Bibliografia:
| BAZI, R. E. R. Dilemas e perspectivas da televisão regional. In: FADUL, A.; GOBBI, M. C. (Org.). Mídia e região na era digital. São Paulo: Arte & Ciência, 2006. p. 77-87.
BAZI, Rogério Eduardo Rodrigues. TV regional: trajetória e perspectivas. Campinas, SP: Alínea, 2001.
BOURDIN, A. A questão local. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
BRITTOS, V. C. (Org.). Comunicação na fase da multiplicidade da oferta. Porto Alegre: Nova Prova, 2006.
BULIK, Linda. Doutrinas da informação no mundo de hoje. São Paulo: Loyola, 1990. 192p.
CABRAL, E. D. T. Regionalização da mídia televisiva brasileira. In: FADUL, A.; GOBBI, M. C. (Org.). Mídia e região na era digital. São Paulo: Arte & Ciência, 2006. p. 91-103.
CABRAL, E. D. T. A regionalização da mídia brasileira. UNIrevista, São Leopoldo, v. 1, n. 3, jul. 2006. Disponível em: <http://pt.scribd.com/doc/61277046/A-regionalizacao-da-midia-brasileira>. Acesso em: 14 out. 2013.
CAMPONEZ, C. Jornalismo de proximidade. Coimbra: Minerva, 2002. _________. Jornalismo regional: proximidades e distanciações. Linhas de reflexão sobre uma ética de proximidade no jornalismo. In: CORREIA, J. C. (Org.). Ágora: jornalismo de proximidade: limites desafios e oportunidades. Portugal: LabCom, 2012. p. 35-47.
CANCLINI, N. G. Cultura y comunicación: entre lo global y lo local. La Plata: Ediciones de Periodismo y Comunicación, 1997.
CASTELO BRANCO, S. Internacionalização da mídia brasileira: a trajetória da Gazeta Mercantil. 2001. 381 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo. 2001.
FADUL, A. Mídia regional no Brasil: elementos para uma análise. In: FADUL, A.; GOBBI, M. C. (Org.). Mídia e região na era digital. São Paulo: Arte & Ciência, 2006. p. 23-40.
FADUL, A.; REBOUÇAS, E. Por uma perspectiva metodológica para os estudos dos sistemas e grupos de mídia: o caso do Nordeste brasileiro como referência. In: ENCONTRO DOS GRUPOS DE PESQUISA EM COMUNICAÇÃO, 5., 2005, São Paulo. Anais... São Paulo: Intercom, 2005. Disponível em: http://www.andi.org.br/documento/por-uma-perspectiva-metodologica-para-os-estudos-dos-sistemas-e-grupos-de-midia-o-caso-do>. Acesso em: 23 out. 2015.
FERNANDES, F. A. M.; OLIVEIRA, M. P. O telejornalismo como agente legitimador da TV Regional. In: SOUSA, C. M. (Org.). Televisão regional, globalização e cidadania. Rio de Janeiro: Sotese, 2006. p. 129-137.
FIORI, J. L. et al. (Org.). Globalização: o fato e o mito. Rio de Janeiro: UERJ, 1998.
HAESBAERT, R. Região, regionalização e regionalidade: questões contemporâneas. Revista Antares, Caxias do Sul, n. 3, p. 2-24, 2010.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. 6. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
IANNI, O. Nacionalismo, regionalismo e globalismo. In: BOLAÑO, C. (Org.). Globalização e regionalização das comunicações. São Paulo: EDUC, 1999. p. 29-50.
_________. Teorias da globalização. 17. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.
LIMA, M. É. de O. Mídia regional: indústria, mercado e cultura. Natal: EDUFRN, 2010.
MARQUES DE MELO, J. Comunicação e desenvolvimento: por um conceito midiático de região. In: MARQUES DE MELO, J.; SOUSA, C. M. de; GOBBI, M. C. (Org.). Regionalização midiática: estudos sobre comunicação e desenvolvimento regional. Rio de Janeiro: Sotese, 2006. p. 13-36. _________. Jornalismo: compreensão e reinvenção. São Paulo: Saraiva, 2009.
MAROCCO, B.; BERGER, C. (Orgs.) A era glacial do jornalismo - teorias sociais da imprensa: pensamento crítico sobre os jornais. Porto Alegre: Sulinas, 2006.
MARTÍN-BARBERO, J. Globalização comunicacional e transformação cultural. In: MORAES, D. (Org.). Por uma outra comunicação: mídia, mundialização cultural e poder. Rio de Janeiro: Record, 2012. p. 57-86.
MATTELART, Armand. Comunicação-mundo: história das idéias e das estratégias. Petrópolis: Vozes, 2. ed, 1996. 320 p.
MIÈGE, B. A sociedade tecida pela comunicação: técnicas da informação e da comunicação entre inovação e enraizamento social. São Paulo: Paulus, 2009.
