-

CMR0327 - PROCESSOS PSICOLOGICOS BASICOS II - Turma: 01 (2018.1)

Tópicos Aulas
Processos Psicológicos (27/02/2018 - 27/02/2018)
O que são, de onde vem e para onde vão: estrutura, processamento e aquisição dos processos psicológicos: pensamento, linguagem, emoção, motivação e criatividade.
Pensamento (06/03/2018 - 27/03/2018)
Explorar os fundamentos teóricos e metodológicos do pensamento. Explorar fenômenos de aquisição de natureza universal e fenômenos particulares desse processo. Desenvolver o processo psicológico na relação criança e família. Fundamentar os processos psicológicos com bases biopsicossociais, sua estrutura, aquisição e processamento. Perceber os alterações neste processo nas psicopatologias, relacionando o normal e o patológico, ou a saúde e a doença mental.
Linguagem (03/04/2018 - 01/05/2018)
Explorar os fundamentos teóricos e metodológicos da Linguagem. Explorar fenômenos de aquisição de natureza universal e fenômenos particulares desse processo. Desenvolver o processo psicológico na relação criança e família. Fundamentar os processos psicológicos com bases biopsicossociais, sua estrutura, aquisição e processamento. Perceber os alterações neste processo nas psicopatologias, relacionando o normal e o patológico, ou a saúde e a doença mental.
Alterações no pensamento e Linguagem nas Psicopatologias (08/05/2018 - 08/05/2018)
Dinâmica sobre as alterações no pensamento e linguagem nas psicopatologias. 1ª Avaliação
Emoção (15/05/2018 - 15/05/2018)

Explorar os fundamentos teóricos e metodológicos da emoção. Explorar fenômenos de aquisição de natureza universal e fenômenos particulares desse processo. Desenvolver o processo psicológico na relação criança e família. Fundamentar os processos psicológicos com bases biopsicossociais, sua estrutura, aquisição e processamento. Perceber os alterações neste processo nas psicopatologias, relacionando o normal e o patológico, ou a saúde e a doença mental. Evolução da Emoção, diferença entre emoção e sentimento, de Damásio, a relação entre emoção e consciência, o sistema límbico e o circuito de Papez e o de MacLean.

 

Roteiro de Leitura: para ser feito em dupla (entrega em sala de aula dia 05/06/2018, impresso)

Emoção e Sentimento, de Damásio (2000), com o título “O mistério da consciência...”.

1. Discuta a distinção entre “sentir” e “saber que temos um sentimento”. Mostre os estágios de processamento desses fenômenos.

2. “Estudos em meu laboratório mostraram que a emoção integra os processos de raciocínio e decisão” (2000: 62). A partir dessa afirmação de Damásio, mostre dois fatos que mais os instigaram acerca do percurso histórico para o aparecimento dos estudos sobre a emoção em centros de pesquisa e universidades.

3. Mostre a diferença entre emoção e sentimento.

4. Discuta o seguinte questionamento de Damásio (2000: 65), argumentando com base no experimento com David:

“Por que tenho tanta certeza de que o mecanismo biológico subjacente à emoção independe da consciência?”

5. Diferencie as emoções universais das sociais.

6. Descreva o núcleo biológico que fundamenta os fenômenos emocionais, tentando relacionar com a seguinte afirmação de Damásio (2000:78):

“O propósito biológico das emoções é claro, e as emoções não são um luxo dispensável. As emoções são adaptações singulares que integram o mecanismo com o qual os organismos regulam sua sobrevivência. Mesmo sendo, na escala evolutiva, bastante antigas, as emoções são um componente de nível razoavelmente superior dos mecanismos de regulação da vida”.

7. Vocês concordam com a seguinte hipótese de Damásio (2000)? Por quê?

“Neste livro, minha suposição é que, assim como a emoção, a consciência relaciona-se à sobrevivência do indivíduo e que, tal como a emoção, a consciência está alicerçada na representação do corpo” (2000: 58)

Motivação (22/05/2018 - 22/05/2018)

Explorar os fundamentos teóricos e metodológicos da motivação. Explorar fenômenos de aquisição de natureza universal e fenômenos particulares desse processo. Desenvolver o processo psicológico na relação criança e família. Fundamentar os processos psicológicos com bases biopsicossociais, sua estrutura, aquisição e processamento. Perceber os alterações neste processo nas psicopatologias, relacionando o normal e o patológico, ou a saúde e a doença mental.

