Metodologia: |
O desenvolvimento das atividades relativas à disciplina será um roteiro de exposições dialogadas, com o envolvimento das duas professoras em todos os encontros; Haverá discussões dos textos, com estratégias de ensinagem que envolvam os mestrandos na disciplina. Propõe-se as atividades de interação entre a pós e a graduação de Geografia, a exemplo de oficina de cartografia tátil de forma a discutir a profissionalização docente e, na mesma medida, que contenham propostas para as possíveis problemáticas encontradas.
|
Bibliografia:
| CALLAI, Helena Copetti. O professor e a Geografia ensinada nos anos iniciais. In: ALBUQUERQUE, Adailza Martins de; FERREIRA, Joseane Abílio de Sousa Ferreira (Org.). Formação, pesquisas e práticas docentes: reformas curriculares em questão. João Pessoa: Mídia, 2013b.
CHARLOT, Bernard. Relação com o saber, formação dos professores e globalização. Porto Alegre: Artmed, 2005.
MOREIRA, Ruy. Pensar e ser em Geografia: ensaios de história, epistemologia e ontologia do espaço geográfico. São Paulo: Contexto, 2007.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. Porto, Afrontamento, 2002.
|