolescente (15/12/2016 - 15/12/2016)
Grupos (22/12/2016 - 22/12/2016)
Grupos (29/12/2016 - 29/12/2016)
Grupos (05/01/2017 - 05/01/2017)
Grupos (12/01/2017 - 12/01/2017)
Fechamento da Disciplina (19/01/2017 - 19/01/2017)
Frequências da Turma
# Matrícula SET OUT NOV DEZ JAN Total
15 22 29 06 13 20 27 03 10 17 24 01 08 15 22 29 05 12 19
1 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 201391**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 201391**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 201390**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 201390**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 4 4 4 4 0 0 0 0 20
7 201391**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 201390**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 201391**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 201394**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201391**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 201392**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 201391**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 201391**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
5 201391**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
6 201390**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
7 201390**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
8 201394**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
9 201390**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
10 201392**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Discussão teórica de grandes temas da psicologia na contemporaneidade, relacionando-os às especificidades dos campos de atuação dos Estágios em Psicologia (conforme a ênfase escolhida pelo aluno).
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A metodologia buscará a construção de um espaço de aprendizagem através de diálogos e espaços de troca de conhecimento entre professores e estudantes. As aulas envolveram atividades de campo, filmes, exposição dialogada, roda de conversas, discussões sobre textos, visita institucionais, diários de campo e relatório das atividades. A leitura prévia dos textos propostos consistirá um quesito obrigatório para o desenvolvimento satisfatório da disciplina, presença, envolvimento e participação. O estudante deverá participar de forma implicada das aulas teóricas e vivências de campo. O processo de avaliação do estudante ocorre através da avaliação formativa e certificativa. A avaliação formativa irá considerar participação em sala de aula e atividades de campo a partir dos seguintes dominios: pontualidade e assuidade, participação e implicação na sala de aula colocando discussões trazidas pelas referências bibliograficas, responsabilidade, capacidade de escuta, respeito a diferentes pontos de vista, evidências nas argumentações, integração com professores e demais estudantes. Dessa forma a avaliação visa contemplar as dimensões do processo ensino aprendizagem: avaliação coginitiva, comunicativa e atitudinal. O objetiva é permtir que a avaliação não normativa ou coercitiva mas que estimule o aluno no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem a partir das seguintes dimensões:aprender a ser, aprender a aprender, aprender a fazer e aprender a conviver.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O processo de avaliação do estudante ocorre através da avaliação formativa e certificativa. Considerando a avaliação formativa através do seguintes critérios e domínios: pontualidade e assuidade, participação e implicação na sala de aula, responsabilidade, capacidade de escuta, respeito a diferentes pontos de vista, evidências nas argumentações, integração com a professora e demais estudantes. Consitituem dimensões da avaliação do processo ensino aprendizagem: avaliação coginitiva, comunicativa e atitudinal. Dessa forma o objetiva é permtir que a avaliação não normativa ou coercitiva mas que estimule o aluno no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem a partir das seguintes dimensões:aprender a ser, aprender a aprender, aprender a fazer e aprender a conviver
Horário de atendimento:
Bibliografia: NEPOMUCENO, Léo Barbosa and BRANDAO, Israel Rocha. Psicólogos na estratégia saúde da família: caminhos percorridos e desafios a superar. Psicol. cienc. prof. [online]. 2011, vol.31, n.4, pp. 762-777. ISSN 1414-9893.

GÓIS, C.L. Saúde Comunitária: pensar e fazer. São Paulo, Aderaldo & Rothschild Editores,2008.

DIMENSTEIN, M.D.B. O psicólogo nas Unidades Básicas de Saúde: desafios a formação e atuação profissionais. Estudos de Psicologia, 1998, 3(1), 53-81



BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção a Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Atenção Básica. Brasília. Ministério da Saúde,2012

BARROS,R.B. Grupo: a afirmação de um simulacro. Editora UFRGS. Porto Alegre,2009
FROTA,A.M.M.C. Diferentes concepções da infância e adolescência: a importância da historicidade. UERJ,RJ,v.7,n.1,p.147-160,abril,2007
RIBEIRO-LAURIDSEN;TANAKA,O.Y. Organização de serviços do Sistema Único de Saúde para o cuidado de crianças e adolescentes com problemas de saúde mental In RIBEIRO,E.L;TANAKA,O.Y. Atenção a saúde mental de crianças e adolescentes no SUS. São Paulo, HUCITEC, 2010.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção a Saúde. Linha de cuidado a saúde integral de crianças e adolescentes e seus familiares em situação de violência. Brasília. Ministério da Saúde.2010
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
22/09/2016
22/09/2016
Apresentação da Disciplina
29/09/2016
29/09/2016
Inserção do Psicologo no SUS
06/10/2016
06/10/2016
Inserção do Psicologo no SUS
13/10/2016
13/10/2016
Inserção do Psicologo no SUS
20/10/2016
20/10/2016
Inserção do Psicologo na Atenção Básica em Saúde
27/10/2016
27/10/2016
Inserção do Psicologo na Atenção Básica em Saúde
03/11/2016
03/11/2016
Inserção do Psicologo na Atenção Básica em Saúde
10/11/2016
10/11/2016
Atenção Básica em Saúde
17/11/2016
17/11/2016
Atenção Básica em Saúde
24/11/2016
24/11/2016
Atenção Básica em Saúde
01/12/2016
01/12/2016
Atenção integral a saúde mental de crianças e adolescente
08/12/2016
08/12/2016
Atenção integral a saúde mental de crianças e adolescente
15/12/2016
15/12/2016
Atenção integral a saúde mental de crianças e adolescente
22/12/2016
22/12/2016
Grupos
29/12/2016
29/12/2016
Grupos
05/01/2017
05/01/2017
Grupos
12/01/2017
12/01/2017
Grupos
19/01/2017
19/01/2017
Fechamento da Disciplina
Avaliações
Data Descrição
11/10/2016 1ª Avaliação
15/11/2016 2ª Avaliação
03/01/2017 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
NOTÍCIA IMPORTANTE 03/10/2016

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb15.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1163 07/11/2024 22:38