MORAES, D. (Org.). Por uma outra comunicação: mídia, mundialização cultural e poder. Rio de Janeiro: Record, 2012.
OLIVEIRA, R. R. de. Mídia e desenvolvimento regional: uma proposta de estudo da TV TEM. In: FADUL, A.; GOBBI, M. C. (Org.). Mídia e região na era digital. São Paulo: Arte & Ciência, 2006. p. 105-121.
_________. Mídia regional: proximidade e mercado: a TV TEM. Biblioteca on-line de Ciências da Comunicação. 2012. Disponível em: <http://www.bocc.ubi.pt/pag/oliveira-roberto-midia-regional.pdf>. Acesso em: 2 dez. 2015.
ORTIZ, R. Um outro território. In: BOLAÑO, C. (Org.). Globalização e regionalização das comunicações. São Paulo: EDUC, 1999. p. 51-72.
PERUZZO, Cicilia M. Krohling. Mídia regional e local: aspectos conceituais e tendências. Comunicação & Sociedade. São Bernardo do Campo: Póscom-Umesp, a. 26, n. 43, p. 67-84, 1o. sem. 2005. _________. Mídia local: uma mídia de proximidade. Comunicação: Veredas, São Paulo, ano 2, n. 2, p. 65-89, nov. 2002 PERUZZO, C. M. K.; VOLPATO, M. Conceitos de comunidade, local e região: inter-relações e diferença. Líbero, São Paulo, v. 12, n. 24, p. 139-152, dez. 2009. PINTO, P. A. Mídia regional: nem menor, nem maior, um elemento integrante do sistema midiático do Brasil. Ciberlegenda, n. 29, p. 95-107, 2013. Disponível em: http://www.uff.br/ciberlegenda/ojs/index.php/revista/article/download/649/35>. Acesso em: 12 dez. 2015.
_________. O reposicionamento da mídia regional no sistema midiático brasileiro. In: ENCONTRO NACIONAL DA ULEPICC-BRASIL, 4., 2012, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: UERJ, 2012. Disponível em: http://migre.me/qPPXS>. Acesso em: 2 fev. 2016.
RAMOS, M. C. Brasil, globalização e as redes sociais de banda larga. In: BOLAÑO, C. (Org.). Globalização e regionalização das comunicações. São Paulo: EDUC, 1999. p. 51-57.
RÊGO, A. R. Jornalismo e imposições do mercado: limites éticos. In: RÊGO, A. R. Jornalismo, cultura e poder. Teresina: EDUFPI, 2007.
RIBAS, C. Produção regional de televisão: uma experiência em processo. In: FADUL, A.; GOBBI, M. C. (Org.). Mídia e região na era digital. São Paulo: Arte & Ciência, 2006. p. 147-153.
ROBERTSON, R. Globalização: teoria social e cultura global. Petrópolis: Vozes, 2000. SALOMÃO, V. Rede de televisão e regionalização da produção audiovisual no Brasil: o caso EPTV. In: FADUL, A.; GOBBI, M. C. (Org.). Mídia e região na era digital. São Paulo: Arte & Ciência, 2006. p. 159-174.
SANTOS, M. Da totalidade ao lugar. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2012.
_________. A natureza do espaço: técnica e tempo; razão e emoção. 8. ed. São Paulo: Edusp, 2014.
_________. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 23. ed. Rio de Janeiro: Record, 2013a.
SAVENHAGO, Igor (Org.). Jornalismo Regional: estratégias de sobrevivência em meio às transformações da imprensa. São Paulo: Jundiaí, Paco Editorial: 2012.
SENE, E. de. Globalização e espaço geográfico. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2014.
SILVA, J. A. B.; RIBEIRO, R. S.; MOURA, L. N. O caso dos processos de convergência no Grupo de mídia teresinense Cidade Verde. In: DOURADO, J. L. Economia política do jornalismo: campo, objeto, convergências e regionalismo. Teresina: EDUFPI, 2013. p. 348-365.
SIMÕES, C. F. Televisão regional e globalização. In: SOUSA, C. M. (Org.) Televisão regional, globalização e cidadania. Rio de Janeiro: Sotese, 2006. p. 15-46.
SODRÉ, M. O globalismo como neobarbárie. In: MORAES, D. (Org.). Por uma outra comunicação: mídia, mundialização cultural e poder. Rio de Janeiro: Record, 2012. p.-
THOMPSON, J. B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2000.
_________. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. 15. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
TONIAZZO, G. S. L. Pressupostos de uma rede regional: rede mato-grossense de televisão. In: FADUL, A.; GOBBI, M. C. (Org.). Mídia e região na era digital. São Paulo: Arte & Ciência, 2006. p.123- 136.
VOLPATO, M. de O. TV Regional, configurações e limitações: a TV TEM. Acervo On-line de Mídia Regional, ano 12, v. 7, n. 9, p. 86-100, maio / ago. 2008. |