• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.

-

MSC021 - DIDÁTICA - Turma: 01 (2017.2)

Tópicos Aulas
Fundamentos epistemológicos da Didática (23/08/2017 - 23/08/2017)

Plano de curso;

Carta dos conhecimentos prévios da Didática;

Texto sobre os fundamentos (MELO, URBANETZ, 2008).

   Plano de curso 
  Endeços de revista em Saude 
Endereços de revistas para publicação na área de saúde
Paradigmas conservadores e inovadores (30/08/2017 - 30/08/2017)

Concepção de paradigma;

paradigmas da educação (MARQUES, 1992)

Atributos dos paradigmas conservadores e inovadores (BERHENS, 2010);

Produção de síntese, debate e discussão sobre os paradigmas conservadores e inovadores e as categorias relacionadas.

Planejamento didático e organização do trabalho pedagógico (06/09/2017 - 06/09/2017)

Planejamento para quê? (BANDEIRA, no prelo);

Como planejar o ensino; objetivos de ensino (GIL, 2008).

Roda de conversa e produção de um esquema.

 

 

Planos de ensino e planos de aulas (13/09/2017 - 13/09/2017)

Análise dos planos de ensino e planos de aulas;

Oficina de produção dos planos de aulas.

  sugestões de verbor-plano de ensino e plano de aula 
Analisar a adequação verbo, conteúdo e paradigma subjacente.
Desenvolvimento de microaulas, conforme campo de atuação dos discentes em formação. (27/09/2017 - 27/09/2017)

Realização de microaulas, considerando o plano de aula elaborado e o campo de atuação dos mestrandos.

Contribuições da Didática na formação do profissional da Educação (11/10/2017 - 11/10/2017)
  AS CONTRIBUIÇÕES DA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO 
Estudo da Didática na formação do profissional da Educação
Didática na formação de professores (18/10/2017 - 18/10/2017)
  Texto Libaneo 2012.doc 
Aborda, especialmente, o papel da didática em face das tensões existentes entre a exigência social e democrática de escolarização formal a todas as crianças e jovens e, ao mesmo tempo, a necessidade de as escolas se organizarem de forma adequada para o acolhimento da diversidade social e cultural.
Orientação de elaboração do Artigo (25/10/2017 - 25/10/2017)
Trabalho de Campo: Elaboração do Artigo Científico (01/11/2017 - 01/11/2017)
Tutorial do Trabalho de Campo: Leitura e Orientação para elaboração do Artigo (08/11/2017 - 08/11/2017)
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT Total
23 30 06 13 20 27 04 11 18 25
1 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 5 5
2 2017100**** 0 0 0 0 0 0 5 0 0 0 5
3 2017100**** 0 0 0 0 0 0 5 0 0 5 10
4 2017100**** 0 0 0 0 0 0 5 4 0 0 9
5 2017100**** 5 0 0 0 0 0 0 0 0 0 5
6 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 5 5
7 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 5 0 5
8 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 4
9 2017100**** 0 0 0 0 0 0 5 0 5 0 10
10 2017100**** 0 0 0 0 0 0 5 0 0 5 10
11 2017100**** 0 0 0 0 0 0 5 0 0 0 5
12 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2017100**** 2 5 0 0 0 0 0 0 0 0 7
15 2017100**** 0 5 0 0 0 0 0 4 0 0 9
16 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2017100**** 9,0 9,5 8,5 9.0 5 AM
2 2017100**** 9,0 9,5 10,0 9.5 5 AM
3 2017100**** 9,0 9,7 9,5 9.4 10 AM
4 2017100**** 9,0 9,8 8,5 9.1 0 AM
5 2017100**** 9,0 9,7 8,5 9.1 4 AM
6 2017100**** 9,0 9,5 9,0 9.2 9 AM
7 2017100**** 9,0 9,7 9,5 9.4 10 AM
8 2017100**** 9,0 8,8 8,5 8.8 5 AM
9 2017100**** 9,0 9,3 8,5 8.9 0 AM
10 2017100**** 9,0 8,8 9,5 9.1 7 AM
11 2017100**** 9,0 9,7 10,0 9.6 9 AM
12 2017100**** 9,0 9,0 9,5 9.2 10 AM
13 2017100**** 9,0 10,0 10,0 9.7 5 AM
14 2017100**** 9,0 9,7 9,5 9.4 0 AM
15 2017100**** 9,0 8,8 9,5 9.1 5 AM
16 2017100**** 9,0 9,8 9,0 9.3 5 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: -
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina será desenvolvida, por meio de aulas expositivas/dialogadas, atividades em grupo e individual, produção de textos, oficina pedagógica com elaboração do plano de curso, apresentação de painéis.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O processo de avaliação da aprendizagem será efetivado conforme dispositivos legais dessa IES. Desse modo, o licenciando será avaliado individualmente e em grupo, observando os seguintes aspectos:
Freqüência mínima de 75% da carga horária;
Assiduidade, interesse, participação e responsabilidade na realização e entrega dos trabalhos;
Qualidade dos trabalhos produzidos e autoavaliação;
Assiduidade, interesse, participação e responsabilidade na realização e entrega dos trabalhos;
Para efeito de registro de notas:
1ª Nota: Seminários/Painéis;
2ª Nota: Elaboração dos planos e microaulas;
3ª Nota: Produção de artigos.
Horário de atendimento: 8:00 às 12:00
Bibliografia: Referências Básicas
BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. 4. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2010 (p. 39-93).
CANDAU, Vera Maria. Rumo a uma nova Didática. (Org.). 21 ed. Petrópolis: Vozes, 2011. (p.49-55).
DAMIS, Olga Teixeira. Arquitetura da aula: um espaço de relações. In: DALBEN, A. et al. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
GIL, Antônio Carlos. Metodologia do Ensino Superior. São Paulo: Atlas, 2005. (p.33-41).

