• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.

-

PPGDMA078 - ENERGIA E MEIO AMBIENTE - Turma: 01 (2017.1)

Tópicos Aulas
Apresentação do curso (10/03/2017 - 10/03/2017)

1. Identifique a função do fogo para a humanidade até o periodo que Ésquilo (c. 525 a.C. - 456 a.C.) escreveu a tragédia Prometeu acorrentado.

2. Como a pesquisa em Ciências Ambientais encontra espaço na sociedade descrita por Zygmunt Bauman (https://www.youtube.com/watch?v=1miAVUQhdwM)?

   Prometeu Acorrentado 
   Impacto da pesquisa
Período de Habilitação: 05/03/2017 às 15:20 a 09/03/2017 às 18:00
   Impactos ambientais das fontes renováveis
Período de Habilitação: 26/04/2017 às 08:00 a 29/04/2017 às 20:00
   Pergunte
Período de Habilitação: 06/05/2017 às 08:00 a 25/05/2017 às 23:59
Fontes convencionais - petróleo, gás natural e carvão (17/03/2017 - 17/03/2017)
Panorama geral sobre as energias renováveis (24/03/2017 - 14/04/2017)
Eficiência energética (14/04/2017 - 12/05/2017)
Bibliometria/Cienciometria (19/05/2017 - 19/05/2017)

Enquanto os trabalhos de bibliometria propõem a quantificação de produtos científicos, a cienciometria busca interpretar os dados quantitativos dos mesmos.

O aprofundamento teórico em determinada temática, exige o conhecimento da literatura científica publicada sobre a mesma a fim de identificar tendências, lacunas e até mesmo oportunidades de avanços/novidades no campo científico.

Desse modo, trabalhos de bibliometria e cienciometria podem ser imprescindíveis ante o desenvolvimento de qualquer pesquisa científica.

O trabalho "A literatura científica sobre os impactos causados pela instalação de parque eólicos: análise cenciométrica" traz essa proposta, aplicada aos impactos da energia eólica. Contudo, apresenta vários problemas:

- Os trabalhos recuperados são citados como em qualquer trabalho (ruim) que tenha revisão de literatura, inclusive, a revisão é acrítica e fofoqueira;

- Na metodologia, não são apresentados os filtros utilizadas na pesquisa - eliminando a possibilidade de reprodução do trabalho;

- Não são mencionados os periódicos, origem dos pesquisados, artigos publicados/ano, entre outros elementos obrigatórios em um estudo de cienciometria.

Atividade:

1) Identifiquem quais outros problemas podem ser mencionados sobre o referido trabalho.

2) Pesquisem e selecionem - para discussão na próxima aula - um artigo de cienciometria e/ou bibliometria sobre alguma fonte de energia que tenha sido publicado em algum periódico que esteja nos estratos superiores (A1, A2, B1 e B2) na área de Ciências Ambientais - utilize a classificação mais atual da CAPES.

Limites do planeta (19/05/2017 - 09/06/2017)

Johan Rockström e os seus colaboradores propuseram os nove limites do planeta.

Uma combinação de fatores incluindo alterações climáticas, mudança nos padrões da agricultura - que causam mudanças biológicas e químicas para a natureza - tem colocado o planeta mais perto da zona de perigo.

Leiam o artigo “Planetary Boundaries: Exploring the Safe Operating Space for Humanity” e identifiquem quais atividades e como as mesmas tem contribuído para que o planeta Terra esteja cada vez mais próximo da zona de perigo.

Aprendendo por conta própria (02/06/2017 - 02/06/2017)

É comum entre os alunos reclamarem dos seus  professores atribuindo a eles a responsabilidade pelas suas deficiências em determinados assuntos.

O argumento é insustentável. O professor existe para acelerar o aprendizado do conhecimento posto a disposição da sociedade pelas gerações precedentes.

O conhecimento já está produzido e pode ser acessado sem a mediação do professor.

Visitem o site https://www.edx.org/ e procurem um assunto de seu interesse.

Veja como você pode aprender coisas novas e consolidar as existentes através de cursos em diversas universidades do mundo.

Portanto, sem desculpas para buscar o conhecimento. Os professores são facilitadores apenas!

Para garantir que todos deram a devida importância a dica apresentada, me enviem por e-mail o títtulo e o conteúdo do curso que encontraram no https://www.edx.org/ e que despertou o interesse de vocês.

Também pesquisem por algum curso que seja próximo do que estamos ministrando de Energia e Meio Ambiente.

Esta tarefa corresponde a aula de sexta no horário de 9 às 11 horas, portanto quero que me enviem até às 11 horas da sexta feira dia 02/06.

Integração energética entre países (09/06/2017 - 16/06/2017)

Conforme o Itamaraty, a integração energética regional contribui para maximizar a segurança energética e promover o desenvolvimento da América do Sul. Juntamente com seus vizinhos, o Brasil envida esforços para sua concretização, a exemplo de:

  • identificação de complementaridades entre os recursos energéticos renováveis disponíveis na região;
  • identificação de áreas com elevado potencial a ser explorado e de áreas com demanda reprimida pela escassez de recursos;
  • viabilização econômica de projetos; oferta de linhas de financiamento para projetos de geração e transmissão de energias renováveis; e
  • compatibilização normativa para o intercâmbio energético na região.

