Explorar os fundamentos teóricos e metodológicos da emoção. Explorar fenômenos de aquisição de natureza universal e fenômenos particulares desse processo. Desenvolver o processo psicológico na relação criança e família. Fundamentar os processos psicológicos com bases biopsicossociais, sua estrutura, aquisição e processamento. Perceber os alterações neste processo nas psicopatologias, relacionando o normal e o patológico, ou a saúde e a doença mental. Evolução da Emoção, diferença entre emoção e sentimento, de Damásio, a relação entre emoção e consciência, o sistema límbico e o circuito de Papez e o de MacLean.
Roteiro de Leitura: para ser feito em dupla (entrega em sala de aula dia 05/06/2018, impresso)
Emoção e Sentimento, de Damásio (2000), com o título “O mistério da consciência...”.
1. Discuta a distinção entre “sentir” e “saber que temos um sentimento”. Mostre os estágios de processamento desses fenômenos.
2. “Estudos em meu laboratório mostraram que a emoção integra os processos de raciocínio e decisão” (2000: 62). A partir dessa afirmação de Damásio, mostre dois fatos que mais os instigaram acerca do percurso histórico para o aparecimento dos estudos sobre a emoção em centros de pesquisa e universidades.
3. Mostre a diferença entre emoção e sentimento.
4. Discuta o seguinte questionamento de Damásio (2000: 65), argumentando com base no experimento com David:
“Por que tenho tanta certeza de que o mecanismo biológico subjacente à emoção independe da consciência?”
5. Diferencie as emoções universais das sociais.
6. Descreva o núcleo biológico que fundamenta os fenômenos emocionais, tentando relacionar com a seguinte afirmação de Damásio (2000:78):
“O propósito biológico das emoções é claro, e as emoções não são um luxo dispensável. As emoções são adaptações singulares que integram o mecanismo com o qual os organismos regulam sua sobrevivência. Mesmo sendo, na escala evolutiva, bastante antigas, as emoções são um componente de nível razoavelmente superior dos mecanismos de regulação da vida”.
7. Vocês concordam com a seguinte hipótese de Damásio (2000)? Por quê?
“Neste livro, minha suposição é que, assim como a emoção, a consciência relaciona-se à sobrevivência do indivíduo e que, tal como a emoção, a consciência está alicerçada na representação do corpo” (2000: 58)