Referências complementares
ÁVILA, Cristina Maria; VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Didática e docência na educação superior: implicações pra formação de professores (Orgs.). 2 ed. São Paulo: Papirus, 2015.
BANDEIRA, Hilda Maria Martins; IBIAPINA, Ivana Maria Lopes de Melo. Prática educativa: entre o essencialismo e a práxis. In: Revista da FAEEBA: educação e contemporaneidade. Salvador: UNEB, n. 42, v. 23, p. 107-117, jul./dez. 2014. Disponível em: <www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/ download/1031/711>. Acessado em: 18 abr. 2016.
LIBÂNEO, José Carlos; ALVES, Nilda (Orgs.). Temas de pedagogia: diálogos entre didática e currículo. São Paulo: Cortez, 2012.
MARTINS, Pura Lúcia Oliver. As formas e práticas de interação entre professore e alunos. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Lições de didática. Campinas: SP: Papirus, 2006.
MELO, Alessandro; URBANETZ, Sandra Terezinha. Fundamentos de Didática. 20 ed. Curitiba: Ibpex, 2008.
MORIN, EDGAR. O método 3: o conhecimento do conhecimento. Porto Alegre: Sulina, 2012.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro; SILVA, Edileuza Fernandes da. A escola mudou. Que mude a formação de professores! (Orgs.). 3 ed. São Paulo: Papirus, 2015.

RIOS, Terezinha Azerêdo. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2003.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Aula: gênese, dimensões, princípios e práticas (Org.). 2 ed. São Paulo: Papirus, 2015.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. A prática pedagógica do professor de didática. 13 ed. São Paulo: Papirus, 2011.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
23/08/2017
23/08/2017
Fundamentos epistemológicos da Didática
30/08/2017
30/08/2017
Paradigmas conservadores e inovadores
06/09/2017
06/09/2017
Planejamento didático e organização do trabalho pedagógico
13/09/2017
13/09/2017
Planos de ensino e planos de aulas
27/09/2017
27/09/2017
Desenvolvimento de microaulas, conforme campo de atuação dos discentes em formação.
11/10/2017
11/10/2017
Contribuições da Didática na formação do profissional da Educação
18/10/2017
18/10/2017
Didática na formação de professores
25/10/2017
25/10/2017
Orientação de elaboração do Artigo
01/11/2017
01/11/2017
Trabalho de Campo: Elaboração do Artigo Científico
08/11/2017
08/11/2017
Tutorial do Trabalho de Campo: Leitura e Orientação para elaboração do Artigo
Avaliações
Data Descrição
13/09/2017 1ª Avaliação
11/10/2017 2ª Avaliação
22/11/2017 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Sobre os artigos da isciplina Didática 13/12/2017
sugestão de periódico 05/10/2017

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb17.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1163 07/11/2024 21:28