Na cooperação Sul-Sul, pode-se destacar a cooperação energética realizada no âmbito do MERCOSUL e do IBAS (Índia– Brasil –África do Sul).

Desse modo, pesquisem a matriz energética dos países dessa cooperação (conforme indicado abaixo) e as iniciativas dos mesmos para atender os esforços da cooperação Sul-Sul.

  • Argentina – Amanda
  • Brasil – Cristiana
  • Chile – Fabrício Higo
  • Colômbia – Fabrício Neves
  • Paraguai – Francisca Karen (09/06)
  • Peru – Tarso (09/06)
  • Uruguai – Luís Henrique
  • Venezuela – Mário Angelo
  • Índia - Ocivana (09/06)
  • África do Sul - Osvaldo

Fonte: Visão do Itamaraty sobre Energia: http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/energia

Trabalho final da disciplina Energia e Meio Ambiente (16/06/2017 - 07/07/2017)

Prezados alunos,

Como mencionado em sala de aula, o trabalho final da disciplina será um estudo de bibliometria sobre as diferentes fontes de energia e eficiência energética.

O trabalho deve ter a seguinte estrutura: Resumo/Palavras-chave, Abstract/Keywords, Introdução, Metodologia, Resultados, Discussão, Considerações Finais e Referências.

O texto deve ser digitado na fonte Times New Roman, 12, espaçamento simples, limite de 8 a 12 páginas.

Antes da entrega do texto definitivo (o qual deve ser até o dia 10/07), vocês poderão entrar em contato com os professores da disciplina (conforme divisão abaixo) para tirar dúvidas e/ou apresentar o texto preliminar.

O texto final será avaliado pelos três professores da disciplina.

Profa. Elaine

  1. Energia solar fotovoltaica – Fabrício Neves
  2. Energia nuclear – Luís Henrique
  3. Energia hidráulica – Mário Ângelo
  4. Energia geotérmica – Ocivana
  5. Energia das marés – Amanda Rejalma

Prof. Marcos

  1. Energia eólica - Fabrício Higo
  2. Energia de biomassa – Tarso
  3. Energia das ondas – Francisca Karen
  4. Termelétrica – Cristiana
  5. Eficiência energética – Osvaldo

Instruções importantes:

  1. Realizem a pesquisa direto no portal de periódicos da CAPES ou utilizem as seguintes bases de dados: Web of Science, Scopus, Science Direct – justifiquem a escolha
  2. Defina as palavras-chave/keywords – devem ser feitas pesquisas também com as palavras em inglês
  3. Filtre os trabalhos publicados nos últimos dez anos (2007 a2017)

Em anexo, um estudo bibliométrico para subsidiar o trabalho de vocês.

Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
10 24 31 07 14 28 05 12 19 26 02 09 16 23 30 07
1 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 3 0 0 0 0 0 0 0 3
2 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 3 0 0 0 0 0 3 0 0 6
3 2016100**** 0 0 0 3 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3
4 2017100**** 0 0 3 3 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
5 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 3 0 0 0 0 0 0 0 3
6 2015100**** 0 3 3 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
7 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3 0 0 3
9 2017100**** 0 0 3 0 0 0 0 0 3 0 0 0 0 0 0 0 6
10 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 3 0 0 0 0 0 3 0 0 6
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2017100**** 8,0 8.0 3 AM
2 2016100**** 9,0 9.0 6 AM
3 2017100**** 8,5 8.5 0 AM
4 2017100**** 8,5 8.5 6 AM
5 2017100**** 8,5 8.5 3 AM
6 2015100**** 9,0 9.0 6 AM
7 2016100**** 8,0 8.0 3 AM
8 2017100**** 7,0 7.0 3 AM
9 2017100**** 7,0 7.0 6 AM
10 2017100**** 8,8 8.8 6 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Trabalho final da disciplina 09/07/2017
Trabalho final da disciplina 16/06/2017
Objetivos do Desenvolvimento sustentável 16/06/2017
Atividade para o dia 16/06 15/06/2017
Aula de 16/06 14/06/2017
Internet of Things (IoT) 11/06/2017
Sobre a aula de sexta (09/06) 08/06/2017
Aula do dia 09/06 06/06/2017
Dia Mundial do Meio Ambiente 05/06/2017
Aprendendo por conta própria 01/06/2017
bloqueio da escrita 20/05/2017
Bibliometria 12/05/2017
Igualdade de genero 04/05/2017
Cancelamento de aula (28/04/17) 26/04/2017
Energia e Politica Externa 16/04/2017
Primeira Aula - Energia e Meio Ambiente 06/03/2017

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb17.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1163 07/11/2024 21:25