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PPGED165 - TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO I - Turma: 01 (2017.1)

Tópicos Aulas
Apresentação do programa de disciplina, da professora e dos alunos (10/03/2017 - 10/03/2017)
Discussão sobre o conceito de juventudes (17/03/2017 - 17/03/2017)
Discussão sobre o conceito de juventudes (24/03/2017 - 24/03/2017)
Discussão sobre o conceito de juventudes (31/03/2017 - 31/03/2017)
Discussão sobre o conceito de juventudes (07/04/2017 - 07/04/2017)
Discussão teórico sobre as juventudes (14/04/2017 - 14/04/2017)
Discussão teórico sobre as juventudes (21/04/2017 - 21/04/2017)
Discussão teórico sobre as juventudes (28/04/2017 - 28/04/2017)
Discussão teórico sobre as juventudes (05/05/2017 - 05/05/2017)
Discussão teórico sobre as juventudes (12/05/2017 - 12/05/2017)
Discussão teórico sobre as juventudes (19/05/2017 - 19/05/2017)
Discussão teórico sobre as juventudes (26/05/2017 - 26/05/2017)
Discussão teórico sobre as juventudes (02/06/2017 - 02/06/2017)
Discussão teórico sobre as juventudes (09/06/2017 - 09/06/2017)
Ciclo OBJUVE: USINA DAS JUVENTUDES (16/06/2017 - 16/06/2017)
Ciclo OBJUVE: USINA DAS JUVENTUDES (23/06/2017 - 23/06/2017)
Ciclo OBJUVE: USINA DAS JUVENTUDES (30/06/2017 - 30/06/2017)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN Total
10 17 24 31 07 14 21 28 05 12 19 26 02 09 16 23 30
1 2016101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 4
2 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 4
3 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 4 2 0 0 10
4 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2017100**** 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
6 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2016101**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
2 2017100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2017100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 2017100**** 9,0 9,0 9,0 9,0 9.0 10 AM
5 2017100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
6 2017100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Estudo aprofundado de temática específica, atual e relativa a uma das duas linhas de pesquisa do Programa.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina irá assumir o próprio percurso da discussão e produção de sentido da categoria juventude; nem sempre um caminho estável e bem definido. A metodologia foi metodologicamente conduzida com aulas expositivas e dialogadas tendo em vista os objetos de estudos dos alunos, utilizando a leitura de livros, capítulos de livros, artigos filmes, fotos e reflexões sobre o tema a partir dos depoimentos de pessoas que participaram de movimentos juvenis, como também com aquelas que realizaram pesquisa com a temática em questão. Num segundo momento, ampliaremos a discussão para políticas públicas de/para/com as juventudes.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Serão utilizados como critérios de avaliação a produção final de um artigo como resultado das reflexões realizadas na disciplina. Além disso, levaremos em conta a participação e a assiduidade do(a) aluno(a) nos trabalhos e debates em sala de aula tendo como base as estratégias pedagógicas trabalhadas, bem como a sua auto-avaliação.
Horário de atendimento:
Bibliografia: REFERÊNCIAS
ABRAMO, Helena W. O estilo monta o espetáculo. In: Cenas Juvenis: Punks e Darks no espetáculos urbanos. São Paulo: Página Aberta, 1994.
ABRAMO, Helena. Considerações sobre a tematização da juventude no Brasil. In: Revista Brasileira de Educação. Nº 5, Maio/jun/jul/ago, 1997; Nº 6, set/out/nov/dez1, 1997.
ABRAMO, Helena; FREITAS, Maria Virginia; SPOSITO, Marilia Pontes (orgs.). Juventude em Debate. São Paulo: Cortez, 2000.
ABRAMO, Helena. Condição juvenil no Brasil contemporâneo. In: ABRAMO, Helena; BRANCO, Pedro Paulo Martoni. Retratos da juventude brasileira: análises de uma pesquisa nacional. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2008.
ADAD, Shara Jane H. Costa. Corpo Juvenil: dissolvência e excesso pelas ruas da cidade. In: DAMASCENO, Mª Nobre, MATOS, Kelma S. L. de & VASCONCELOS, José Gerardo. Trajetórias da Juventude. Fortaleza: LCR, 2001. (Coleção Diálogos Intempestivos).
ADAD, Shara Jane H. Costa. Corpo Juvenil: cartografia de um saber pelas ruas da cidade. In: VASCONCELOS, José Gerardo & MAGALHÃES JUNIOR, Antonio Germano. Um dispositivo chamado Foucault. Fortaleza: LCR, 2002. (Coleção Diálogos Intempestivos).
ADAD, Shara Jane H. Costa. Corpo Território-Movimento: Itinerários juvenis pelas ruas de Teresina. In: VASCONCELOS, Gerardo & ADAD, Shara Jane H. Costa (orgs.). Coisas de Cidade. Fortaleza: UFC, 2005.
ADORNO, Sérgio. A experiência precoce da punição. In: José de Sousa Martins (org.) Massacre dos inocentes: a criança sem infância no Brasil. São Paulo: Hucitec, 1993.
ARIÈS, Philippe. História Social da Criança e da Família. 2 ed. Rio de Janeiro: editora Guanabara Koogan S.A., 1981.
BARROS, José Márcio (org.) As mediações da cultura: arte, processo e cidadania. Belo Horizonte: Editora PUCMINAS, 2009
CAIAFA, Janice. Movimento Punk na cidade: a invasão dos bandos sub. 2 ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1989.
_____. Jornadas Urbanas: Exclusão, trabalho e subjetividade nas viagens de ônibus na cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: FGV, 2002.
CANEVACCI, Massimo. Culturas eXtremas: mutações juvenis nos corpos das metrópolis. Rio de Janeiro: DP&A editora, 2005.
CASTRO, Mary Garcia; ABROMOVAY, Miriam. Quebrando Mitos: juventude, participação e políticas. Brasília: RITLA, 2009.
CATANI, Afrânio Mendes; GILIOLI, Renato de Sousas Porto. Culturas Juvenis: múltiplos olhares. São Paulo: Editora UNESP, 2008. (Coleção Paradidáticos).
COIMBRA, Cecília Mª Bouças & NASCIMENTO, Lívia do. A instituição “Menino de Rua”e alguns dos seus efeitos. In: Anuário do laboratório de Subjetividade e Política. Rio de Janeiro: MCR gráfica e editora. Ano II, vol II, 1993.
_____. Jovens pobres: o mito da periculosidade. In: FRAGA, Paulo César P. Fraga & IULIANELLI, Jorge Atílio Silva (orgs.). Jovens em Tempo Real. Rio de Janeiro: DP&A EDITORA, 2003.
_____ e BOCCO, Fernanda. Subvertendo o conceito de adolescência. In: Arquivos Brasileiros de Psicologia. Vol. 57. nº 1. (2005). Disponível em: http://seer.psicologia.ufrj.br/seer/lab19/ojs/viewarticle.php?id=11&layout=html
Acesso: 02/02/2008.
DAYRELL, Juarez. A música entra em cena: o rap e o funk na socialização da juventude. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.
DIÓGENES, Glória. Cartografias da Cultura e da Violência: gangues, galeras e o movimento Hip Hop. São Paulo: Annablume; Fortaleza: Secretaria da Cultura e Desporto, 1998.
_____. Itinerários de corpus juvenis: o Tatame, o Jogo e o Baile. São Paulo: Annablume, 2003
FREITAS, Maria Virgínia de; PAPA, Fernanda de Carvalho (org.). Políticas Públicas: Juventude em pauta. São Paulo: Cortez: Ação Educativa Assessoria, Pesquisa e Informação: Fundação Friedrich Ebert, 2008.
HERSCHMANN, Micae. Abalando os Anos 90: Funk e Movimento Hip Hop: globalização, violência e estilo culural. Rio de Janeiro: Rocco, 1997.
LAPASSADE, Georges. Os rebeldes sem causa. In: Sociologia da Juventude III: a vida coletiva juvenil. Rio de janeiro: Zahar, 1968.
MAZZARELLA, Sharon R. et all (orgs.) Os jovens e a mídia. Porto Alegre: Artmed, 2009.
NASCIMENTO, Maria Lívia (org.) Pivetes: a produção de infâncias desiguais. Rio de Janeiro: Oficina do autor; Niterói/RJ: Intertexto, 2002.
PAIS, José Machado. Cultura Juvenis. Lisboa: Imprensa Nacional- Casa da Moeda, 2003.
PAIS, José Machado; BLASS, Leila Maria da Silva. Tribos Urbanas: produção artística e identidades. São Paulo: Annablume, 2004.
PERROT, Michelle. Na França da Belle Époque, os ‘Apaches’, primeiros bandos de jovens. In: Os excluídos da história: operários, mulheres e prisioneiros. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. (Oficinas da História).
PERLONGER, Néstor. O negócio do Michê: a prostituição viril em São Paulo. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2008.
SHINDLER, Norbert. Os tutores da desordem: Rituais da cultura juvenil nos primórdios da era moderna. In: LEVI, Giovanni & SCHMITT, Jean-Claude (org.). História dos Jovens. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. Trad. Claudio Marcondes et alli.
SPAGNOL, Antonio Sergio. Jovens perdidos: um estudo sobre jovens delinqüentes na cidade de São Paulo. São Paulo: Annablume/FAPESP,2008
SPOSITO, Marilia P. Juventude: crise, identidade e escola. In: DAYRELL, Juarez. Múltiplos Olhares. Belo Horizonte: UFMG, 1996.
SPOSITO, Marília P. A instituição escolar e a violência. Cadernos de Pesquisa. Fundação Carlos Chagas. Nº 104. São Paulo: Cortez Editora, Julho 1998. p, 58.
WELLEAR, Wivian. Aminha voz é tudo o que eu tenho: manifestações juvenis em Berlim e São Paulo: Editora da UFMG, 2011.


Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
10/03/2017
10/03/2017
Apresentação do programa de disciplina, da professora e dos alunos
17/03/2017
17/03/2017
Discussão sobre o conceito de juventudes
24/03/2017
24/03/2017
Discussão sobre o conceito de juventudes
31/03/2017
31/03/2017
Discussão sobre o conceito de juventudes
07/04/2017
07/04/2017
Discussão sobre o conceito de juventudes
14/04/2017
14/04/2017
Discussão teórico sobre as juventudes
21/04/2017
21/04/2017
Discussão teórico sobre as juventudes
28/04/2017
28/04/2017
Discussão teórico sobre as juventudes
05/05/2017
05/05/2017
Discussão teórico sobre as juventudes
12/05/2017
12/05/2017
Discussão teórico sobre as juventudes
19/05/2017
19/05/2017
Discussão teórico sobre as juventudes
26/05/2017
26/05/2017
Discussão teórico sobre as juventudes
02/06/2017
02/06/2017
Discussão teórico sobre as juventudes
09/06/2017
09/06/2017
Discussão teórico sobre as juventudes
16/06/2017
16/06/2017
Ciclo OBJUVE: USINA DAS JUVENTUDES
23/06/2017
23/06/2017
Ciclo OBJUVE: USINA DAS JUVENTUDES
30/06/2017
30/06/2017
Ciclo OBJUVE: USINA DAS JUVENTUDES
Avaliações
Data Descrição
19/07/2017 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
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Título

Data
AULA DE 10/03/2017 10/03/2017

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb17.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1085 02/07/2024 18:18