Confecção de banner para Mostra sobre Motivação: Motivação e Fome; Motivação e Agressividade; Motivação e Sexualidade; Motivação Social; Motivação (In)Consciente; Teorias e Modelos de Motivação; Motivação e Aprendizagem. Referências a serem pesquisadas na Biblioteca: 1. Coon, Dennis. Introdução a Psicologia: uma jornada; 2.Foulquié, Paul & Deledalle, Gérard. A psicologia contemporânea; 3. Braghirolli, Elaine & Bisi, Guy & Rizzon, Luiz & Nicoletto, Ugo. Psicologia Geral; 4. Davidoff, Linda. Introdução à Psicologia; 5. Sperling, A. & Martin, K. Introdução à Psicologia. 6. Bock, Ana & Furtado & Teixeira. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia; 7. Coletânea disponível no Sigaa no começo do semestre, capítulo sobre Motivação. Recomendo pesquisar na biblioteca e deixar o livro disponível lá para todos os grupos terem acesso.

Criatividade (29/05/2018 - 05/06/2018)
Explorar os fundamentos teóricos e metodológicos da Criatividade. Explorar fenômenos de aquisição de natureza universal e fenômenos particulares desse processo. Desenvolver o processo psicológico na relação criança e família. Fundamentar os processos psicológicos com bases biopsicossociais, sua estrutura, aquisição e processamento. Perceber os alterações neste processo nas psicopatologias, relacionando o normal e o patológico, ou a saúde e a doença mental.
Mostra Científica: Motivação (12/06/2018 - 12/06/2018)
Mostra Científica:
Encerramento e Exame Final (19/06/2018 - 19/06/2018)
Último dia de Aula
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN Total
06 13 20 27 03 10 17 24 08 15 22 29 05 12 19 26
1 2017901**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
2 2017902**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
3 2017902**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
4 201393**** 4 0 0 4 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
5 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2017901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4
7 2016900**** 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 64
8 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4
9 2017901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2017902**** 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
12 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4
13 2017903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2017909**** 0 0 0 0 0 0 4 0 0 4 0 0 0 0 0 0 8
15 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2017901**** 0 0 0 0 4 0 4 0 0 4 0 0 0 0 0 0 12
18 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2017902**** 0 0 0 4 0 0 4 0 4 0 0 0 0 0 0 0 12
20 2017900**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
21 2016906**** 4 0 0 0 4 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 12
22 2017902**** 0 0 0 0 4 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
23 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4
24 2017911**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
25 2016906**** 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
26 2017912**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 2017900**** 0 0 0 0 4 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
28 2017900**** 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
29 2017914**** 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
30 2016905**** 0 0 0 4 0 4 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
31 2017902**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
32 2017902**** 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
33 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4
34 2017900**** 0 0 0 0 0 0 4 0 0 4 0 0 0 0 0 0 8
35 2017900**** 4 0 0 4 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
36 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
37 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
38 2017902**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
39 2017901**** 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 64
40 2017902**** 0 0 0 0 4 4 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 12
41 2017902**** 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
42 201390**** 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
43 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
44 2017902**** 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
45 2015900**** 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 64
46 2017901**** 0 0 0 0 0 0 4 0 0 4 0 0 0 0 0 0 8
47 2017902**** 0 0 0 0 0 0 4 0 0 4 0 0 0 0 0 0 8
48 2016905**** 4 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
49 2017901**** 0 0 0 2 1 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 7
50 2017908**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 8
51 2016906**** 0 0 0 4 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
52 2017901**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 4
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2017914**** 8,0 10,0 10,0 9.3 4 AM
2 2017909**** 9,3 10,0 10,0 9.8 8 AM
3 2017902**** 8,8 10,0 10,0 9.6 0 AM
4 2017902**** 9,0 10,0 10,0 9.7 4 AM
5 2017902**** 9,5 10,0 10,0 9.8 8 AM
6 2017902**** 8,0 10,0 10,0 9.3 0 AM
7 2017902**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM
8 2017902**** 9,0 10,0 10,0 9.7 4 AM
9 2017902**** 8,5 10,0 10,0 9.5 4 AM
10 2017901**** 9,0 10,0 10,0 9.7 8 AM
11 2017901**** 9,3 10,0 10,0 9.8 4 AM
12 2017900**** 9,2 10,0 10,0 9.7 4 AM
13 2017900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
14 2017900**** 6,5 10,0 10,0 8.8 8 AM
15 2017903**** 8,8 10,0 10,0 9.6 0 AM
16 2016905**** 9,0 10,0 10,0 9.7 12 AM
17 2017902**** 9,5 10,0 10,0 9.8 4 AM
18 2017900**** 7,5 10,0 10,0 9.2 12 AM
19 201393**** 2,1 10,0 10,0 7.4 12 AM
20 201390**** 8,2 10,0 10,0 9.4 4 AM
21 2017901**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
22 2016900**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
23 2015900**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
24 2017900**** 4,0 10,0 10,0 8.0 0 AM
25 2017902**** 9,0 10,0 10,0 9.7 4 AM
26 2017900**** 9,0 10,0 10,0 9.7 4 AM
27 2017900**** 9,3 10,0 10,0 9.8 0 AM
28 2016906**** 7,5 10,0 10,0 9.2 12 AM
29 2017901**** 8,5 10,0 10,0 9.5 4 AM
30 2017902**** 8,0 10,0 10,0 9.3 12 AM
31 2017902**** 9,3 10,0 10,0 9.8 4 AM
32 2017901**** 8,0 10,0 10,0 9.3 7 AM
33 2017908**** 7,1 10,0 10,0 9.0 8 AM
34 2017900**** 8,0 10,0 10,0 9.3 4 AM
35 2017901**** 8,7 10,0 10,0 9.6 0 AM
36 2016906**** 3,5 10,0 10,0 7.8 4 AM
37 2017911**** 7,0 10,0 10,0 9.0 4 AM
38 2017902**** 8,3 10,0 10,0 9.4 0 AM
39 2017901**** 8,5 10,0 10,0 9.5 4 AM
40 2017902**** 8,0 10,0 10,0 9.3 12 AM
41 2016906**** 2,3 10,0 10,0 7.4 8 AM
42 2017912**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM
43 2017901**** 4,0 10,0 10,0 8.0 12 AM
44 2016905**** 5,0 10,0 10,0 8.3 8 AM
45 2017900**** 9,4 10,0 10,0 9.8 4 AM
46 2016906**** 5,5 10,0 10,0 8.5 4 AM
47 2017902**** 5,7 10,0 10,0 8.6 4 AM
48 2017902**** 9,0 10,0 10,0 9.7 4 AM
49 2017902**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM
50 2017902**** 9,0 10,0 10,0 9.7 4 AM
51 2017902**** 8,5 10,0 10,0 9.5 0 AM
52 2017902**** 9,0 10,0 10,0 9.7 8 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Estudo dos processos psicológicos básicos: pensamento, criatividade, motivação e emoção. Estudo sobre a relação existente entre os processos psicológicos básicos nas relações criança – família. A emergência dos processos psicológicos a partir da determinação social da organização cerebral e os processos psicológicos básicos e seus fundamentos.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: O conteúdo programático será trabalhado através dos seguintes procedimentos:
Aulas expositivas
Leituras e trabalhos em grupo
Debate em sala de aula
Filmes
Estudo dirigido
Mostra Científica
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação será ao longo do curso, observando o interesse e a participação, leituras e questionamentos, pontualidade e frequência. Além disso, teremos três provas, sendo uma oral.
Horário de atendimento: 8-12
Bibliografia: DAVIDOFF, L. L. Introdução à Psicologia. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 2001.
HILGARD, E. R. & ATKINSON, R. C. Introdução à Psicologia. 13ª. Ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2002.
HUFFMAN, K.; VERNOY, M.; VERNOY,J. Psicologia. São Paulo: Atlas, 2003.

