Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Avaliações: Serão realizadas três avaliações: a) 1ª avaliação: avaliação participante formativa (10,0 pontos): cada aluno/aluna inicia o módulo com um crédito de 10 (dez) pontos e irá perdendo 0,25 (vinte e cinco centésimos) à medida que ele/ela perca aulas e não faça as atividades. A pontuação será mantida de acordo com a participação crítica, criativa e cuidante nas atividades em grupo, seminários, debates, visitas técnicas a grupos minoritários e produção de diários cartográficos. b) 2ª avaliação: avaliação escrita individual (10,0 pontos) com questões objetivas e subjetivas a partir das concepções e conceitos trabalhados nas aulas e também contemplados na leitura dos textos relacionados às referências básicas e complementares. c) 3ª avaliação: Artigo ou Relato de experiência em grupo (5,0 pontos) ou individual + Diário Cartográfico individual (2,0 pontos) + apresentação em seminário (3,0) por meio do uso da arte relacional com a mobilização de recursos éticos estéticos e políticos (bricolagem, vídeo, teatro, cordel, música, dança...)
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Bibliografia:
| BIBLIOGRAFIA BÁSICA: FUGANTI, L. Agenciamento. In AQUINO, Julio Groppa; CORAZZA, Sandra Mara (Orgs.). Abecedário: Educação da diferença. Campinas: Papirus, 2009, p. 19 ? 23
PELBART, P. P. Choque de Civilizações, satanizanização do outro. In Vida capital: ensaios de biopolítica. 1ª. ed. São Paulo: Iluminuras, 2011., p. 120 ? 127.
PÉLBART P.P. Elementos para uma cartografia da grupalidade. In: SAADI, F.; GARCIA, S. (Org.). Próximo ato: questões da teatralidade contemporânea. São Paulo: Itaú Cultural, 2008. Disponível em http://desarquivo.org/sites/default/files/pelbart_peter_elementos.pdf Acesso em 08de abril 2016.
SAIDÓN, O. Redes. Pensar de Outro Modo. In _______. Devires da Clínica. São Paulo: Aderaldo & Rothschild. 2008 p. 165 - 183.
RODRIGUES, H. de B. C. Quatro Platôs à guisa de prefácio. In L?ABBATE, S.; MOURÃO, L. C.; PEZZATO, L. M. (Orgs.). Análise Institucional & Saúde Coletiva. 1ª. ed. São Paulo: Hucitec, 2013. p. 17 - 30.
SAWAIA, B. B. O sofrimento ético-político como categoria de análise da dialética exclusão/inclusão. In _________ (Org.). As artimanhas da exclusão: análise psicossocial e ética da desigualdade social. 8ª. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008, pp. 97-116.
SILVA, T. T. da. Uma coisa ?estranha? no currículo: a teoria queer. In ________. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3ª. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009, p. 105 - 109.
TEDESCO, S.; NASCIMENTO, M. L. Análise Institucional e Cartografia: efeitos de contágio. In L?ABBATE, S.; MOURÃO, L. C.; PEZZATO, L. M. (Orgs.). Análise Institucional & Saúde Coletiva. 1ª. ed. São Paulo: Hucitec, 2013. p. 597 - 606.
VEIGA-NETO, A. Incluir para excluir. In LARROSA, J.; SKLIAR, C. Habitantes de Babel: políticas e poéticas da diferença. Jorge Larrosa e Carlos Skliar (Orgs.). Belo Horizonte: Autêntica, 2001.p. 105 ? 118.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
BRASIL. Guia de Políticas Públicas para Povos Ciganos. Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Brasília, 2013. Disponível em < file:///D:/Meus%20Documentos/Documentos/A.%20UFPI/A%20Medicina/2016.1/SERER/Textos%20SIGAA/GuiaCiganoFinal.pdf> Acesso 28 mac 2017.
Brasil. Subsídios para o Cuidado à Saúde do Povo Cigano. Ministério da Saúde. ? Brasília: Ministério da Saúde, 2016. 44 p. http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/subsidios_cuidado_saude_povo_cigano.pdf Acesso 28 mac 2017.
BRASIL. Políticas de promoção da equidade em saúde. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Apoio à Gestão Participativa. 1. ed., Brasília: Ministério da Saúde, 2013a. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_prococao_equidade_saude.pdf Acesso em 07 abr. 2016.
BRASIL. Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo e da Floresta. Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa, Departamento de Apoio à Gestão Participativa. 1ª.ed.; Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2013b. http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_saude_populacoes_campo.pdf Acesso em 08 abr 2016.
BRASIL. Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas. 2ª edição - Brasília: Ministério da Saúde/Fundação Nacional de Saúde, Brasília: 2002. Disponível em http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_saude_indigena.pdf
BRASIL. Política Nacional de Saúde Integral da População Negra: uma política para o SUS. Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa, Departamento de Apoio à Gestão Participativa. 2. ed. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2013. Disponível em http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_saude_integral_populacao.pdf Acesso em 05 abr. 2016.
BRASIL. Saúde da população em situação de rua: um direito humano. Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa, Departamento de Apoio à Gestão Participativa. ? Brasília: Ministério da Saúde, 2014. Disponível em http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_populacao_situacao_rua.pdf Acesso em 08 abr. 2016.
BRASIL. Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa, Departamento de Apoio à Gestão Participativa. 1ª. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2013. Disponível em http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_saude_lesbicas_gays.pdf acesso em 04 abr. 2016. BORGES, M. J. L. Integralidade da atenção à saúde das pessoas vivendo com HIV/Aids: uma avaliação de serviços de assistência especializada. Dissertação (Mestrado profissional em saúde pública). Recife: Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/Fundação Oswaldo Cruz, 2010. Disponível em http://www.cpqam.fiocruz.br/bibpdf/2010borges-mjl.pdf Acesso em 02 abr. 2016.
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