Bibliografia adicional:
LATAILLE, Yves et alii. Piaget, Vygotsky, Wallon: Teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.
LURIA, A R. Fundamentos de Neuropsicologia. São Paulo: EPU, 1981
____. Pensamento e linguagem: as últimas conferências de Luria. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.
PENNA, A G. Percepção e Realidade: Introdução ao estudo da atividade perceptiva. Rio de Janeiro: Imago, 1993. VYGOTSKI, L. L. Pensamentos e linguagem. Martins Fontes, 1991.
VYGOTSKY, Leontiev Luria. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Icone, 1988.
OBS: Outras referências poderão ser introduzidas no decorrer da disciplina para complementação do conteúdo e para realização de trabalhos.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
27/02/2018
27/02/2018
Processos Psicológicos
06/03/2018
27/03/2018
Pensamento
03/04/2018
01/05/2018
Linguagem
08/05/2018
08/05/2018
Alterações no pensamento e Linguagem nas Psicopatologias
15/05/2018
15/05/2018
Emoção
22/05/2018
22/05/2018
Motivação
29/05/2018
05/06/2018
Criatividade
12/06/2018
12/06/2018
Mostra Científica: Motivação
19/06/2018
19/06/2018
Encerramento e Exame Final
Avaliações
Data Descrição
08/05/2018 1ª Avaliação
29/05/2018 2ª Avaliação
12/06/2018 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Sem aula de 19/3 a 21/3 18/03/2018
Aula dia 13/03 13/03/2018

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb17.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1163 07/11/2024 22:42